spoiler visualizarGabrielMacambira 05/10/2024
No dia do seu trigésimo aniversário Josef é surpreendido ao amanhecer por dois homens, subordinados a um superior, dizendo a ele que estaria detido, devendo permanecer onde estava e posteriormente ir conversar com o inspetor.
Josef um homem de extrema esperteza e de grande inteligência questionou os dois homens, que nada podiam fazer, estavam apenas recebendo ordens, apenas explicaram que Josef estava sendo processado
No contexto atual, podemos considerá-los como oficiais de justiças ou agentes policiais corruptos, arrogantes e sem nenhum conhecimento técnico. Como o Sr. K. morava em uma pensão, todas as manhãs a Senhora Grubach levava seu desjejum, os mesmos se aproveitaram de sua refeição e ainda feriam a dignidade do personagem.
Em alguns instantes, Josef leva seus documentos até eles, que estavam na mesa ao lado do quarto, não obteve êxito, pois eles não queriam ver nada, apenas estavam ali esperando ordens.
O Sr.K. é chamado para ir ver o inspetor, mas para isso, era preciso se vestir com trajes adequados, acatando as ordens se veste como solicitado. Ao chegar no quarto ao lado, onde o inspetor se encontrava, Josef de imediato questiona, o que eu fiz? Porque estou sendo processado? Mas o inspetor arrogante nada lhe explicava, na maioria das vezes dizia que o mesmo estava sendo processado, mas nenhuma prova ou argumentos verídicos eram apresentados ao “acusado”. Entretanto, o inspetor, falou que ele poderia continuar sua vida, trabalhar e fazer suas atividades habituais. Foi o que o personagem fez, foi ao banco trabalhar, com dois supostos guardas que também eram funcionários do banco.
Entretanto, Josef a partir desta manhã a todo tempo tentava entender o motivo que estava sendo acusado, pois sabia que nada tinha feito, era inocente, até no início acredita que seria uma brincadeira dos amigos, mas quando foi ao interrogatório, percebeu sua vida desmoronar, sem ao menos ter uma única explicação.
Contudo, contrata um advogado para lhe auxiliar a desvendar o mistério do seu processo, sendo totalmente inútil, pois o advogado não dava a mínima para seu processo. Então, resolveu procurar sozinho os esclarecimentos do seu processo, foi até o tribunal, e mais decepcionado ficou, pois se tratava de um local sem as mínimas condições de julgar alguém. Esse local, parecia na verdade um labirinto, onde via centenas de pessoas à espera de seu julgamento. E então, percebeu que o seu processo seria apenas mais um que levaria anos para desenrolar.
Assim, Josef percebe que o processo não lhe parecia verdadeiro, os acusadores tinham posturas absurdas e duvidosas, o judiciário era desleal e corrupto. Encontrou-se sem ânimo para prosseguir na luta. O perfil forte e determinado visto no início aos poucos foi se exterminando, o psicológico do bancário ficou tão arruinado, que o mesmo pediu para ser morto, colocando fim a um processo injustiçado e ao seu sofrimento.
Por Eliana Schirmann