O Processo (eBook)

O Processo (eBook) Franz Kafka




Resenhas - O Processo


1255 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Marco459 17/04/2023

Não indico
É um livro de um autor que aparentemente ou é descuidado com relação a ordem dos capítulos e que ainda mantém a narrativa solta e cheio de perguntas a não expor de fato o motivo do processo, isso é de fato irritante.
A postura do eu lírico no final não é condizente com seu comportamento durante todo o livro, fora que Josef K está longe de ser um personagem que cause simpatia, pelo contrário, as vezes parece ser egoísta no seu extremo.
Achei um livro ruim e acho que o autor deve ter feito obras melhores. Pelo jeito ele escreve capítulos separados (muitas vezes inacabados) e guarda separadamente. Na hora de juntar os capítulos algo se perde, de uma história que não é por si esplendorosa aí consegue ser ainda pior. Logicamente estou analisando fora de contexto uma obra realizada em meados da primeira Guerra.
debs 18/04/2023minha estante
Acabei recentemente o livro, concordo!




Sr. Quadros 11/04/2023

Claustrofóbico e tedioso. Definitivamente não é para todos
"O Processo" de Franz Kafka é uma obra densa e opressiva que explora a noção de justiça, poder e burocracia. A história acompanha a jornada do personagem principal, Josef K., que é acusado de um crime que ele não sabe qual é e passa a ser perseguido por uma estranha e sinistra organização burocrática.

A escrita de Kafka é angustiante e claustrofóbica, fazendo o leitor sentir a pressão e o desespero do protagonista. No entanto, o enredo é confuso e, por vezes, frustrante, deixando muitas perguntas sem resposta e sem um desfecho claro.

Além disso, a falta de desenvolvimento dos personagens pode fazer com que o leitor não se sinta conectado com eles e com a história em si. A narrativa é arrastada e, em alguns momentos, tediosa, o que pode dificultar a leitura para algumas pessoas.

Em resumo, "O Processo" é uma obra complexa e desafiadora que apresenta questões profundas sobre a natureza da justiça e do poder. No entanto, a escrita truncada e a narrativa confusa podem afastar alguns leitores e tornar a leitura difícil. Por esses motivos.

Li como parte dos estudos na faculdade. E posso dizer tranquilamente que, para mim, não funcionou.
comentários(0)comente



Sosofhi0 09/04/2023

.
Não gostei muito. O livro inteiro gira em torno da defesa, de tribunais e tudo sobre direito, o que eu particularmente não gosto.
comentários(0)comente



Bruna.Duailibe 08/04/2023

O nosso livro se inicia de uma forma inesperada: Josef K. foi indiciado a um processo e não tem a mínima ideia do que fez. Ao longo do livro, acompanhamos os seus percalços pelo agonizante tribunal e pela confusão de sua vida após o incidente.

De forma sufocante, Kafka descreve o cenário e suas situações de forma onírica, nos levando a pensar sobre serem apenas metáforas ou eventos reais da realidade de Josef.

Por meio da visão do réu, percebemos as dificuldades da burocracia do estado e suas injustiças derivadas. É impossível ler "O processo" e não sentir a confusão que é viver na pele de um condenado.
comentários(0)comente



Caroline457 06/04/2023

E não foi fácil...
Esse foi meu segundo contato com a escrita de Kafka, confesso que ainda não estou habituada e familiarizada com ela :/ Até a metade do livro eu estava pensando seriamente em largar, porém não me arrependo de ter continuado, pois a leitura se tornou mais fluída a partir da metade da história.

O livro se passa em um ambiente e em um contexto que tornam "O Processo" extremamente exaustivo e agonizante, o que pode vir a não agradar muitos. Acho que o que mais curti no livro foram os capítulos incompletos do autor. Acho que vale a pena, sim.
Libris.Infinitum 10/04/2023minha estante
Estou lendo A Metamorfose.




Never More 06/04/2023

Não é uma leitura fácil... mas é muito boa. Conta a história de Josef K, que acorda um dia sendo acusado de algum crime que não se sabe qual é. No desenvolvimento acompanhamos a luta de K pra tentar entender e se defender em um processo sem saber absolutamente nada! É, em muitos momentos, claustrofóbico. Minha dica é lembrar que a história é mais importante que o final e aproveitar a leitura.
comentários(0)comente



gabs 05/04/2023

Como um livro inacabado e rabiscado tornou-se um dos maiores clássicos da literatura mundial?
Vou ser bem sincera, o livro é um pé no saco, ninguém entende nada e no final eu só queria chegar na última página o mais rápido possível. Mas essa é a beleza do livro, porque este é o verdadeiro processo kafkaniano. O leitor, ao ir passando pelo enredo, toma para si os mesmos sentimentos de confusão e irritação que Josef K., o personagem principal, sente.
Também vejo que esse livro mudou minha perspectiva acerca do direito e sistema penal brasileiro. Isso por que, ele mostra exatamente o que aconteceria se o processo não tivesse seus requisitos e característica pro réu, ou seja, caos e insegurança jurídica. Logo, ler ?O Processo? é uma reflexão sobre a realidade de ser acusado e sobre o processo em si.
Por último, essa edição que peguei é ótima pois possui algumas explicações prévias sobre o autor e a obra, como o fato dela não ter sido terminada e organizada para publicação por terceiros, então da um ?norte? para iniciar a leitura.
LeitorDepressivo 06/05/2023minha estante
Melhor resenha desse livro que eu ja li, realmente o autor te faz entrar na pele do Josef K, que assim como os leitores,não entendem nada e apenas querem por um fim nesse processo.




Isabela.Monteiro 04/04/2023

Bom?
Bom, é um livro. Meio inacabado, mas é um livro. Gostei demais de algumas passagens e críticas ao sistema judiciário e também à burocracia da coisa. O cap 7, apesar de super extenso é bom demais. Um livro que se arrastou comigo por 2 meses. Não engatei na leitura, mas dado ao enredo, até que fez sentido demorar pra lê-lo. Enfim, comparando, achei A Metamorfose muito muito superior.
comentários(0)comente



vitu 03/04/2023

Leitura pesada e sufocante, porém, creio que este era o objetivo do autor ao narrar a morosidade e burocracia do sistema público, em especial o judiciário.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



madutaveira 02/04/2023

O porteiro é sujeito ao homem do campo ou vice versa?
Talvez por ter sido uma obra inacabada e organizada (de certa maneira) de um jeito confuso, em alguns momentos é exaustivo ler esse livro. Max que me perdoe! Apesar disso, a ideia não deixa de ser incrível ao modo kafkiano de ser: Josef K. é detido e acusado de algo que ele não faz ideia do que seja ? muito menos nós. O livro todo trata do árduo e estranho caminho percorrido pelo protagonista para entender a acusação feita contra ele e como seria possível se ver livre disso. É uma imersão crua no mundo do direito e dos pormenores que circundam um processo. A história que o sacerdote conta ao K. na igreja me deixou muito reflexiva. Quem, afinal, é livre? E quem ? de fato ? ocupa o local de superioridade na aplicação da lei? O final talvez tenha sido o momento em que mais fiquei angustiada, e isso só mostra a força de sustentação que o autor tem em suas histórias. Sinto muitíssimo que Kafka tenha considerado tão pouco sobre suas obras, porque sem dúvidas estava completamente enganado acerca do próprio potencial.
comentários(0)comente



Karen 02/04/2023

Angustiante, maldito tribunal/processo, kafka >>>
Finalmente, depois de três tentativas, consegui finalizá-lo.

Confesso que foi uma leitura difícil, pois me coloquei no lugar do Josef K em muitos momentos. Esta empatia me deixou aflita e angustiada por não saber (assim como ele) do que se tratava o maldito Processo. Por muitas vezes, tive quase sentimentos de claustrofobia através das descrições dos espaços e da impotência do K diante o tribunal (onipresente - cabe ressaltar).

Além de tecer uma excelente crítica ao sistema jurídico extremamente burocrático (e falho), creio que o Kafka foi sagaz na escrita deste livro, fazendo com que o leitor percorra e compartilhe todas essas sensações junto ao K durante o Processo.

O final é de tirar o fôlego (talvez literalmente rs).


Recomendo!
comentários(0)comente



Rayvboliveira 31/03/2023

Prolixo
Talvez seja a forma de escrever do Kafka, ou talvez a minha frustração pela falta de um final. Mas a partir do sétimo capítulo achei o livro prolixo, falando mais do mesmo. Claro, tem toda a ideia do livro, faz sentido. Mas não deixou de ser chato por saber disso.
Não é um livro que eu indicaria, queria até ler A metamorfose mas desanimei um pouco por causa deste livro.
Ainda vale a pena ler A Metamorfose?
Aline221 01/04/2023minha estante
Rayca, ainda não li o processo, mas já tinha ouvido um feedback sobre ele parecido com o q vc disse, é um livro difícil. Eu só li a metamorfose, ele é menor, e eu gostei bastante. Eu acho q vale a pena sim, vc pode dar um tempo, mas recomendo q dê uma chance! Espero que goste dele :)


JefersonBOli 02/04/2023minha estante
A Metamorfose é ótimo! Começo, meio e fim; e ainda faz a gente refletir. Inclusive, achei uma ótima metáfora para desenhar a depressão (ou qualquer outra situação que nos deixe impotentes socialmente). Kafka é um gênio. Talvez sua experiência com "O Processo" ocorreu de forma negativa não porque o livro é ruim, mas talvez não é a hora de ser lido ainda. De um segunda chance daqui uns anos.




Velho 30/03/2023

Angustiante
Qualquer pessoa que leu "A Metamorfose" vai identificar o estilo único de Kafka em ?O Processo?. O livro é claustrofóbico, angustiante e não é fácil de aceitar o curso da história.

O que mais assusta no livro é o tipo de justiça em que o personagem principal precisa lidar. Justiça essa que não conta o porquê ele estava sendo processado, não o deixa se defender com as propriedades que conhecemos de cidadania e não permite revelar em que curso o processo corre.

No início do livro eu fiquei muito confuso, não estava entendendo o objetivo, mas era esse o objetivo em si, causar confusão e angústia até o final. Um final até imaginado depois que certas coisas acontecem.

É curioso o fato dos diálogos serem muito vazios e incomuns, parecendo que sempre falta algo. Algo compreendido por ser uma obra póstuma e inacabada, mas que apenas deixa a história com mais intensidade para o que ela se propõe.
comentários(0)comente



Cafeína 29/03/2023

É complicado, mano...
Kafka é complicado, ao menos a metamorfose exigiu uma releitura, e não acho que esse vai ser diferente, porque esse livro, esse maldito livro, é descer numa espiral de burocrácia, se atolando em alegorias, metáforas, ou melhor, a leitura é uma constante luta contra o subtexto para arrancar algum significado, e que aqui fique claro, não da para sair dessa de mãos vazias, só resta a você achar um sentido nesse pesadelo narrativo. É claro, esse ato de pôr o leitor à deriva é sem dúvidas um mérito da escrita, e sem dúvidas seria um mérito maior se não derivasse de um texto, na verdade, inacabado (durante a produção, o autor enfrentou o empecilho de morrer). Também não posso deixar de citar, por conta das obviedades que atraem na obra, a narrativa em si labiríntica, a própria trama onírica na qual o personagem vai adentrando, tentando enfrentar essa coisa imensurável que é o processo, terror que só se compara ao hercúleo trabalho de encarar essa leitura massante e prolixa. Quanto aos significados, e aqui, desde já, afirmo o interesse na releitura não por acaso, ele é rico em conteúdo já que ele se propõe a abordar? o meio judicial? a justiça? A burocracia? O poder legislativo? todo o funcionamento da sociedade?! bem? É sobre algo, sem dúvidas alguma coisa.
Craotchky 29/03/2023minha estante
Adorei seu textinho! Apresenta muitas das coisas que achei a respeito do livro quando o li


Cafeína 29/03/2023minha estante
Ah, obrigado!




1255 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR