O Processo (eBook)

O Processo (eBook) Franz Kafka




Resenhas - O Processo


1255 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Otávio Fernando 07/10/2024

Sufocante
Incrível como dá pra sentir a angústia de Joseph em cada página dessa obra prima. Sem dúvidas desperta a curiosidade para ler as demais obras do autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sofia.Melazzo 03/10/2024

Fantástico!
Kafka me lembra o motivo de eu ler e gostar de literatura. Essa obra nos provoca muita angústia, o autor nos transporta para os seus sentimentos.
comentários(0)comente



Victor108 26/09/2024

Confusão de nossa sina jurídica
Vi aqui alguém dizendo que este é um livro "confuso" e de fato o é, não é atoa que seu nome é "O Processo"!
Josef K., um banqueiro, encontra-se certo dia sendo acusado de um crime que ele não cometera. Como e qual é seu crime? Ele não faz ideia, com isso, começa-se um longo e maçante (bote maçante nisso, tive que recomeçar o livro três vezes durante 3 anos para conseguir terminá-lo) processo jurídico com júris, advogados, procuradores e tudo o que se tem direito. Existem por aí pessoas que sabem algo sobre o processo, que conhecem seus minuciosos detalhes, e K. deve esgueirar-se como rato para tentar entender que loucura é essa e fazer algum sentido desse sistema que bate-lhe até a exaustão.

Na verdade, é essa confusão que Kafka busca criticar. Crítica essa tão atual e sempiterna, em especial no nosso sistema brasileiro, em que a maioria das pessoas é ignorante sobre como o direito funciona. Faça um mero exercício de ir à rua e perguntar às pessoas o que é um Habeas Corpus, qual a função do Ministério Público ou qualquer outra pergunta sobre nosso sistema jurídico e você rapidamente entenderá a crítica que Kafka quis tecer.

Nosso sistema é demasiado complexo, nosso povo ignorante, nossos líderes pilantras, e nós acordamos nesse processo, sem saber qual crime cometemos.
comentários(0)comente



Camila.Diasas 26/09/2024

Vertiginoso
A leitura no início é instigante, será que é real ou o personagem está sonhando? Será que é inocente ou extremamente culpado? Será ele um trabalhador tranquilo ou um chefe metido a besta?

O fato é que a leitura de O Processo é vertiginosa!

Sua publicação foi póstuma e a obra estava incompleta, então não espere por finais que façam sentido, já que o autor começou pelo fim.

Essa edição da Companhia das Letras é excelente por seu apêndice, que ajuda muito a compreender o modo de escrita do autor.
comentários(0)comente



Ingrid 25/09/2024

Achei a leitura difícil, a metamorfose foi mais fluída. Senti desconforto inúmeras vezes com as cenas estranhas narradas, onde nada faz muito sentido mas no fim parando pra refletir, existem muitas interpretações mas a que mais me identifiquei foi que a sociedade num todo é um tribunal, somos julgados pela família, colegas de trabalho e pela religião o tempo todo, muitas vezes nem vemos nossos atos como errados mas somos condenados.
comentários(0)comente



Gabriel Farias Martins 23/09/2024

Uma leitura fragmentada
Meu segundo contato com Kafka foi tão estranho quanto o primeiro, porém um pouco menos fluído e mais cansativo
A forma que Kafka descreve os processos e suas estruturas nos causam agonia e desespero.
Até o fim da história não descobrimos o causa do processo movido contra Joseph K e isso só torta toda a situação ainda mais absurda.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mari 20/09/2024

Resolvi reler esse livro onze anos depois e já não lembrava de como a narrativa é confusa!

Embora curta, não é uma leitura fácil, porque a impressão é que a gente está dentro de um sonho (nesse caso, pesadelo), onde tudo é muito esquisito e bizarro.

As mulheres que praticamente se atiram p/ cima do K do nada, a chancelaria e o tribunal que ficam em sótãos de casas comuns, os diálogos demasiadamente longos e que vão do nada a lugar algum, todos esses elementos contribuem para uma sensação de agonia, que é a mesma do personagem que está sendo julgado sem saber o motivo.

Eu gosto muito dessa premissa de conduzir toda uma narrativa sem nunca dizer pelo quê ele está sendo julgado e ainda ter um desfecho arrasador. A experiência da leitura deixa esse gosto amargo na boca.

Uma crítica ao sistema jurídico e toda a burocracia envolvida nos processos que continua atualíssimo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Amanda.Agnini 13/09/2024

Não é à toa que o Kafka é parâmetro quando o assunto é abordar a alienação da sociedade humana, principalmente através de personagens com vidas medíocres. Em "O Processo", ele fez um retrato genial - e, por isso, assustador - dos regimes totalitários que entrariam em ascensão no século XX. A perseguição e o extermínio de pessoas inocentes durante o nazismo e o fascismo estão entremeados no tribunal invisível e inexplicável que persegue e perturba o protagonista, Josef K. Foi minha primeira vez lendo Kafka e preciso dizer que foi uma experiência muito interessante. O vocabulário é acessível e o livro, fácil de ler, mas há vários diálogos tão longos e cansativos que você chega a se perder em alguns momentos durante a história. Mas, no geral, é mais um clássico magnífico que exemplifica por que Franz Kakfa é um dos escritores mais aclamados da história da literatura mundial.
comentários(0)comente



Stephanys27 10/09/2024

Esse é o segundo livro do Kafka que leio e confesso que não gostei tanto.
No livro metamorfose, apesar de ser menor que este, traz muito mais explicações e sentimentos pra história. Neste livro, não há muitas explicações e por vezes eu tinha que reler trechos por não estar prestando atenção, são devaneios de alguém que não compreende o que se passa. Além de tudo o livro é um pouco floreado.
comentários(0)comente



Alexandra153 10/09/2024

Livro interessante sobre como um homem se vê envolvido num processo do qual nada sabe, nem conhece o sistema judicial.
A frustração e a angustia de ver a sua vida condicionada sem ter feito nada nem lhe ser explicado o motivo.
A exploração do absurdo!
comentários(0)comente



vit 07/09/2024

Fácil de ler, mas é bem confuso, já que alguns capítulos estão inacabados.

Enfim, o ponto central o livro é criticar o poder jurídico. Acho que faz mais sentido esse livro quando você já for pelo menos um jovem adulto, que já passou por algum processo público. Eu já presenciei alguns (financiamento, processos trabalhistas, impostos). São processos parecidos, embora não tão absurdos, com o do livro, principalmente no aspecto de estarmos submetidos a uma entidade capaz de nos condenar sem a gente sequer entender o motivo. Toda semana eu descubro alguma nova infração que não fazia ideia que existia e, sinceramente, muitas delas parecem mais uma ação de legítima defesa do que um crime contra a instituição (estado)

Ao fazer um paralelo com a realidade, o livro se torna muito mais interessante, então recomendaria para qualquer um que já passou ou está passando por isso.
comentários(0)comente



1255 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR