elainegomes 29/01/2023
Os sofrimentos do jovem Werher - Goethe.
Trata-se de um romance epistolar com a reunião de cartas escritas pelo jovem Werther, onde relata suas impressões da vila e sua vizinha, seu apreço pela arte e natureza.
Até que uma paixão proibida e avassaladora lhe rouba a própria vida, e então passamos a conhecer todo o sofrimento deste sensível jovem, através de cartas endereçadas ao amigo Wilhelm.
Oscilando entre momentos de extrema felicidade ensolarada e outros de terríveis sentimentos tempestuosos, durante todo o livro é evidente que o humor de Werther acompanha as condições climáticas em sua vila. Jovem de sensibilidade exarcebada, não consegue mais encontrar sentido algum a sua vida, compreende não poder ter sua paixão (usei ter intencionalmente pois a paixão de Werther é completamente possessiva) bem como reconhece ser impossível não possuí-la. É uma doença, que corrompe a alma, esvazia o sopro de vida.
?Não se trata de saber se alguém é fraco ou forte, mas sim, se ele é capaz de suportar seu sofrimento?
Considerar este jovem, fraco, dramático, mimado e egoista, seria um modo muito simples de não apreciar a real importância do livro, um alerta sobre depressão, um alerta sobre os sinais de socorro.
Werther não escutava, apenas falava sobre si, gritava por socorro, não soube lidar com seus desejos, frustrações. Mas será que alguém ouviu seu pedido de socorro? Não saberemos, o livro é narrado em primeira pessoa, temos apenas o ponto de vista do jovem Werther, apenas seu desespero é narrado, mas posso imaginar o sofrimento da doce e idealizada Lotte.
?Que morra de tristeza quem menospreza o coração oprimido que, para se livrar do peso em sua consciência e aliviar a dor em sua alma, parte??
Werther reconhece que ele simplesmente não consegue ser justo, não vê outra saída para arrancar tanto sofrimento já enraizado no peito, ?um pai não haveria de se zangar com seu filho que retorna da viagem sem avisar?
Super recomendo!