G.A.F 21/06/2021
Saí mais burro do que já era
Um dos maiores problemas da história é a falta de aproveitamento dos personagens, são vazios, sem carisma, misturando isso com a escrita antiquada torna o livro um grande balde de água fria.
Acho o conceito de ensinar matemática com historinhas curtas bem interessante, mas na prática não funcionou pra mim. Ao decorrer dos capítulos parece que estamos andando em círculos, toda história tem a mesma forma sem algo de novo, com exceção dos últimos capítulos que o escritor perdeu a mão enchendo o livro de fábulas e lendas que só estavam ali para encher linguiça, nem a temática de matemática seguia.
Sei que é um livro de contos e não precisa ter um aprofundamento ou plot enorme e elaborado por trás, porém os capítulos seguem uma linha cronológica, prova disso são os capítulos 14 e 15, e 21 e 22, dando abertura para uma evolução de personagem que nunca ocorreu. O próprio narrador personagem está ali apenas para seguir o Beremiz, não sabemos nada sobre ele. O meu capitulo favorito foi o cinco onde descobrimos mais sobre o Beremiz, porém de resto os capítulos se tornam fracos e entediantes em um certo ponto.
Gostei da experiência de sair da minha bolha e zona de conforto literária, vou aderir os ensinamentos sobre prática e esforço, e as dicas de cálculos em minha vida. Esse livro trouxe sim uma carga a mais de conhecimento, porém não é um livro que eu pretenda reler daqui a alguns anos.