O Processo (eBook)

O Processo (eBook) Franz Kafka




Resenhas - O Processo


1255 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |


Viviane 06/02/2023

Um pesadelo (ir)realístico.
Não é a primeira vez que li ?O Processo?, mas dessa vez, senti que foi muito mais impactante do que na primeira. Em ambas as vezes, no entanto, chego à última página com a sensação de que há mais coisas nas entrelinhas do que fui capaz de captar, muito possivelmente pela forma abrupta e descontinuada com que se encerram os capítulos.
Entre as diversas interpretações que se pode fazer do enredo, possivelmente a principal e mais crítica consiste no excesso de burocracia do nosso Sistema Judiciário (Na manhã de seu 30? aniversário, Josef K. descobre que está detido e sendo processado por alguma razão que ele desconhece e que ninguém ao longo do trâmite consegue, ou quer, lhe explicar). Foi esse o viés que me chamou a atenção da primeira vez que li.
Dessa segunda, me chamou atenção a incômoda relação de K. com as mulheres do livro e a própria forma como elas são retratadas, quase sempre prostituídas ou violadas.
De toda sorte, não há como ignorar a correlação acachapante com um sistema feito para a opressão, em que a lei é anti-isonômica e assume uma forma diferente para cada um, tornando-se inacessível, na medida em que não se permite conhecer por aquele a que se destina e impede que a Justiça se realize.
A meu ver, todavia, todo o tempo a Justiça esteve ali, rondando os tribunais e todos os envolvidos no processo, assim como ao próprio K., mas sempre foi subestimada e ignorada. A meu ver, se encontra personificada nas mulheres retratadas no livro, sempre relegadas a uma posição subalterna e instrumentalizada, ignoradas, manuseadas e violadas, ao passo que a atenção de K. sempre está voltada a outros lugares e pessoas, que não conseguem ajudá-lo efetivamente.
A obra é genial, mas não espere uma leitura fácil. Ao contrário? em cada página o leitor se vê envolvido numa aura de agonia claustrofóbica e labiríntica. A profusão com que os fatos se sucedem, de forma até irrealista, nos lembra a dinâmica de sonhos, embora que a atmosfera opressiva construída a cada palavra cria no leitor a impressão de se encontrar no centro de um pesadelo.
Com certeza vale muito a leitura. Mas esteja preparado para relê-lo muitas vezes ao longo da vida, porque cada vez será diferente, com certeza.
Isabella 08/02/2023minha estante
Excelente pontuações. Eu também senti (estou sentindo, na verdade, pois não finalizei a leitura ainda) um desconforto diante da característica vulgar sempre presente nas personagens femininas.


Suzana.Kawai 08/02/2023minha estante
Uau! Muito perspicaz a sua visão do livro, misturando o Direito e as metáforas literárias. Você é uma leitora incrível.




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Heloyza2 04/02/2023

Já tinha ouvido falar que Kafka não era simples ou fácil de ler, mas foi uma leitura que pediu muito de mim.
Um clássico que mistura de forma sublime e, ao mesmo tempo, cruel a realidade e os sonhos do Josef K.
Sem dúvida um ótimo livro, mas que exige concentração do leitor para conseguir entender o enredo.
comentários(0)comente



Roberta 03/02/2023

Complicado.
Eu gostei muito, mas é muito complicado. Não sei bem o que pensar nesse momento.
...................................................................................................................................................................................
comentários(0)comente



Cinara.Tatiana 31/01/2023

Achei difícil concluir a leitura, pensei em desistir várias vezes, tive que fazer um grande esforço pra terminar de ler (mais pq eu não gosto de deixar livros pela metade kkkk)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



duda 31/01/2023

no início a história estava legal e me deu curiosidade pra continuar, mas do meio pro fim eu li por obrigação kkkk
Rodrigo007 31/01/2023minha estante
Do meio pro final fica sufocante




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Guillermo.Nieto 28/01/2023

Foi um processo
A leitura, assim como o Processo de K., é confusa e arrastada. Muitas vezes o livro apresenta capítulos e diálogos longos que chegam ai final e não dizem nada.
O livro se apresenta como uma boa crítica do sistema jurídico, porém não é uma leitura que da prazer.
comentários(0)comente



Paulo Ricardo 26/01/2023

O processo
Entendi? Não sei dizer. Gostei? Sim.

Kafka é o tipo de escritor que mexe com a nossa sanidade. A todo momento, ficamos nos perguntando: "O que está acontecendo aqui? O que isso quer dizer?"

É uma leitura que não é fácil, mas eu recomendo. O processo pode ter várias interpretações. Uma delas tem a ver com a burocracia do Estado, e o peso dela sobre o indivíduo. Como ficamos pequenos e oprimidos diante da estrutura, muitas vezes injusta, de um sistema que muito mal compreendemos.

Não gostei tanto quanto gostei de "A metamorfose", mas, com certeza, valeu a leitura.
comentários(0)comente



Bia 26/01/2023

O processo não foi nem de longe o que eu esperava, e sendo sincera nem sei o que eu esperava. É uma crítica ao poder judiciário que foi vivenciado por Kafka, mas que vai muito além disso se tornando uma crítica atemporal.

É revoltante saber que existe um julgamento, mas não poder saber quem fez a acusação e do que se trata a acusação, e mais revoltante ainda é saber que não importa o que o acusado faça, não tem mais salvação, a justiça já está decidida de que ele é culpado. E ainda hoje, isso acontece.
comentários(0)comente



izinha.mp4 24/01/2023

Kafka, Kafka, Kafka !
Algumas pessoas são condenadas por crimes inexistentes, enquanto outras são elevadas a carreiras brilhantes, apesar das evidentes deficiências de caráter.

Quem senão Kafka pode mostrar o absurdo da "justiça" em um mundo onde o poder jurídico supera a razão e a força política supera a justiça?

Kafka se torna cada vez mais "realista", à medida que nosso mundo se torna cada vez mais "kafkiano".
comentários(0)comente



Isabela 23/01/2023

A ideia de Kafta é ótima, e é impossível não se sentir oprimido e sufocado com o sistema judiciário do livro, que se assemelha muito com os tribunais da vida real. Porém, o livro se torna arrastado em muitas partes, e o personagem Josef K. não é o exemplo de carisma, o que tornou a minha leitura muito cansativa.
comentários(0)comente



Gabriel.Benedicto 22/01/2023

LIVRO CATIVANTE - SENTIMO-NOS NA PELE DO PERSONAGEM PRINCIPAL
O livro é sensacional e atemporal, sentimos na pele a aflição vivida por K, o personagem principal. O autor consegue demonstrar a agonia de alguém que é acusado (sem saber do que) sem qualquer de seus direitos garantidos, tentando fazer de tudo para se livrar da acusação e do estigma que a acompanha. Com certeza vale muito a pena a leitura. Para estudantes de Direito, creio que deveria ser uma leitura obrigatória, principalmente para aqueles que desejam atuar na área criminal.
comentários(0)comente



1255 encontrados | exibindo 451 a 466
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 |