O Processo (eBook)

O Processo (eBook) Franz Kafka




Resenhas - O Processo


1255 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


Gabriela Gonçalves 26/04/2022

O Processo foi uma leitura muito interessante e ao mesmo tempo complexa e um pouco cansativa. Muitos capítulos me deixaram confusa por não saber o que estava acontecendo, mas depois entendi que esse é objetivo do livro: deixar o leitor tão perdido quanto o protagonista diante das burocracias e opressões operadas por essa justiça/tribunal/estado. Para mim, esse é um daqueles livros que se tornam grandiosos pelas interpretações e discussões pós leitura. Além disso, a história tem toda uma mística de ter sido uma obra inacabada e publicada postumamente. A escrita do Kafka é uma escrita que não se revela por completo, o que dá margem para bastantes interpretações e provoca uma sensação angustiante e claustrofóbica de estar presa junto com o Josef K. nesse processo infinito em que não sabemos qual a acusação e quem está acusando. Não foi uma leitura fácil, mas eu realmente gostei de ter lido esse livro, e estou gostando mais ainda de entrar em contato com as diferentes interpretações e significados para a história. Não posso deixar de falar da edição incrível da Antofágica e das vídeoaulas que acompanham o livro, tudo 10/10.
comentários(0)comente



Japa 26/04/2022

Gostei bastante
É um livro muito criativo, que intersecciona suspense, aventura e questões emocionais do personagem principal e do próprio autor.

Eu curti, daria meia estrela a menos se não fosse pela característica pessoal do livro. Nas entrelinhas da obra tem muito sobre a psiquê de Kafka e como ele se enxergava no mundo e em seu círculo social.

A leitura é legalzinha (e só), mas se analisada com esse viés personalista e psicológico, torna-se uma leitura interessantíssima.
comentários(0)comente



Edilene Freitas 25/04/2022

O Processo é uma das obras inacabadas de Kafka, publicada em 1925, após sua morte. No dia em que está completando 30 anos, Josef K. é acordado sob a alegação de que foi acusado e está sendo detido. Qual o crime? Ninguém vê a necessidade de informá-lo. Essa realidade absurda, tipicamente kafkina, vai se estender ao longo do livro enquanto o processo contra K. se desenrola, ou não. Em certos pontos a leitura é bem arrastada, até mesmo claustrofóbica, mas acredito que isso ajuda a compreender a angústia que o protagonista está vivendo.
comentários(0)comente



Rebb.Rocha 24/04/2022

"Alguém deve ter difamado Joseph K., pois que numa linda manhã foi preso sem ter cometido qualquer crime"

Chegou o momento que a leitura ficou um pouco arrastada, e creio que seja a intenção, na tentativa de desconfortar o leitor (q dá certo), mas em mim aconteceu diferente de em Metamorfose, em que o desconforto e a sensação claustrofóbica me instigava a saber o que estava acontecendo, pq aqui algumas vezes eu fiquei apática como o K em certos momentos.

O texto parece estar num movimento de negação constante de si mesmo, de forma que capítulo a capítulo, quando deveríamos ir descobrindo mais coisas, parece que sabemos tanto quanto ou menos que no início. Parece que a história não avança, ela dá um novo elemento, circula em volta dele e não chega em lugar algum, como se p/ esse enredo (e p/ a vida) não houvesse solução (bem Kafkiano)

Todo o estranhamento é fruto dessa atmosfera própria que Kafka cria nos seus escritos, um puro suco de Franz.
comentários(0)comente



Giovanni 24/04/2022

?Alguém certamente havia caluniado Josef K. pois uma manhã ele foi detido sem ter feito mal algum.?

Franz Kafka, que é advogado, põe em xeque o conceito de justiça no Direito, e seu caráter subjetivo fica cada vez mais exposto. A estrutura judicial, a impessoalidade e o totalitarismo do estado e assim como o acesso burocrático à justiça são claramente criticadas claras ao longo da obra. A falta de solidariedade, o individualismo da sociedade também são alvo do autor.
?O Processo? é uma obra que envolve reflexões acerca do aparato judicial, ao autoritarismo do Estado, questões jurídicas, da psicologia e da filosofia.
comentários(0)comente



Eliza.Beth 24/04/2022

A mentira se tornou a ordem mundial
Que leitura perturbadora!
Caótica, claustrofóbica, KAFKANIANA!

Menino Kafka, como o chamo em nossas conversas particulares entre leitor e escritor (hehe), foi genial. Mais ainda levando em consideração que esta é uma obra inacabada.
E com certeza isso contribuiu para o engrandecimento da obra: qual leitor não fica louco da vida quando um capítulo é interrompido do nada e temos que imediatamente ler a continuação? Pois é, em alguns momentos, não temos isso em O Processo. A curiosidade é eterna.

Falar que esse livro é metafórico e tem milhares de interpretações não considero necessário. Quem já se interessou minimamente pelo Kafka já deve ter ouvido isso. Portanto, vou apenas destacar uma das frases que me trouxe a interpretação que mais gosto: ?muitas vezes é melhor estar acorrentado do que livre.?

Tanto se fala em liberdade hoje em dia, mas poucos realmente refletem sobre.
Você pode ser a pessoa mais livre no mundo inteiro, mas no fim do dia, vc ainda está preso a si mesmo. Essa talvez seja a pior das prisões.

E, aproveitando as coincidências da vida, enquanto ainda pensava sobre O Processo, comecei a ler O mito de Sísifo e me deparei com a seguinte frase: ?Começar a pensar é começar a ser atormentado?.

Foi a conclusão que eu precisava: sendo nós seres pensantes, nunca seremos totalmente livres.
Carolina.Gomes 24/04/2022minha estante
Nãoooo!!!! Eu nem li e estava outro dia pensando: a liberdade é uma ilusão. Ninguém é verdadeiramente livre. Kafka é um soco no estômago. Amei a resenha.


Eliza.Beth 24/04/2022minha estante
Bote soco no estômago nisso! Mas eu amo ??
Depois leia Ana, vc vai gostar tbm!


Carolina.Gomes 24/04/2022minha estante
Esse n tem erro. Lerei!


Ana Sá 28/04/2022minha estante
Eliza, você ativou mtas memórias que eu tinha deste livro... A sensação esta mesmo! Baita livro!


Eliza.Beth 30/04/2022minha estante
Que bom, Ana! Esse livro com certeza me marcou, fico feliz de saber que a marcou tbm.




Juju 22/04/2022

Angustiante
Se o intuito era incomodar, Kafka cumpre muito com essa missão. Não acho que consigo criticar a qualidade da obra, mas dizer que gostei das sensações ruins que me causou seria absurdo. Acho que se eu não fosse não teimosa de querer terminar todo livro que começo, teria largado. O que me ajudou a persistir foi a edição primorosa da Antofágica. Me chamou muita atenção as personagens femininas nesse livro, sigo intrigada e certamente buscarei material a respeito.
comentários(0)comente



Monica.Fusco 20/04/2022

O Processo
Leitura bem misteriosa e enigmática. Um livro para pensar em várias mensagens sobre o sistema judiciário e a própria vida.
comentários(0)comente



Heloyse 18/04/2022

Não sei...
Kafka é um clássico, óbvio, com um estilo único de escrita.
Infelizmente, não li essa obra em momento adequado.
A leitura se mostrou arrastada e incomoda, que são marcas registradas do autor, mas não consegui aproveitar como deveria.
Sinto que foi uma boa leitura no momento errado, mas vou procurar materiais auxiliares para melhor entendimento da obra, pois é o tipo de história que vai me fazer pensar nela por muito tempo.
comentários(0)comente



Cristiane 18/04/2022

O Processo
"Alguém certamente havia caluniado Josef K pois uma manhã ele foi detido sem ter feito mal algum."
É possível alguém viver sem ter cometido mal algum? Josef K na manhã do seu trigésimo aniversário é surpreendido com a visita de guardas misteriosos que o detém e comunicam que ele está sofrendo um Processo. Qual acusação? Quem acusa? Qual tribunal? Isto ninguém sabe. Inicialmente Josef K não leva o assunto tão a sério, mas aos poucos ele vai se enredando nesta trama absurda que chega a descuidar de seu trabalho no banco. Ele um alto e prestigiado funcionário do banco. Entre tribunais que são cortiços, advogados que atendem na cama, fóruns que funcionam em porões, sermões na igreja... Parece que todos sabem que Josef K está respondendo um processo (a mulher que aluga o seu quarto, sua prima, seu tio... ) Mas o motivo deste processo e qual tribunal... Ninguém sabe. Este livro apresenta inúmeras camadas: a crítica ao sistema jurídico burocrático, ao nazismo, a dificuldade do autor em se libertar da autoridade sufocadora de seu pai, que o assombra mesmo depois de sua morte, sua relação com o judaísmo.... E muito mais. No entanto para mim a mensagem principal é: todo ser humano, mais dia menos dia amanhecerá e tomará consciência de que não é possível voltar atrás, que somos responsáveis por nossos atos e omissões, que tentar se justificar é perda de tempo e energia.
Está foi a primeira obra deste autor que eu li. Estou abismada... Preciso digeri-la.
comentários(0)comente



Beth 12/04/2022

Infelizmente, não foi uma leitura que me prendeu, já tinha tido contato com Kafka anteriormente e ficado extremamente envolvida com a trama, mas aqui, por muitas vezes, achei o texto cansativo e ficava tão perdida quanto K no meio do processo. Mas é assim mesmo, quem sabe na próxima eu me conecte mais com o texto.
comentários(0)comente



yssa 12/04/2022

Justiça e Burocracias...
Soa pra mim, como uma reflexão sobre como a ignorância te prejudica e como um sistema (talvez) mal estruturado, possa dar abertura para situações ridículas. O protagonista não sabe por que é acusado, não entende a estrutura do tribunal. Como sustentar a sua defesa sem saber de nada? É uma das ficções mais interessantes que já li, e mesmo incompleta, não perde seu impacto psicólogico.
comentários(0)comente



Louise_Moraes 12/04/2022

Não recomendo essa edição
Acho livros antigos lindos, mas não tem condição de ler essa edição da abril
Não sei dizer se é a tradução, mas o texto tem muitos frases sem sentido, mal elaboradas.
A edição da antofágica torna o text muito mais tranquila de ler.
comentários(0)comente



oxyagrion 09/04/2022

amo kafka, amo o tipo de escrita, amo as histórias, amo tudo.
embora, infelizmente, a obra não tenha sido terminada, essa edição da antofágica reune o melhor.
kafka é um dos meus top 10 autores e O Processo é um livro pelo qual tenho muito carinho.
é maluca a narração, a confusão de joseph k., o sentimento de claustrofobia e de que algo não está certo permeiam o livro. e isso é uma das coisas que mais amo.
comentários(0)comente



Zbr 07/04/2022

Simplesmente fenomenal eu grande parte do livro queria saber do que se tratava o processo mas, mais para a frente do livro acabo esquecendo esse sentimento e só seguindo a linearidade -ou a falta dela- da história de K até o capítulo final que é esplendoroso.
comentários(0)comente



1255 encontrados | exibindo 631 a 646
43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR