Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1671 encontrados | exibindo 766 a 781
52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Evellyne.Novaes 24/09/2022

Atual...como um bom clássico
Apesar da história central, ser o amor romântico e toda a forma trágica que ele pode assumir, para mim o maior valor do livros são as divagações de Goethe sobre a vida e os humanos, de forma tão poética. "...não consigo fazer nada, mas tampouco consigo ficar sem fazer coisa alguma. Quando sentimos falta de nós mesmos, todo o resto nos faz falta".
comentários(0)comente



Manu5 23/09/2022

Muito bom
É importante falar pra quem não conhece o livro que ele gira em torno do tema suicídi0.
Eu amei esse personagem muito perspicaz no que ele fala sobre o homem e o homem enquanto ser humano e não gênero, um personagem tão novo assim como o autor quando escreveu, mas que vê o mundo de uma formo muito madura, profundo.
O sofrimento desse personagem é quase palpável, realmente isso explica o tanto de suicídi0 que teve pelos jovens que liam este livro, não é pra qualquer pessoa até pelo tema, mais é uma ótima mensagem pra mostrar o quanto a paixão pode e na maioria das vezes faz mal, nas coisas pequenas e nas grandes também, não é atoa que a mente de um apaixonado é a mesma coisa de um viciado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



borocochxo 20/09/2022

Decepção
Você fica esperando chegar lá e não chega... uma história sem rumo com sofrimento desproporcional do protagonista. Não consegui ter empatia na maior parte do tempo. Enfim... surpreendentemente, foi a pior leitura do ano até agora.
comentários(0)comente



Marina 19/09/2022

Os Sofrimentos do Jovem Werther é umdos principais representantes do movimento "Sturm und Drang" (Tempestade e Ímpeto), um precursor do romantismo alemão.
Ou... o menino Werther é emocionado demais hahahahaha
comentários(0)comente



Lilian 16/09/2022

O sofrimento do jovem Werther
A história traz o sofrimento de Werther, que se apaixona por uma jovem comprometida e narra, a partir das cartas ao seu amigo, todos os encontros e desencontros desse amor platônico.
comentários(0)comente



Paulinha 16/09/2022

Não me envolveu
Definitivamente não é meu tipo de leitura ...
Não me envolveu
Achei tudo muito exagerado e sem propósito
comentários(0)comente



Ju 13/09/2022

Bem melodramático, e eu sou uma canceriana nata
Talvez eu devesse ter lido esse livro em outro período, se estivesse tão triste e desiludida quanto Werther pode ser que me compadecesse mais com seu sofrimento inesgotável, mas no momento que estou hoje na minha vida, por mais que esteja vivendo incertezas amorosas, o foco nos estudos/trabalho não me permitiu viver toda a angustiada dor do personagem em toda sua potência.
A mim, Werther acabou aparecendo como uma pessoa extremamente melodramática, e quem vos fala é uma pessoa empática, constantemente chamada de "trouxa" e "exagerada" pelos mais próximos de mim, e ainda assim houve momentos que eu só conseguia pensar "macho deixa disso pelo amor de deus"...... Obviamente que Werther também sofria de problemas psicológicos, a melancolia e sua admiração pela morte surge em pequenos momentos de suas cartas ao amigo já desde as primeiras epístolas, não surpreende o Efeito de Contágio advindo deste livro pós seu lançamento em 1774, imagina a multidão de jovens na mesma situação se identificando com essas visões românticas e heroicas do suicídio pintada pelo protagonista.....
Ainda assim, este livro é um clássico, um dos responsáveis por arrancar Goethe do anonimato e lançá-lo ao sucesso, inclusive pós esta leitura Fausto entrou na minha lista de must read.
A leitura é rápida e interessante, apenas recomendo que você esteja bem consigo mesmo antes de ler o infortúnio e o trágico desfecho de Werther, sob risco de se sentir tão mal a ponto de querer imitá-lo, para mim também teve o efeito interessante de ler o livro após saber que foi inspiração para uma música (Rebordosa) sofrida que marcou um grande relacionamento, e ver as nuances e pontos de contato entre a canção e a história foi interessantíssimo.
5/5
comentários(0)comente



Erica.Barone 12/09/2022

Pensei que o livro fosse mais desafiador, considerando a época em que foi escrito, mas a leitura é fluida e de fácil compreensão. Todavia, não consegui me envolver com o drama sofrido por Werther. Não tive empatia com o personagem, achei tudo tão exagerado, tão despropositado.
comentários(0)comente



Gabriel Farias Martins 12/09/2022

Sofri junto
Werther é tão intenso, nos faz sentir um pouco medíocre em nossas vidas, movidas por relações sociais tão banais..
Werther se revolta com algumas construções sociais, e se entrega por completo aos seus sentimentos.
Apesar de todo sofrimento, ele leva isso até o fim
comentários(0)comente



@fannykytabooks 11/09/2022

Não me prendeu
Definitivamente, esse não é meu tipo de leitura, mas não significa que foi uma experiência ruim. No começo, eu realmente estava com raiva do protagonista, mas no final eu senti pena e fiquei bastante reflexiva, e acho que essa é a intenção de Goethe, fazer com que a gente sinta diversos sentimentos a medida que vamos conhecendo Werther através das suas cartas. Goethe é muito poético, e como já disseram aqui, o livro tem uma estética de romance/terror gótico, e confesso ter marcado diversas passagens do livro com post-it. Levei mais de um mês pra ler e não pretendo reler tão cedo, mas futuramente, quem sabe, eu leia e aí minha opinião com certeza será outra. Lendo outras resenhas aqui, descobri que existe uma história real bem polêmica por conta desse livro (link abaixo de um artigo explicando a polêmica). Mas atenção: o artigo está cheio de spoilers, e acho válido ressaltar, por via das dúvidas, que o livro tem gatilhos fortíssimos de su1cíd1o (praticamente o livro todo esse assunto é abordado).

site: https://homoliteratus.com/maldicao-goethiana-jovem-werther-suicidio-na-literatura/?cn-reloaded=1
comentários(0)comente



LostMandih 11/09/2022

Que livro, meus amigos.
A maneira como os sentimentos dos personagens são descritos é tão bonita e crua, os exageros de Werther e a racionalidade de Albert. São personagens únicos, cada um com suas experiências e opiniões, o que muitas vezes acaba faltando em muitos livros, até mesmo os clássicos.
Werther nunca foi o mais feliz dos homens, e a cada página, cada carta é possível ver a deterioração de sua saúde mental. Ao final do livro, os últimos relatos dele são praticamente delírios. A figura de Lotte representa pra ele não só uma mulher que ele gosta, mas a sua razão para viver. Werther colocou suas esperanças e sonhos em alguém que não tinha como lhe oferecer o mesmo de volta.
A relação entre os dois me deixa meio confusa e a maneira como ela age perto dele, sem o deixar tomar iniciativas, mas também nunca o afastando. Mas acredito que, apesar de querer que as ações dela fossem diferentes, todas elas foram extremamente humanas e bem colocadas. Lotte nunca quis ferir Werther e foi esse desejo que o destruiu.
ENFIM, nem sei direito o que estou falando, ainda não estou 100% recuperada. Quando li o livro em 2020 jurei nunca mais lê-lo. Li de novo, 0 arrependimentos. Mas nunca mais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
@fannykytabooks 11/09/2022minha estante
Que resenha ??




1671 encontrados | exibindo 766 a 781
52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR