The Dark 30/12/2023
As impressões sobre "Os Lusíadas"
Os Lusíadas é uma história ficional, em tom épico, que mescla a mitologia romana, a religião cristã e a fantasia literária, para criar um enredo, cujo o objetivo é, engrandecer o povo e a pátria lusitana.
A obra retrata a aventura marítima de Vasco da Gama, por ordens do rei D. Manuel, para que seja trassafo uma rota marítima entre o país menor da península ibérica, até o grande país comercia da Índia.
A obra trás algo interessante, ao mesclar a crença religiosa cristã, com a mitologia romana. E, se torna mais interessante ainda, quando deixa os elementos cristãos como algo de segundo plano (mesmo sendo o ponto principal de toda a história). Dessa forma, o autor permite que a crença dele fique com seu ar de importância e imponência, perante os olhos do leitor, enquanto que, a mitologia romana, mesmo recebendo maiores destaques, passe a ser algo inferior, e que se submete ao anterior.
O livro é muito bem escrito, e, diversas vezes, percebe-se, claramente, os momentos de inspiração do autor...
Pois bem. É complicado dar pontos negativos para uma obra como essa, pois, se tratando de um clássico, é quase como uma blasfêmia, porém, irei citar alguns pontos que achei interessantes.
Primeiro, como eu disse, durante a leitura, é fácil identificar os momentos de inspiração do autor, mas, eles são poucos, já que na maioria das vezes, o autor corre com a narrativa (parecendo querer chegar ao ponto principal da história, sem contar o trajeto até lá... Não há emoção nas aventuras, não há um sentimento de perigo, mesmo quando há perigo...
Segundamente, o autor claramente não soube encerrar o livro... Ele teve um ótimo momento de inspiração no final do livro (quando uma certa ilha paradisíaca surge) mas, próximo ao final, ele correu tanto, que um momento, que traria grande impacto, pareceu como se ele estivesse narrando o personagem comprando manteiga. E, mais ainda, quando o encerramento, poderia trazer com detalhes o sucesso dos heróis que tanto acompanhamos, ele só deixa as coisas o mais simples possível.
Outra coisa, é o fato de que, o grande perigo da história, o grande vilão de tudo, que se esforçou tanto para impedir o sucesso da missão, desiste qua do a missão nem completada foi... Não só isso, como o mesmo desaparece em um ponto onde ele podia agir de forma mais feroz...
Em fim, é um excelente livro, uma leitura muito interessante e, como um clássico, trás aquilo que deveria trazer (um sentimento de revivier a história e se sentir presente la) mas, acredito que a falta de detalhes em certas partes, tornaram a leitura um pouco desinteressante.