Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther Goethe




Resenhas - Os Sofrimentos do Jovem Werther


1668 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Carolina.Gomes 19/11/2024

Uma alma atormentada
Adiei essa leitura por muito tempo imaginando que ficaria abalada pelo tema sensível por ela abordado.

Porém, durante a leitura de Dr Fausto, o romance foi mencionado, e calhou de estar disponível, no kindle unlimited, a edição da Antofágica.

O romance foi publicado em 1774 e é das obras mais emblemáticas do movimento romântico. Goethe não só lançou um novo estilo narrativo, focado na expressão dos sentimentos, como também inaugurou um arquétipo literário de intensa sensibilidade, que impactou profundamente os leitores de sua época. E, posso assegurar que até hoje impacta profundamente.

Werther é um jovem de natureza sensível e profundamente afetuosa, que vive seus sentimentos de maneira exagerada e absorvente. A vida das pessoas que o cercam, todas as coisas lhe afetam intensamente.

Em uma série de cartas para o amigo Wilhelm, ele relata seu amor avassalador por Charlotte, uma mulher comprometida. Incapaz de racionalizar seus sentimentos, Werther mergulha numa paixão idealizada, que é ao mesmo tempo bela e dolorosa. Essa entrega desmedida aos próprios sentimentos e a falta de controle sobre suas emoções definem o personagem e refletem o espírito romântico que Goethe traz com tanta autenticidade.

A beleza da narrativa de Goethe está na habilidade com que ele transcreve essa sensibilidade intensa, quase ao ponto da afetação. A linguagem é poética, rica em imagens e simbolismos, que dão vida ao cenário e ao estado de espírito do protagonista. Por meio da escrita epistolar, Goethe permite que o leitor entre na mente de Werther, tornando-se íntimo de suas paixões, dores e do conflito interno entre desejo e impossibilidade. A intensidade das emoções é transmitida de maneira tão vívida que leitores da época sentiram que a obra falava diretamente aos seus corações, levando a uma repercussão social sem precedentes.

O romance é um estudo profundo da condição humana, dos limites do amor e do papel da sociedade na repressão de sentimentos individuais.

A beleza da narrativa me encantou. Fiquei muito envolvida e me emocionei várias vezes. Destaquei alguns trechos ao longo da leitura que me tocaram profundamente.

Recomendo muito esse classicão.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mendonca_mai 14/11/2024

Um Clássico da Literatura Alemã
Decidi ler este livro devido à controvérsia que o envolve. O "Efeito Werther" descreve o fenômeno em que relatos de suicídios acabam desencadeando uma série de casos semelhantes, conceito cunhado pelo sociólogo David Phillips em 1974. Esse efeito tem uma de suas raízes na recepção deste romance, que foi associado a uma onda de suicídios após sua publicação. A resposta foi tão intensa que o livro acabou sendo proibido em diversos países, acusado de incitar ao suicídio e de desafiar os valores da época — especialmente pelo fato de Werther se apaixonar por uma mulher casada. Embora nunca tenha sido comprovada uma ligação direta entre o romance e esses trágicos episódios, sua história e a reação ao redor dela refletem a sensibilidade e o impacto que certas obras podem ter na vida dos leitores.

Os Sofrimentos do Jovem Werther é estruturado como uma série de cartas, um formato que amplifica a intensidade emocional da obra e nos coloca diretamente na mente do protagonista. Ao invés de uma narração linear, temos um fluxo de pensamentos e sentimentos de Werther que se desenrolam de maneira íntima e quase confessional. Esse formato epistolar cria uma experiência de leitura visceral, como se fôssemos cúmplices de sua dor, mas, ao mesmo tempo, nos distanciando da tragédia iminente, como observadores impotentes.

Essa leitura foi uma surpresa. Eu realmente não esperava gostar tanto, mas acabou sendo uma experiência profundamente comovente. A obra me trouxe sensações conflitantes: ao mesmo tempo em que me cativava, também me deixava desconfortável, como se eu estivesse invadindo algo muito íntimo e pessoal. Se eu tivesse que resumir este livro em uma única palavra, sem dúvida escolheria "intimista". Essa proximidade com a dor e os sentimentos do protagonista é o que torna a obra imersiva, uma experiência que não apenas toca, mas realmente perturba, chegando a ser angustiante em certos momentos.

Eu realmente aprecio os livros da Antofágica, especialmente pelas ilustrações que acrescentam uma camada única à leitura. Mas, para mim, o grande diferencial são os posfácios, que são uma excelente ferramenta para quem está começando a ler clássicos. Eles fazem um trabalho impecável de contextualização, proporcionando uma compreensão mais rica e profunda da obra e do momento histórico em que foi escrita. É uma leitura que recomendo, mas vale ressaltar que contém gatilhos.
comentários(0)comente



Laísa 12/11/2024

"Ser incompreendido é o destino de cada um de nós!"
A paixão é algo incontrolável, esse livro me deixou com essa afirmação. Werther não conseguiu manter para si tudo aquilo que sentia, transbordou seus sentimentos. Eu gostei muito dessa leitura, vou ficar relembrando por um bom tempo. Lindo, sentimental e trágico.
comentários(0)comente



Armele 12/11/2024

Como sofre?
O Werther é um romântico incurável e ele sofre por sentir demais. Foi meu primeiro contato com a escrita do Goethe, o livro é um clássico do romantismo. Foi uma boa leitura mas não faz meu gênero.
comentários(0)comente



julia5908 12/11/2024

"[...] amar é humano, mas é preciso aprender a amar humanamente!"

"ai daqueles que se valem do poder que têm sobre o coração do outro, apenas para lhe roubarem as alegrias mais simples, que dele nascem tão naturalmente."

dizer que esse livro merece ser um dos maiores da literatura mundial é desnecessário. porque isso é óbvio!

particularmente sou grande fã dessa fase da literatura. o romantismo sempre trouxe um intensidade muito particular pra mim. mas nessa livro todas as expectativas foram superadas. werther sofre pelo excesso que sente e se incomoda pela comodidade dos outros a sua volta em relacao a vida. isso sem contar a intensidade com que sente suas emoções.

não acho que resenha alguma possa transmitir 10% do que o livro é. com toda certeza se tornou top 5 na minha lista de favoritos
comentários(0)comente



Julia9145 11/11/2024

Tadinho
Ele é um belo de um poeta intelectual super interessante e mega coitado pq nao é correspondido pela mulher la, e a narrativa gira em torno disso rss (Amei o livro mas as vezes ele fala umas coisas que me irritam, então 4 estrelas é mais que suficiente)
comentários(0)comente



Jpmalcher 08/11/2024

"Quando sentimos falta de nós mesmos, todo o resto nos faz falta"

"O mundo é o mesmo em toda parte: depois do
esforço e do trabalho, vêm a recompensa e a alegria; mas de que me vale isso? Só me sinto bem onde eu também te encontro, e meus sofrimentos e prazeres,
só quero vivê-los diante de ti"

"Ah, o ser humano é tão efêmero, que mesmo no lugar em que ele se assegura de sua própria existência,
lugar, em que ele produz a única impressão verdadeira de sua presença, mesmo nesse
impressão verdadeira de sua presença, até mesmo
desse lugar, que é o da memória e da alma de seus
entes queridos, ele também acaba sendo apagado,
acaba sumindo, e tão rapidamente"
comentários(0)comente



Kris31 06/11/2024

Um clássico alemão
Esse livro é um romance epistolar, gênero muito popular no século XVIII, que deu início ao romantismo alemã, já tinha lido outros livros nesse estilo, eu particularmente gosto bastante, até então só tive experiências boas com os clássicos epistolares. Li esse porque sempre vejo referências a ele em vários obras , principalmente clássicos, Mary Shelley fez uma citação direta em seu livro mais famoso. Lucy Maud Montgomery também fez citações à Werther.

É inegável que esse livro foi um sucesso entre os seus contemporâneos até hoje é considerado um dos melhores livros alemães, o sucesso do livro de Goethe foi tão grande, especialmente entre os jovens, que gerou uma influência na moda, os homens se vestiam como Werther e imitavam suas falas até que essa influência originou o Efeito Werther, que foi uma onda de suicídios cometidos por pessoas que se desiludiram amorosamente, claro que isso gerou muita polêmica e críticas ao autor.

Esse livro é muito focado no sentimentalismo, quando estava lendo imaginei que Werther tivesse na casa dos vinte, de fato ignorei a palavra do título, depois que pesquisei um pouco descobrir que o jovem Werther tem aproximadamente 16 a 18 anos, isso fez muito sentido pra mim pois justifica muito as atitudes e pensamentos que ele tem ao longo do livro.

Gostei bem mais dessa leitura do que achei que fosse gostar, apesar de não ser fã de sentimentalismo exagerando e ações teatrais que estão sempre presentes no decorrer do livro. Realmente é muito boa essa leitura apesar do final trágico. Esta leitura me fez lembrar de Quincas Borbas e Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, algumas pequenas semelhanças, especialmente sobre amor unilateral.
comentários(0)comente



Jenifer Tertuliano 30/10/2024

Werther, o emocionado
Confesso que no início ler toda a intensidade que o Werther sentia sobre tudo o tempo todo me deixou irritada, mas conforme a leitura avançada fui percebendo a delicadeza e a emoção, não fica claro no livro a idade dele mas acredito que seja bem jovem, por volta dos 16/17 anos e que toda essa intensidade na verdade diz muito sobre estar "vivendo pela primeira vez". O amor dele por Lotte, é comparado a uma obsessão, num certo momento a própria Lotte o questiona "Werther, será que esse sentimento não se dá ao fato de que não pode me ter?", então acredito que não era amor o que ele sentia, e sim uma imensa obsessão até com certa paixão, e ele não sabia lidar com isso, por ser muito jovem, por não ter vivido nenhum amor antes, sem carga emocional suficiente para lidar com tal sentimento, e isso o levou ao limite. Saber que não seria correspondido, saber que estava prejudicando o casamento da moça com sua presença, saber o que o marido dela, Albert, era uma ótima pessoa, tudo isso levou o pobre Werther ao limite, e como ele mesmo disse em uma conversa com Albert, "acredito que todos temos nossos limites, sobre tudo, e as vezes quando alcançamos esse estado de limitação simplesmente não podemos mais avançar, logo não viver é a opção mais sensata." E assim ele fez.
comentários(0)comente



xav 30/10/2024

?É pela derradeira vez que corro atrás de ti, Carlota? (Disse ele depois de insistir 30 mil vezes)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Igor.Ewen 29/10/2024

Eu seria amigo do Werther.

O livro traz muitas e muitas reflexões com as quais eu concordo bastante. Não é à toa que Goethe é tão consagrado em tantas áreas; o cara sabia muito bem o que estava fazendo. Não encontro defeitos no livro, exceto o fato de o Werther ser tão dramático. Cara, pega leve, O que faltava na vida dele era mano que levasse ele para roles com pizza e/ou álcool e tambem uma terapia. De resto, é um livro excelente.
comentários(0)comente



daniela742 29/10/2024

Socorro
?Ah o que eu sei, toda a gente pode saber! Mas o meu coração só a mim pertence??
(pg. 114)

pensei q fosse desistir? é interessante ver como os sentimentos humanos são atemporais, mas é exaustivo ver um homem sofrendo por amor, pelo menos pra minha mente formulada no séc xxi kk

a forma como os loucos, depressivos e s******* são explicados mostra o existencialismo por trás da tristeza, Werther narra não só seus pensamentos delirantes de amor mas também os que consegue compreender intimamente a dor do próximo. por ser uma narrativa burguesa também fica nítido a superficialidade social, mesmo que não apareça de forma crítica mas sim exaltada inclusive, toda a luxúria e ética moral são bem vistas pelo narrador, mesmo que seja um personagem com sentimentos tão profundos.
comentários(0)comente



Bruna.Toledo 26/10/2024

O romantismo me cansa às vezes
Fiz uma releitura desse clássico do romantismo porque senti que era hora de tentar extrair algum sentido ou, quem sabe, uma beleza que não consegui na minha primeira leitura (no Ensino Medio). O sentido veio, a beleza não rs.

Mas vida que segue. Nem todo clássico nos toca profundamente.
comentários(0)comente



1668 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR