Eliza.Beth 24/04/2022A mentira se tornou a ordem mundialQue leitura perturbadora!
Caótica, claustrofóbica, KAFKANIANA!
Menino Kafka, como o chamo em nossas conversas particulares entre leitor e escritor (hehe), foi genial. Mais ainda levando em consideração que esta é uma obra inacabada.
E com certeza isso contribuiu para o engrandecimento da obra: qual leitor não fica louco da vida quando um capítulo é interrompido do nada e temos que imediatamente ler a continuação? Pois é, em alguns momentos, não temos isso em O Processo. A curiosidade é eterna.
Falar que esse livro é metafórico e tem milhares de interpretações não considero necessário. Quem já se interessou minimamente pelo Kafka já deve ter ouvido isso. Portanto, vou apenas destacar uma das frases que me trouxe a interpretação que mais gosto: ?muitas vezes é melhor estar acorrentado do que livre.?
Tanto se fala em liberdade hoje em dia, mas poucos realmente refletem sobre.
Você pode ser a pessoa mais livre no mundo inteiro, mas no fim do dia, vc ainda está preso a si mesmo. Essa talvez seja a pior das prisões.
E, aproveitando as coincidências da vida, enquanto ainda pensava sobre O Processo, comecei a ler O mito de Sísifo e me deparei com a seguinte frase: ?Começar a pensar é começar a ser atormentado?.
Foi a conclusão que eu precisava: sendo nós seres pensantes, nunca seremos totalmente livres.