spoiler visualizarCaique91 11/10/2024
Declaração máxima de amor ou vingança?
Leia como um romântico e terá uma experiência.
Seja mais crítico e realista e terá outra.
Seria Werther um amante com tamanho amor que preferiu morrer apegado a ideia de que Carlota era sua ou um perseguidor obcecado pela mulher prometida/casada com outro?
No romance a sempre algum nível de ruptura com a realidade. Werther deixou de ver todo o resto para ver não Carlota, mas seus sentimentos por ela. E, para mim, existe diferença.
Aproximando-se do final, o autor transparece até um nível de raiva por parte do amante para com sua amada e isto é, dentre tudo que é escrito, um dos momentos mais subjetivos do personagem. Tinha que ser assim, afinal, no seu mundo, Carlota o pertencia, ele era o melhor para ela, o que a faria mais amada e, por tanto, o único digno de tê-la. Ainda assim, não foi escolhido.
O suicídio não é o ato final de Werther, os sentimentos que sua morte causaria em Carlota por toda a sua vida foram suas últimas e honestas ações.
Interessante o personagem demorar tanto tempo para morrer, tempo esse que inclusive permitiu que todos que quiseram visse seu estado final.
Não me refiro ao suicídio, mas o desenrolar da história. Perto do final, o livro perde fôlego.
Declaração máxima de amor ou vingança?