O dever e a paixão

O dever e a paixão Gilmara Machado




Resenhas - O dever e a paixão


24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Marcia Pimentel 28/09/2022

Muito boa a história. Me apaixonei pela Manoela e pelo Francisco. Sofri junto com a Manoela. Fiquei com raiva da Manoela em relação a filha. Mas que bom que tudo ficou bem. Fiquei feliz que ela superou sua tristeza e foi atrás de sua felicidade.
comentários(0)comente



Van Siqueira 28/08/2020

Resenha | O Dever e a Paixão de Gilmara Machado
Foram tantas emoções sentidas neste livro que senti uma enorme dificuldade de colocar tudo em palavras.

Trata-se de um romance de época ambientado no Brasil, e pra mim foi novidade porque até hoje só tinha lido romances de época com cenários estrangeiros. Tudo começa com um casamento arranjado. Manoela e Francisco estão prometidos um ao outro, pois segundo a tradição da família eles devem casar entre eles mesmos para garantir que os títulos e as riquezas permaneçam na própria família. Isso vem acontecendo há anos e não seria agora que eles mudariam. Mesmo que o casal envolvido não tivesse qualquer amor ou atração um pelo outro, a tradição deveria ser seguida.

Para Manoela é difícil pensar que deverá se casar com seu primo, pois sinceramente ela não imagina como poderia vir a amá-lo ou até mesmo constituir uma família com ele, porque oras ele é seu primo. Apesar de todo receio que carrega em seu coração, a lealdade para com sua família é imprescindível, e casar com seu primo é seu dever como parte daquela família. Uma moça ingênua que pouco sabe da vida em si, e muito menos de uma vida matrimonial. Próximo da data de seu casamento, ela encontra com um desconhecido, Matheus, que a toca de um jeito ousado e como ninguém jamais ousou tocar, um homem que está disposto a tudo para conquistá-la, e que balança seu mundo de um jeito que a deixa desconcertada.

Por outro lado, temos Francisco. Ah, Francisco. Admito que não torci por ele desde o início do livro, para você ver como a autora nos presenteou com inúmeras surpresas ao longo desta deliciosa leitura. Francisco é apaixonante, um verdadeiro cavalheiro, sempre preocupado com o bem estar de todos e principalmente com Manoela, sua prima. Ele também sofria pelo casamento imposto a eles, pois estava apaixonado por outra dama, que roubava seus sonhos e o deixava nas nuvens. Porém, também muito leal a família, logo tratou de abrir mão de seu coração, e seguir com os planos traçados para ele. Volto a dizer, o Francisco era um homem de muito caráter, completamente apaixonante.

Um casamento que tem tudo para ser como os outros anteriores, infeliz, sem amor, um casamento somente visando a procriação e nada mais, eles seriam capazes de transformar em algo a mais?

E a partir daí, a autora consegue nos surpreender ainda mais. Quando pensamos que a história vai tomar um rumo, ela vai por um caminho diferente. Não é possível prever o que acontecerá. Quando achamos que os personagens seguirão por um caminho, algo inesperado acontece nos deixando sem chão, e pensando em como a autora foi ousada e corajosa em escrever essa estória.

Tive um misto de sentimentos com a leitura deste livro. Chorei e não foi pouco não, foram rios de lágrimas. Me emocionei diversas vezes com cada rumo que um personagem tomava.

A construção dos personagens foi muito bem feita. Vemos uma Manoela ingênua, inocente, sem visão de mundo, que se transforma ao longo do livro em uma mulher forte, que não leva desaforo pra casa. Francisco me conquistou tanto ao longo das páginas com seu jeito atencioso, dedicado e apaixonante. É o homem perfeito. Matheus me conquistou de primeiro momento por sua ousadia, sua garra em ir atrás daquilo que ele queria. Um homem determinado que sabe o que quer e não mede esforços para conseguir.

Um triângulo amoroso (digamos assim) onde você ama todos e fica super dividido, com o coração apertado.

Tive vontade de devorar esse livro para saber logo o desfecho. Amei cada capítulo.

Sobre a autora, ela tem um dom lindo de escrever estórias que tocam nosso coração. Recomendo muito a leitura deste livro, ele reserva fortes emoções.

site: https://leituraseriada.wordpress.com/2020/08/25/resenha-o-dever-e-a-paixao-de-gilmara-machado/
comentários(0)comente



Bruna.Caroline 01/03/2021

Simplesmente apaixonante
Eu amei

Francisco está no meu coração...

(...) Quantas vezes uma pessoa poderia morrer por dentro e ainda continuar viva? (...) não sabia como, mas tinha que mudar aquela situação. Ela tinha que continuar. Mesmo que não fosse por ela, iria continuar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruna.Caroline 12/06/2022

Esse livro é maravilhoso!!
Foi várias emoções diferente em cada página.
Amei as personagens.
Gilmara Machado arrasa sempre.
comentários(0)comente



Girl_lovebook 12/05/2022

Suspiros ???
Comecei a leitura com um dedinho do pé atrás, porque não gosto de romances com triângulos amorosos, mas qual não foi minha surpresa em constatar que não tinha como não me apaixonar pelos três. Francisco, Manoela e Matheus são perfeitos em suas imperfeições, conquistaram cada pedacinho do meu coração.

Chorei, sorri, torci por cada um deles. Senti um pouquinho de raiva de algum? Senti, apesar dos pesares, acabamos por escolher um lado não é mesmo? Mas isso só me incentivou a ler mais, e mergulhar na estória para saber o que enfim, aconteceria.

Um dramance de apertar o coração,  de fazer sentir orgulho do crescimento da Manoela e da sua sabedoria. Um enredo envolvente, de fluidez ímpar, que faz nos apaixonarmos, divertirmos, e amar cada página lida.
comentários(0)comente



Evy 19/05/2022

Minha opinião:

O livro se inicia destacando o noivado entre famílias, isso fez com que tudo ficasse mais interresante ao meu ver, mostrando e dando curiosidades sobre os personagens e me deixando entretida na história.

?Plot:

Ao longo da leitura, a história me revelou um plot twist que eu não esperava, me deixando EXTREMAMENTE CHOCADA (surtei com a autora kkkk) e daí foi só bomba com toda a revelação do momento.

?Personagens:

Manoela, Francisco e Matheus são personagens únicos e extraordinários.
Manoela e Francisco me encantaram muito com a vontade de se autodescobrir juntos, fazendo com que eu me apaixonasse por eles, e o Matheus me surpreendeu pelo fato de ser um personagem persistente em seus objetivos e decisões.

? Escrita e porquê 4 e não 5 estrelas

Ao meu ver a história poderia ir em outro rumo, fazendo com que ao longo disso desencadeasse novos assuntos e momentos. Pelo jeito que a historia foi depois da grande revelação, me fez não gostar de um personagem e assim eu fiquei sem gostar do rumo da história, mostrando um final que não gostei. A Gil tem uma escrita muito leve, que faz você amar a leitura e acabar rápido, fazendo com que tudo fluía e você queira continuações.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Gilmara.Vieira 22/07/2020minha estante
Adorei sua opinião!!!! Muito obrigada por conhecer esses personagens e pela sua opinião sincera. Adorei!




Tuca 11/12/2020

Entre dois sentimentos, entre dois homens, é assim que o dilema de Manuela inicia essa história. De casamento marcado com o primo Francisco, ela conhece o sedutor Matheus que fica completamente enfeitiçado pela jovem. Ela não ama Francisco como um homem, mas como um amigo, porém seu senso de obrigação parece ser muito maior que um encantamento momentâneo.

Francisco era o dever, e dele ela conseguia extrair o amor, o respeito, a boa convivência da família. Agora, paixão... paixão tinha outro nome para Manoela. Da sua escolha é possível ver sua honradez, ao mesmo tempo ela tinha uma estranha tendência de repetir os mesmos erros e de se tornar tão absorta em si mesma que isso a fazia egoísta e me levava a querer sacudi-la. Sua teimosia e uma ampla dificuldade de enxergar o que estava a sua frente poderiam ter sido mais fáceis de lidar se tivessem sido suavizados, mas sua jornada talvez seja muito difícil de ser “julgada” para quem nunca sentiu sua dor.

Essa parece ser duas histórias em uma, quase como se Manoela vivesse duas vidas. Um romance de época que se passa no Brasil, bastante descritivo (às vezes um pouco demais) com uma dinâmica de construção mais lenta, e dois homens que não poderiam ser mais opostos. Francisco , sereno;e Matheus, o libertino impulsivo.

Eu consegui me apaixonar pelos dois. Esse talvez seja não só o dilema de Manoela, mas das leitoras quando imersas nessa história, e o que torna a trajetória dessa mocinha difícil e preciosa ao mesmo tempo. É um romance para quem gosta dos enredos com mais drama, e com caminhos menos comuns aos romances de épocas tradicionais.


site: IG: https://www.instagram.com/tracinhadelivros/
comentários(0)comente



LuKütter 27/09/2022

Um romance com uma reflexão de vida
Achei a história tocante, com ensinamentos sobre escolhas, amor, prioridades e viver. Escolha a vida sempre; escolha ser feliz!!!!
comentários(0)comente



Jael 30/05/2022

Dever e paixão ??
O que será que pode resultar de uma história como esta que mistura amizade, amor e dor?

Resulta em uma história maravilhosa onde vivenciamos o amor florescer e ir embora. Você começa o livro torcendo por Matheus e acaba amando o Francisco. Você torce pra que Manoela seja feliz e fica com raiva dos acontecimentos. Em um momento você está esperançosa e em outro em lágrimas.

Confesso que este foi o primeiro livro da Gilmara que me fez chorar. O PLOT desde livro é INCRÍVEL e surpreendente!
Não li em ordem, então, aqui temos o início da família Calmon. Família que amo e que sou apaixonada. Os gêmeos mais lindos do Brasil haha

Neste livro você gosta dos personagens, até daqueles que tentam causar uma intriga haha. Todos sem exceção são bem trabalhados e alguns que aparecem aqui tem sua história contada no spin off do livro.

Recomendo demais essa leitura! Esse livro encanta e emociona. Juro que deixa feliz também.
comentários(0)comente



Maria Anna Martins 02/07/2020

E-book cedido em parceria com a autora.
.
Fácil de ler e envolvente, terminei a leitura de "O Dever e a Paixão" em menos de 2 dias. O livro de @livrosdagilmara realmente segura o leitor.
.
A primeira parte do livro é muito boa: a protagonista cativa e seu parceiro também. O desenrolar é uma delícia, e, apesar de alguns machismos (infelizmente comuns a época em que o livro se passa), você é rapidamente cativado pelo casal, que vai lhe envolvendo e se torna impossível não torcer a favor.
.
Ah e tem uma reviravolta ótima, aplaudi a coragem da autora e ao mesmo tempo chorei por sua decisão. Não vou dar spoilers, mas foi uma reviravolta realmente incomum para esse gênero.
.
Apesar da leitura leve, agradável e da surpresa, também há pontos negativos no livro de Gilmara: do meio para o final, me decepcionei com o desenrolar. Um dos personagens que recebe destaque nessa segunda parte, se mostra um babaca, pelo menos para essa leitora, conquistando a mocinha através de artimanhas que me levam a achar que ele não tem respeito por ela.
.
A mocinha também se mostra confusa e inconsistente. Por um lado, decide algo, e depois parece inventar motivos para não ser feliz, passando a impressão que a autora só tentou estender a história.
.
Também senti falta de mais referências ao Brasil, já que foi ambientado por aqui, queria um pouco mais de nossas diferenças para a cultura inglesa. O livro parece se passar lá e não no nosso país, o que não seria um problema: ambiente na Inglaterra então, e não no Brasil ou nos mostre o que há de diferente por aqui.
.
Além disso, há muitos erros de digitação, pelo menos, no arquivo que recebi. Nada que interfira demais na leitura e que uma revisão não resolva.
.
Enfim, a escrita é realmente envolvente e gostei da leitura, mesmo que no meio para o fim não tenha me agradado. Quero ler outros livros da autora.

site: https://www.instagram.com/p/B_yO84YDGqZ/
Gilmara.Vieira 22/07/2020minha estante
Sou apaixonada por essa resenha!!!!




Luiza 21/09/2023

Perfeito
Que leitura foi essa!? Gente sem palavras, só leiam e cuidado com alguns comentários, pois contém spoiler. Comecei sem esperar muito, mas valeu demais a leitura, favoritei, primeiro contato com a autora e tô apaixonada, foi tudo perfeito. Me apaixonei por cada mocinho.??
comentários(0)comente



AlechandraClio 14/11/2022

Manuela, Francisco e Matheus
Não era para ser um triangulo amoroso, mesmo com circunstancias adversas, a vida deu dois destinos, caminhos com aceitação, alegrias, tristezas, decepções, dever, paixão e amor. Manuela é forte e teve a sua vida metodicamente detalhada por escolhas de outras pessoas. O dever em obedecer a família, a quem foi ensinada que escolhas sensatas geram uma vida e seguro aos bens de gerações.

Mais a caminhos que levam a conhecer alguém que te faz sonhar e mergulhar em um futuro que se pode ser escolhido por si mesma. Matheus não buscava por ela, não tinha como objetivo encontrar a sua outra metade. Um homem persistente, intenso, obstinado e que se torna fiel, pelo menos nos sentimentos, por uma mulher.

Francisco é um sonho de personagem, cheio de vida e alegrias, mesmo tendo uma vida controlada pelas escolhas de seu pai. Um homem empreendedor que deseja provar ser capaz.

A história tem um Plot twist que me acabou, quase desistir de leitura. Fui até o fim e não me arrependi pela escolha. A vida tem ciclos que podem embaralhar com outros e depois seguir em um novo caminho. A felicidade dura conforme você deseja que permaneça em seu coração.

Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR