Laura 09/09/2020
Resenha: O garoto invisível - Felipe Barenco
?Foi mágico imaginar que, ali, ainda não havia rótulos ou pré-conceitos sobre quem eu era. Apesar de tudo, eu queria continuar sendo o Gabriel. Ansioso e sofrendo por antecipação. Sempre fui o mesmo, só aprendi a confiar mais em mim.?
Um livro infantil que nos traz grandes ensinamentos a respeito de nós mesmo, sobre nos aceitarmos como somos, a jornada em busca de descobrirmos nossa própria identidade, o medo que sentimos em relação ao novo, ao desconhecido!
Acho esse tema super importante de ser abordado com as crianças, pré-adolescentes e até mesmo com os jovens, porque é algo que eles vão acabar passando querendo ou não e vai ser cada um no seu próprio tempo, tem pessoas que amadurem cedo e outras mais tarde e tá tudo bem! E essa busca para descobrirmos quem realmente somos não é algo fácil, é um período cheio de incertezas e o livro conseguiu retratar bem isso!
O autor fez um trabalho incrível, apesar da história em si ser bem simples (o que faz toda diferença) e curta, ela passa a mensagem que foi proposta da melhor maneira possível, mostra claramente todas essas questões, que é pra criança realmente conseguir captar e entender a mensagem o ensinamento presente ali ( o que é objetivo da obra).
Com essa obra, o Felipe Barenco mostra que não precisa ser um livro gigante e com uma história complexa para passar um grande recado, ou pra realmente transmitir uma lição tão importante e útil para a vida!
Pra mim, sem dúvida nenhuma a melhor parte da obra foi essa simplicidade, principalmente na construção do protagonista, isso faz você se identificar e se conectar completamente com o personagem, que considerando o objetivo da obra é algo de extrema importância. O truque dele de usar o humor é outro ponto importantíssimos, porque você se diverte enquanto lê e se torna uma leitura leve, fluida, quando você vai ver o livro já terminou e você fica com aquela sensação de prazer, de alegria por ter lido e acompanhado um pouco da história do Gabriel!
Queria deixar aqui o meu elogio também ao Estúdio Pandora pelas ilustrações maravilhosas que esse livro tem, porque realmente ficaram incríveis, uma mais linda que a outra!