O Alienista

O Alienista Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - O Alienista


4269 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Lais.Souza 13/10/2024

Assim como existe os filósofos literários, há os psicólogos/psiquiatras literários e machado era um desses com sua incrível capacidade de expor e desenvolver temas relacionados à mente.
comentários(0)comente



Maria 13/10/2024

Eu não sou muito fã de clássicos, mas a escola pediu para ler então eu li. Seguinte, eu achei a linguagem um pouco complicada para mim, provavelmente pela minha idade e a época de lançamento do livro, o que de certa forma dificultou a minha leitura. Sendo bem sincera, na visão de uma pessoa que não costuma ler clássicos e talvez não saiba muito apreciar esse tipo de leitura, o livro até que é bom e tem reflexões e um Plot legal, mas eu sinceramente não consegui achar algo incrível e não tenho muita vontade de ler de novo. Reiterando, não tenho o costume de ler clássicos e essa foi só a minha experiência.
comentários(0)comente



Thaianne 13/10/2024

Como balizar a loucura?
De antemão, já achei legal ler esse livro em sequência do "Estranhos a nós mesmos", uma vez que continuamos a falar de doenças mentais. Essa crônica de Machado de Assis é interessantíssima, uma vez que mostra como a doença mental, em algum nível, afeta todas as pessoas. É engraçado perceber como o Dr. Bacamarte evolui seu diagnóstico e diz "A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente". O que torna alguém um louco? O que pode ser considerado os limites da razão? A Casa Verde é chamada de "Bastilha da Razão Humana". Como balizar uma doença mental? Qual é o ponto em que pode-se considerar que o comportamento de alguém é exacerbado e carece de atenção psiquiátrica? Qual é o ponto do desequilíbrio que carece de intervenção? Gostei muito das reviravoltas, mas achei o final previsível. Machado de Assis realmente é incrível!
comentários(0)comente



lusandra 12/10/2024

A linguagem do livro foi o meu maior desafio. Não que seja extremamente difícil, mas fez várias referências a coisas que não entendi, e pra entender o contexto, precisei ler sobre cada uma.
Além disso, até pegar o fio da meada, demorei a entender qual era o objetivo dos acontecimentos do livro, e precisei de várias páginas para entender onde Machado queria chegar com seu romance.
No mais, é uma bela crítica social. E a pergunta que ficou martelando foi: no fim das contas, o alienista era o alienado?
É um bom livro!
comentários(0)comente



Bianca 11/10/2024

Alienista ou alienado?
O Alienista é uma história bem Machadiana! Começa de um jeito e vai acontecendo tantas confusões e reviravoltas, tudo te choca e ao mesmo tempo é muito coerente com a história, eu amo isso!!!
A leitura foi recomendação da professora de Psicopatologia Geral e agora eu entendi o porquê! Se você é psicóloga ou estuda psicologia vai perceber a conexão em vários momentos (mais um motivo pra ter favoritado ??).
O Alienista é todos os outros personagens são interessantes, assim como a população de Itaguaí que também parece um personagem.
Simplesmente apaixonadaaaa!!!
comentários(0)comente



Fernanda Flores 11/10/2024

De médico e de louco?
Me senti ouvindo um causo do meu vô ou assistindo um filme do Wes Anderson. O jeito que Machado escreve, ainda que num português difícil de entender nos dias de hoje, é muito divertido e fluido, e a temática loucura X sanidade é 100% atual. Amei!
comentários(0)comente



Lanny 10/10/2024

Eu gostei muito desse livro, Bacamarte é um médico que abre uma casa chamada "casa verde" e vai internando pessoas que segundo ele tem o diagnóstico de loucura, algumas são óbvias, outras parecem ser sãos, e nisso vemos o desenrolar da trama, achei o final um pouco óbvio, mas não deixa de ser bom.
comentários(0)comente



Nicoly686 10/10/2024

O alienista
O Alienista, de Machado de Assis, é uma novela sobre o poder da ciência e a loucura. A história se passa na cidade de Itaguaí, onde o médico Simão Bacamarte decide estudar as doenças mentais e inaugura um hospício chamado "Casa Verde". Bacamarte começa a internar pessoas que ele considera loucas, desde casos óbvios até aqueles que parecem normais, alegando que todos sofrem de algum tipo de desvio mental.

Conforme a trama avança, Bacamarte vai internando cada vez mais pessoas, causando um caos na cidade. Eventualmente, ele passa a questionar suas próprias teorias e chega à conclusão de que ele próprio pode ser o único verdadeiramente são ou o único louco.
comentários(0)comente



Guilherme 08/10/2024

E quem não é louco?
História engraçada, construtiva e muito bem desenvolvida. Machado se comprova mais uma vez um dos maiores escritores da literatura universal
comentários(0)comente



vi.georg 08/10/2024

Terminei o Alienista ontem, como foi o meu primeiro clássico tive dificuldade em engatar na leitura e entender a linguagem, gostei do livro e da forma que ele trás uma crítica bem estruturada, mesmo escrito a muito tempo, pode ser relacionada com a atualidade, porém o final foi bem previsível e não me surpreendeu.
comentários(0)comente



JoAo366 08/10/2024

É bom, mas não é incrível.
Uma leitura rápida, que começa muito boa mas depois fica meio confusa e chata. Não sei se o momento que eu li me deu essa percepção ou outra coisa. Sei que apesar de refletir sobre a história e a questão central: lucidez e loucura, eu achei ele mediano.
comentários(0)comente



manu 07/10/2024

Legal
História boa!! não é o melhor livro que eu já li, mas eu gostei da história. otimo pra estudar pra vestibular
comentários(0)comente



Marcia 07/10/2024

Minhas impressões sobre o livro
Leitura rápida, divertida e que nos faz pensar em pontos muito importantes da nossa vida, principalmente sobre lucidez e loucura.
Qual o limite entre loucura e a lucidez? E a pessoa excentrica, tem alguma loucura?
Nesse livro belíssimo de Machado de Assis vamos conhecer Simão Bacamarte, um medico formado na Europa, em Portugal e retorna ao Brasil para exercer sua profissão na cidade de Itaguaí. Estamos no final do sec XIX, então devemos nos lembrar que a ciência estava a toda, grandes descobertas estavam acontecendo.
Simão Bacamarte, um homem culto e muito bem conceituado decide se dedicar a casos de alienação, aos loucos. Ele será um alienista, aquele que estuda e trata os alienados. Ele cria, com apoio do governo a Casa Verde, local onde serao internados os loucos, os alienados.
E quem define, quem os classifica é o dr Bacamarte.
E aí vemos a grande confusão que se formará.
Durante a leitura vamos percebendo as críticas sutis que o escritor faz aos hospícios e tambem aos excessos da ciência, a crença cega das pessoas que nunca questionam.
Orgulho, ambição e jogos de interesse sao destaques nessa história.
Gostei demais do livro e recomendo a todos.
Valeu!!
comentários(0)comente



cernasci 07/10/2024

História da Loucura
É meticulosamente perfeito e tão à frente do seu tempo a forma como Machado de Assis percebe como a loucura não é nada mais senão um construto social baseado em ideias hegemônicas postas pelo saber dominante na época. Quase um século anterior às ideias de Michel Foucault em seu livro ?História da Loucura?, Machado já enxergava o peso do contexto sócio-histórico-cultural acerca da produção da verdade do que é ser louco e o que é ser normal e em como a linha entre o são e o alienado torna-se muito tênue sob a vista do discurso científico, onde qualquer um a qualquer momento pode ser considerado como fora da norma. Só não 5 estrelas pela linguagem um tanto quanto complicada fazendo a leitura não ser tão proveitosa e fluida.

?A loucura, na sua forma selvagem, não existe antes da cultura que a define? ? Michel Foucault
comentários(0)comente



luthrsm 06/10/2024

Tendi nada no começo mas é bem divertidinho e interessante. infelizmente não me prendeu muito pela escrita ser mais difícil e eu ter q ficar lendo e relendo diversas vezes a mesma parte pra compreender. é um livro bem legal com reflexões interessantes, principalmente do meio pro final. não recomendo pra quem não tá acostumado com leituras mais difíceis e que tem q pensar um pouco mais pra entender.
comentários(0)comente



4269 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR