spoiler visualizarPâmela 26/04/2022
Os Sofrimentos do Jovem Werther. - Johann Wolfgang von Goethe.
Goethe vivia em Wetzlar na época em que escreveu o romance. O livro é contado em formas de cartas, assim sendo, é um romance epistolar. Começa no dia 4 de maio, de 1771. Tem profunda ligação com a natureza, e com os pequenos seres que a habitam. Isso é uma característica do movimento “Sturm Und Drang” (Tempestade E Ímpeto). As cartas são escritas para o amigo Guilherme e para Carlota, por quem Werther está apaixonado. Ele encontra muito paz junto a natureza lendo seu Homero. Werther comenta sobre o amor de um jovem que ele conheceu, o amor deste por uma mulher mais velha, e como o jovem a vê de maneira perfeita, apesar desta não possuir mais os atrativos da juventude. É amor!
Numa festa, numa dança, Werther conhece a prima de Carlota, depois eles vão à casa de Carlota, mas a prima dela o alerta para ele não se apaixonar, pois Carlota já estava comprometida. Contudo, ele acha Carlota uma graça. Eles vão a uma festa, e Carlota dançou belamente. Como Goethe escreveu: “Punha na dança todo seu coração, toda sua alma”. Entre danças, o nome de Alberto é mencionado. Carlota diz que Alberto é o homem com o qual ela está comprometida. E apesar de Werther já saber dessa história, ele não quer verdadeiramente acreditar. Ele, às vezes, recorre às palavras de Jesus Cristo. Quando em alguma reunião, falam de Carta a Werther e perguntam se ele a agrada, ele se derrete. Não consegue evitar. Também acha um bom gesto de seu amigo Alberto não beijar Carlota na frente dele, de Werther, para não atiçar ciúmes. Mas Alberto deve deixar de fazer isso apenas por timidez.
Dia 28 de Agosto é celebrado o aniversário de Werther, ele ganha de Alberto um laço vermelho pálido que Carlota usava, e uma edição de bolso de Homero, que ele muito queria, para não precisar andar por aí com a versão grande e pesada. No dia 30 de Agosto, ele acha que a situação de amor dele é tão ruim que não nenhum fim par ela, exceto à morte. Alberto não contou a Werther sobre a data do casamento dele, pois Werther estava determinado a arrancar o retrato dela da parede dele, mas depois que a reunião ocorreu sem ele saber, Werther decidiu manter o retrato lá.
Werther pede demissão da Corte. E como gratificação recebe 25 Ducados. Ele parte para a terra dele no dia 5 de Maio. Ao voltar para casa, lembra-se com gozo como se divertia quando criança naquelas “Cadeia de Montanhas” como imaginava mil coisas naquele lugar. Ele compara as diferenças daquele lugar nos tempos de criança, para o tempo atual, isto é, 1771. Parece a Werther que ele poderia amar Carlota mais “elevadamente” que Alberto, ou de que qualquer outro. É claro, um amor platônico.
No dia 12 de Setembro, ele encontra Alberto & Carlota. Ficou muito feliz por dividir a atenção de um canário com ela. Ficou feliz pelo canário ter bicado tanto ele quanto ela. Por dividirem algo em comum. Uma amiga de Carlota a visita, uma amiga que possui olhos encovados, Werther nota que ela está doente. Werther se consome pela tristeza do amor não correspondido. Werther conheceu um rapaz chamado Henrique cuja felicidade estava em lembrar-se do tempo em que estava internado num Hospício. Werther achava que aquelas lembranças eram como um peixe na água. Ele revê Carlota, agora já casada e com a aliança, e não conseguiu controlar-se, começa a chorar.
Num ponto do livro, há uma nota do Editor ao Leitor, onde tenta-se juntar cronologicamente os Bilhetes & Cartas de Werther. Por 8 dias ele sofreu. Não acha nenhuma graça na vida. Tomou a resolução de se matar. E dará cabo disso. Para Carlota, Werther era apenas um “Infeliz Amigo”. Werther decide nunca mais vê-la, e esta rebate, pedindo que ele mude de ideia, que tire da cabeça alguém que só pode ser amiga dele. Werther escreve uma carta para Carlota que ele só lerá após a morte dele. Onde ele repete o dito: Que está resoluto em se matar. Ocorre uma grande digressão nas notas do Editor.
Em um dos últimos episódios, Werther beija Carlota, e essa o afasta. Ele pegou as pistolas emprestadas com Alberto, marido de Carlota. E quando o empregado dele as entregou a ele, ao saber que as pistolas haviam sido tocadas por Carlota, ele “As beijou mil vezes”. Para ele, era como receber a morte da própria Carlota.
De noite, um vizinho ouviu um tiro, e na manhã seguinte o criado de Werther traz a notícia de que o patrão se suicidou. Carlota desmaia. A cidade para. Havia um exemplar de Emilia Galotti perto da escrivaninha. O Fim.
site: https://dointimeresenhasliterarias.blogspot.com/2022/04/75-os-sofrimentos-do-jovem-werther.html