Prof. Kennedy 30/01/2022
Excelente porta de entrada para o assunto
Recentemente terminei de ler esse livro sobre psicologia, e agora acredito ser o melhor livro para aqueles que nunca entraram em contato com o estudo da psicologia.
Ele serve muito bem para preparar o terreno daqueles que futuramente pretendem se aprofundar nessa ciência. Assim como, para despertar o interesse naqueles que não veem relevância nesse campo de estudo. Apesar do texto ser antigo (publicado em 1991) ele possui uma linguagem muito simples, mesmo quando aborda diretamente o assunto de forma ciêntifica, e é relativamente curto, possui só 104 páginas.
O livro em si aborda a psicologia de uma perspectiva histórica, ele vai citando todas as transformações da sociedade a partir do século XIX do ponto de vista político, social e filosófico que culminaram nas primeiras escolas da qual se discutia a psicologia. A psicologia até então era tratada só como uma sub-área da fisiologia e extremamente dependente de outras ciências como a sociologia e filosofia por exemplo. Até o momento em que houve uma virada de chave na forma de que os pesquisadores tratavam a psicologia. O livro chega a abordar as primeiras escolas ou correntes de psicologia, como a psicologia Gestalt e a behavorista de Skinner, que apesar de atualmente não ter tanta relevância, foi fundamental para estabelecer a psicologia como ciência.