O Processo (eBook)

O Processo (eBook) Franz Kafka




Resenhas - O Processo


1255 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Giseleonina 19/11/2024

O absurdo da impotência de viver
Na minha visão, o livro aborda sobre a nossa eterna sentença de buscar significado nas coisas e em si mesmo diante do absurdo do mundo, o qual não se pode controlar nem compreender, mas que constantemente nos julga. Estamos todos sujeitos à grande impotência de viver a vida frente às estruturas desconhecidas.
Então, como viver sabendo dessa impotência? Kafka não dá as respostas, mas indícios: não, não se vive.
comentários(0)comente



gbmschlr 18/11/2024

Diante da lei está um porteiro
Minha segunda leitura de Kafka. Devorei ?A Metamorfose? em duas horas, enquanto sinto que fui devorada pelo ?O Processo? por muitos longos dias. Sei que muito se fala sobre a angústia causada pelos relatos detalhados e claustrofóbicos dos corredores burocráticos, mas estes, por mais angustiantes, nunca me fizeram pausar a leitura se quer. Como uma pessoa que não é da área do direito, quando cheguei no capítulo sete em que explica minuciosamente as etapas burocráticas das petições e processos do tribunal eu me vi largando o livro inúmeras vezes. Essa foi a parte mais difícil para mim, onde não havia um diálogo como respiro, apenas texto massante. Todos os dias eu lia um pouquinho dessas páginas intermináveis (para mim), até que enfim consegui passar dessa fase. Peguei novamente no tranco e finalizei no mesmo dia que retornei de fato a leitura.
Torci contra o K. durante, praticamente, toda minha leitura. Não desenvolvi empatia por ele até o penúltimo capítulo, quando ao conversar com o sacerdote fica claro que ele entende o que está por vir e que sua posição social não o salvará de seu destino. Me incomoda os relatos misóginos sobre qualquer mulher que aparece na trama. Compartilhei desse sentimento na minha leitura de ?A Metamorfose? o que muito se deve ao fator óbvio do autor ser um homem e pela época de escrita. Ainda assim, é algo que acredito que irei continuar a me incomodar em minhas próximas leituras de Kafka. Voltando sobre ?O Processo?, no trecho final, apesar de manter sua soberba referente aos homens destinados a cumprir sua sentença, K. não apenas aceita seu destino como quase colabora com ele, até que no último momento como um fôlego final, quer resistir. ?A lógica é sem dúvida inalterável, mas ela não resiste a uma pessoa que quer viver? mas, ?como um cão? essa vontade foi suprimida.
comentários(0)comente



gabsleitura013 18/11/2024

Vtmnc, que leitura difícil kskskskskksksksks
A forma em que Kafka escreveu esse livro me surpreende. Pq (pelo menos em mim), criou um certo "mistério" sobre o motivo que ele foi "preso" e se ele realmente fez oq lhe acusam.

Além de o personagem principal, talvez como uma forma de sobrevivência, usar tudo e todos que estiverem disponíveis.

Mais uma grande crítica a sociedade moderna e as estruturas da nossa sociedade atual (e da época de Kafka).
comentários(0)comente



bia 17/11/2024

Eu já li A Metamorfose e confesso que esperava algo diferente ao ler esse, mas infelizmente não foi o caso.

É um livro confuso e foi extremamente difícil e cansativo pra mim, sei que provavelmente essa é a intenção, mas eu penei demais pra terminar.

Sinceramente, não entendi muita coisa kkk talvez se eu fosse o público alvo(estudantes de direito) eu encararia de outra forma.

No mais, acho doido como o Kafka consegue empregar essa angústia e desconforto nos livros dele. Parece um pesadelo em forma de livro. Infelizmente esse não me agradou como A Metamorfose, mas pretendo ler mais dele no futuro, Diários e Cartas a Milena.
comentários(0)comente



Jade233 17/11/2024

O K. é um chato de galocha!
Esse livro seria 5 estrelas se eu tivesse gostado mais do personagem principal. não consegui desenvolver nenhum pingo de empatia por K. e talvez isso tenho feito com que eu achasse a leitura muito mais maçante e menos envolvente. o fato de ser um livro inacabado tbm pode ter ajudado. além disso, eu adoro kafka, mas ainda bem que esse não foi o primeiro livro dele que li. é uma leitura essencial pra minha área, acho que por isso demorei tanto pra ler e tbm n gostei tanto quanto gostaria normalmente kkkk enfim, kafka conseguiu transpor de forma exímia na narrativa a ???lógica???? claustrofóbica da burocracia existente num processo. é triste o tanto que é atual? apenas chama atenção pro fato de que, tanto socialmente como processualmente, avançamos a curtos passos. por fim, quero apenas evidenciar o ótimo trabalho que a antofágica faz nesses edições, com os textos adicionais e as ilustrações? muito bom!
comentários(0)comente



mluisad 17/11/2024

Um desconforto
Primeira obra que eu leio do Franz Kafka, queria ler a metarmofose primeiro mas não tinha disponível, então peguei ele e comecei a ler e me senti mal! fui ver as outras resenhas por cima para não pegar spoiler e vi que tinha muitos que amaram, e fiquei a leitura inteira achando que o problema era eu! após terminar a leitura em choque, abri o skoob e fui ler as resenhas para ver se achava alguém que passou pelo o que eu passei, e pasmei, quase todos estavam falando a mesma coisa, que a obra trás uma melancolia e angústia sem fim, e isso que me deixou não abismada não esperava que o livro me fizesse me sentir mal, não sei explicar direito a sensação mas não foi boa! o livro é bom apesar da sensação estranha mas ele não me pegou tanto, acho que porque eu também estava esperando um grande mousse pela fama do autor.
comentários(0)comente



Jhonatan108 15/11/2024

"Alguém certamente havia caluniado Josef K. pois uma manhã ele foi detido sem fazer mal algum."
Meu segundo livro de Kafka ? "A Metamorfose" foi o primeiro ? e que experiência interessante, única e estranha foi ler "O Processo".

Fica evidente que Kafka sabe trazer de forma excelente temas judiciais, o que faz bastante sentido quando se conhece um pouco sobre a vida e experiências profissionais dele nesse campo. É um livro absurdo. Um retrato absurdo da burocracia e de sistemas complexos.

Curti demais a "vibe de sonho" presente na narrativa, pois Kafka sabe quebrar bem as regras do que chamamos de "lógico", conferindo a absurdos algo de "real"? aquela mesma sensação de realidade que temos quando sonhamos, por mais estranho que o sonho seja. Isso me fez, em diversos momentos, questionar se o que acabei de ler possui algum significado ou representação importante e profunda da vida real, mesmo que eu não consiga vê-lo claramente em meio à toda essa estranheza. Acredito que essa vibe onírica é um dos principais motivos pelos quais "O Processo" continua sendo tão sujeito a muitíssimas interpretações até hoje, até porque nota-se a maestria de Kafka em transmiti-la.

"O Processo" foi uma leitura excelente que me marcou! Leitura mais que indicada da minha parte! Contudo, para iniciantes, como eu, eu ainda sugeriria começar por "A Metamorfose". Imagino que o contexto e a narrativa deste livro sejam mais acessíveis ou conquistaria um público mais geral, em comparação com "O Processo". Mas é só uma opinião pessoal. De todo jeito ambas são ótimas e imperdíveis leituras. ???????
comentários(0)comente



natália rocha 13/11/2024

Tudo que eu sabia sobre esse livro antes de começar a lê-lo era que se tratava sobre um processo criminal sem pé nem cabeça. e de fato é, mas calma.

kafka monta uma atmosfera de absurdos jus ao seu nome do início ao fim do livro. não sabemos de nada sobre nada, e quando achamos que finalmente surgiu alguém que vai trazer algum sentido para a história, belo engano.

os personagens surgem do nada, falam seus absurdos e opiniões que não se conversam, todos sabem sobre o processo, mais do que o próprio réu - como? por que estão todos interligados nesse tribunal subterrâneo? ou melhor, tribunal de sótãos. sabe quando estamos sonhando e os personagens e lugares mudam num virar de pescoço? é nesse ambiente que estamos na leitura.

quando kafka descreve josef k andando pelos corredores estreitos, quentes e sufocantes, em busca de resposta, a angústia é tanta que nos sufoca em conjunto. a história decorre em um ano, entre os aniversários de 30 e 31 anos do personagem, um ano de contradições, da busca pela inocência que foi retirada de si sem maiores explicações, em que vemos josef enlouquecendo aos poucos por um processo invisível, sendo observado por tudo e todos - delírio persecutório?

o final ainda está processando na minha cabeça, mas por enquanto me vem à mente resignação e alívio por chegar a um fim - não ideal de finais felizes - mas um fim, apesar de o personagem demonstrar um resquício de vontade de lutar ao final, rapidamente tirada de si, como de um cão.

dou quatro estrelas porque apesar de ser uma história que me agradou, o texto é seco, por vezes tem capítulos imensos e cansativos, e não foi terminado. nessa edição temos várias notas em que nos é elucidado que os capítulos não estão posicionados em ordem cronológica na história, além de vários não estarem finalizados.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isa 10/11/2024

A burocracia encarnada em um livro
Kafka, formado em direito e sendo escritor, nos deixou essa obra que explícita o sistema impessoal e distante da burocracia. Distante pois é de tamanha frieza os protocolos que Joseph K. deve passar e, na verdade, é uma síntese da realidade em formato de ficção. É uma leitura intensa e confusa em diversos momentos, mas ao ler, recomendo estudar as análises críticas para compreender melhor a leitura desse belo clássico.
comentários(0)comente



Joao.Vitor 09/11/2024

Alta literatura
Entre os livros já escritos na história, existem aqueles que se destacam não por serem agradáveis, viciantes ou cheio de acontecimentos apoteóticos.

É preciso discernir e esclarecer que nem sempre a qualidade do livro está nisso.

"O processo" é um livro lento, angustiante, muitas vezes chato e confuso. E a qualidade dele é essa. Você se sente na pele do personagem respondendo a um processo judicial sem ter a mínima ideia do crime.

Toda a confusão e o clima caótico reflete a opressão do tribunal e do estado na vida de um indivíduo comum e faz um alerta atemporal sobre a necessidade dos direitos humanos e fundamentais.

Não há como terminar este livro sem ficar extremamente reflexivo sobre o assunto. É algo absolutamente único provocar no leitor todo esse incômodo. O enredo, a confusão e a insanidade dentro deste livro dá sentido a expressão "pesadelo kafkaniano".
comentários(0)comente



Luana 07/11/2024

Realmente é um livro muito forte - do inicio ao fim. E parece que Kafka veio ao nosso Brasil atual, anotou tudo e depois escreveu o Processo. Incrível e, ao mesmo tempo, muito triste. Passei quase 30 dias para conseguir finalizar a leitura porque diversas situações são muito indigestas, principalmente para quem é da área do direito e da política, como eu. Apesar de forte, super recomendo a leitura. Kafka é um clássico e não é por acaso. 10/10
comentários(0)comente



helnikdreams 04/11/2024

Muito bom, porém embaralha o leitor...
Uma leitura excelente! Porém eu passei boa parte do livro confusa, por mais que essa fosse a intenção acabou me frustrando um pouco. Mas o final foi extremamente imprevisível, não imaginei que o Sr.K fosse chegar em medidas tão extremas...
comentários(0)comente



maria cueca 01/11/2024

As vísceras da burocracia
é teatral a forma que kafka trata o processo burocrático e como ele impede a liberdade do homem
enlouquecedor, indigestivel e fugaz
William LGZ 01/11/2024minha estante
Esse é pedrada, gostei muito




Aleilton 31/10/2024

Um livro angustiante
Este livro é complicado. No começo tive a sensação de não o levar tão a sério, assim como o personagem principal, por tão absurdo que o processo aparentava ser; entretanto, conforme a história progride e você vê K. (protagonista) cada vez mais angustiado, sem conseguir obter nenhuma informação sobre, por maiores que sejam seus esforços, você vai ficando angustiado também.

Você consegue visualizar e relacionar diversos trechos do livro a realidade social atual: excesso de burocracia, corrupção, jogo de ego - os juízes parecem mais preocupados de ser enaltecidos por você do que ter provas da sua inocência.

Excelente leitura. Recomendo!!
comentários(0)comente



1255 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR