Biblioteca literal 06/06/2021
Triste e também fortalecedor
[Resenha] O o dever e a paixão
Gilmara Machado
@livrosdagilmara
Romance de época/ Drama
292 páginas
?O dever a paixão falou sobre Manoela, filha única, em uma família onde todos casavam com pessoas próximas para não perder o sobrenome da família.
Manoela acaba, por conta disso sendo prometida a seu primo Francisco, filho do Marquês de Queluz, de quem é amiga desde a infância. Porém, Francisco nutre uma paixão por Cecília, e Manoela conhece Matheus, o futuro Duque de Piratini.
?A escrita da autora já me encantou em Como Seduzir Um Cavalheiro, e agora, encantou mais. Mesmo sendo um livro de época, a leitura é tranquila, e não deixa de ser romântica e envolvente.
?Os personagens foram bem interessantes. Essa história envolve muita gente! Gostei de Manoela, mas meu favorito é Francisco.
?Manoela é delicada, tímida e responsável. Sinto ela amadurecer durante a leitura. Francisco é engraçado, leve e muito fofo. Um homem sem masculinidade frágil, daqueles que não se vê em livros de época! Matheus não me agradou, não gosto de homens imaturos ? mas fiquei feliz com o final dele. No fim o importante é a felicidade de cada um.
?A história me pegou de surpresa, não esperava por nada que aconteceu depois da página 100. Fiquei muito triste, e cheguei a lacrimejar em uma ou duas cenas. É impossível não se emocionar. Ficou bem íntimo, então me sentia a própria Manoela. Conseguia saber como ela ia reagir a tudo, como uma amiga íntima. E com uma escrita leve. Eu não sei como a autora conseguiu ?.
?Acabei de ler esse, e já quero o próximo da autora. Não consigo sobreviver sem um livro de época.