Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1671 encontrados | exibindo 646 a 661
44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |


kelly.brekker 14/01/2023

"e assim, tomado pelo medo, sigo cambaleando por aí."
"Afinal, o que será o destino do ser humano, senão suportar sua própria medida de sofrimento, beber desse cálice até a última gota?"

um dos livros mais melancólicos que já li, a escrita é incrível e a história muito triste.
comentários(0)comente



labittt 13/01/2023

minha cabeça explodiu
okay, okay, okay
esse plot, tipo mdsss
por ser um livro mais clássico (e velho), a leitura é um pouco menos dinâmica pela linguagem, mas vale muito a pena
O PLOT
comentários(0)comente



Aya 13/01/2023

Os sofrimentos do jovem Werther
É um livro muito mais descritivo que narrativo, descreve os sentimentos de Werther do início ao fim, e nos mostra por meio das cartas sua ascensão e sua ruína. Tem diversas reflexões marcantes, de forma que pude me prender na história e na bela e melancólica forma que é construída.
comentários(0)comente



Alessandra.Lemos 13/01/2023

Clássico dos bons!!!
Se você tem medo porque é um livro do séc XVIII, não tenha. Várias vezes me vi identificada pelas carta do Werther.
Muito, muito, muito emotivo. Te prende do início ao fim. Você começa a se apegar pelo Werther e por muitas vezes quer responder as cartas dele, ou dar um abraço!! Faltavam abraços na Alemanha do século XVIII!!!!
Recomendo muito essa edição da Antofágica. Eles arrasaram na diagramação, nas imagens, nos textos de roda pé... Mas o que me pegou foram os textos do posfácio. Que seleção fantástica, que textos maravilhoso!!
Leiam, releiam, leiam novamente. Goethe era um gênio de fato!!!!!
comentários(0)comente



veronicarolinaa 12/01/2023

A escrita do autor é muito linda!!
Werther era uma pessoa alegre até se apaixonar por alguém indisponível e perder o sentido da vida. Pode parecer um problema bobo para algumas pessoas e acho que por isso o autor usou esse exemplo para explicar que cada pessoa consegue sentir e suportar níveis diferentes de sofrimento.
comentários(0)comente



mulherdowarner 12/01/2023

4,5 pq o livro é perfeit.., só tirei meio ponto pq o Wherter é o típico adolescente problemático que acha que tudo de ruim só acontece com ele, o primeiro emo da história kkkk sério, esse livro é do movimento romântico mas dá pra coloca-lo na comédia tmb, eu coloquei kkkkk
comentários(0)comente



Bárbara 10/01/2023

Linguagem rebuscada mas a história é interessante
Particularmente não é o tipo de livro que gosto, bem voltado para o lado do amor romântico. Mas mesmo assim achei o enredo bem construído, pra não dar spoiler só posso dizer, terapia faz falta!
comentários(0)comente



Beatriz Machado 10/01/2023

Mais um clássico
1/2023 // Meu primeiro lido do ano foi este, Os Sofrimentos do Jovem Werther, de Goethe.

A obra é um romance epistolar [descobri que amo esse formato de leitura] onde o protagonista que se chama Werther envia cartas ao seu amigo Guilherme que tratam-se de frustrações por um amor não correspondido de Werther por Carlota, uma jovem comprometida, gerando assim um fim trágico.

Todo o clássico é um grande monólogo: nós não temos a resposta de ninguém que recebeu as cartas, principalmente de Guilherme. Porém, temos uma substituição da narrativa ~me controlando para não soltar spoiler~ e aqui eu vejo que há um certo furo no clássico.

Os Sofrimentos do Jovem Werther surgiu em uma era do chamado movimento “Sturm un Drang”. Tal movimento surgiu em contraposição aos movimentos iluministas e racionalistas que estavam borbulhando no continente Europeu, igualmente no país em que Goethe nasceu: Alemanha.

Os autores stürmers [nome dos adeptos ao movimento] tinham uma poesia mística, selvagem, espontânea, de modo que a emoção está acima da razão, o que é uma descrição perfeita da obra de Goethe: a emoção está tão acima da razão de Werther que há um fim trágico.

Eu classifiquei o livro como bom, porém, como falei, há certos furos que eu não sei se contam como spoiler. MAS, para evitar surtos, fica aqui minha indicação para leitura e busquem os furos por mim :)

site: https://www.instagram.com/readstriz/
comentários(0)comente



Gabriel.Pinage 09/01/2023

Werther e a juventude
Antes de mais nada, confesso que durante todo o livro me encantei com a escrita do autor. Johann Wolfgang Goethe possui, certamente, uma habilidade poética tão linda ao escrever, que é impossível não se apaixonar pela história.
A história nos é narrada através das cartas de Werther ao seu amigo Wilhelm (Guilherme). Apesar de ser uma epistolar, temos o tempo todo apenas a visão de Werther que, por ser como é, certas vezes apresenta algumas confusões em relação aos personagens. De qualquer forma, a leitura é fluida e bela, além de ser, de certa maneira, atemporal.


Agora, sobre a história em si. Werther é um todo poderoso sentimental. Ou seja, é cheio um fogoso desejo de vida. Suas paixões todas devem ser devoradas, possuídas, realizadas, e tudo aquilo que difere dessas formas, lhe causam uma dor, um horror uma profunda depressão e desespero.

Assim, na obra, Charlote (ou Carlota) é a grande vítima da paixão de Werther, que confessa a todo momento a dor em não possuí-la. Além disso, detesta todos os membros da sociedade que não são apaixonados em seu ver, mas homens dedicados apenas ao banal. Por isso, a história se passa quase toda em torno desse núcleo em que se constitui a tempestade de de sentimentos de Werther.

Claro que, ao meu ver, hoje em dia essa obra nem de perto torna-se nociva ao leitor, como era antigamente. Creio que por ser novidade, o assunto causou um certo choque na sociedade da época de Goethe, mas agora já não mais possui tal efeito. Apesar disso, de forma alguma é uma temática simples e nem de longe é tratada com alguma espetacularização, pelo contrário, a linguagem poética de Goethe reafirma a melancolia da obra e deixa claro a todo o momento o peso que ?Os sofrimentos do Jovem Werther? teve e ainda tem na história da literatura alemã.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vivian 09/01/2023

Mano?
Que livro bizarro da porr@?. Insuportável.
É uma leitura sofrida, LENTA? quase uma tortura. Não poderia colocar em palavras o quanto eu sofri lendo este livro.
comentários(0)comente



aalmadarosa 09/01/2023

Os sofrimentos do jovem Wether
Hoje nós temos uma pluralidade de histórias, filosofia e tudo mais... então... eu até que entendo quando alguém diz que a leitura deste livrou não agradou tanto....

Mas quando você se coloca no contexto e época onde este livro está inserido.... É fenomenal ! Dá para compreender perfeitamente o impacto dessa obra naquele momento! Estupendo !

Agora vou ter que ler O Faustinho sua obra prima (Goethe)?? kkkk
comentários(0)comente



Minomono 08/01/2023

De início adorei o livro, a escrita linda, a ambientação também (o poço, as montanhas, a vila) que dá um ar na história que me lembrou um pouco da série "Anne com 'E'"! Mas no decorrer do livro, achei que os diálogos e as cartas de Wether foram ficando irreais, fantasiosas demais e maçantes, o que acabou enjoando... O fim me surpreendeu, o que me fez adicionar mais duas estrelas!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1671 encontrados | exibindo 646 a 661
44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |