O Homem Que Calculava

O Homem Que Calculava Malba Tahan
Malba Tahan




Resenhas - O Homem Que Calculava


385 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Camille 17/11/2024

Sobre "O homem que calculava"
Ter a oportunidade de reler essa incrível obra é algo magnífico. Minha história com a matemática nos últimos anos tem se intensificado e poder ter acesso a este livro desperta ainda mais minha criança interior, curiosa sobre como funciona o mundo.
comentários(0)comente



RaquelLimaaaa 16/11/2024

Cl4ss1c0.
Um clássico do professor Júlio César de Melo e Souza, pseudônimo Malba Tahan.
Para todas as idades. Obra pra ser lida e relida.

"o progresso de um povo se acha ligado ao desenvolvimento dos estudos matemáticos. No Universo tudo é número e medida. A Unidade, símbolo do Criador, é o princípio de todas as coisas, que não existem senão em virtude das imutáveis proporções e relações numéricas. Todos os grandes enigmas da vida podem ser reduzidos a simples combinações de elementos variáveis ou constantes, conhecidos ou incógnitos."

"Quando o matemático efetua seus cálculos, ou procura novas relações entre os números, não busca a verdade para fins utilitários. Cultivar a ciência pela utilidade prática, imediata, é desvirtuar a alma da própria ciência!"

Recomendo.
comentários(0)comente



Giugyd 11/11/2024

O Homem que Calculava
Eu gostei do livro, demorei um pouco para ler e em alguns momentos a leitura tinha sido um tanto quanto confusa e cansativa, mas é uma boa obra. O final me surpreendeu bastante, e o que eu consegui entender das partes matemáticas me deixaram impressionada!
comentários(0)comente



Beatriz 09/11/2024

Bom, mas não é o tipo que gosto muito.
Li esse livro para um trabalho da escola. A professora que escolheu esse livro para a turma.
Basicamente, ele conta e explica, como o Homem que Calculava fez os cálculos durante a viagem que estava fazendo.
As pessoas que tinham problemas matemáticos e não conseguiam resolver (alguns ficaram sem resposta por anos até ele chegar), pediam para ele e ele resolvia com muita facilidade.

Dependendo do seu gosto de leitura, você vai gostar. Para mim, as últimas páginas são as melhores.
Ele é bom para trabalhar em sala de aula. Tanto é que foi uma parceria entre meu professor de matemática e minha professora de português kkkk.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Miguelittos 26/10/2024

O livro conta a história de um viajante que estava andando pelo os desertos da Pérsia,então ele encontrou um homem que começou a falar numeros aleatórios e o viajante se impressionou então o homem que calculava decidiu viajar com ele.
Eu acho um PESSIMO LIVRO, POIS ELE FOCA MAIS NA HISTÓRIA DO PRESENTE E MENOS NA HISTÓRIA DO HOMEM QUE CALCULAVA,
MEU DEUS ESSE LIVRO É MUITO RUIM NÃO LEIAM???????????????
comentários(0)comente



Ibn.Al-Ahlam 15/10/2024

A matemática como verdade absoluta na natureza das coisas
Quando Tande-Maiá, o narrador, encontra O Homem que Calculava, Samir Beremiz, uma linda, divertida, curiosa e reflexiva estória se inicia. Com Tande-Maiá e outros que presenciaram a genialidade de Beremiz, acompanhamos suas façanhas, resolvendo problemas que, aparentemente, seriam irresolutos, problemas que necessitam um raciocínio puramente matemático... conhecemos um pouco da história. E, ademais, o que ainda mais me agrada: a cultura oriental. Foi lá onde a matemática, dentre outras ciências, foram alavancadas consideravelmente. Temos, por exemplo, o "nascimento" do 0 (zero) na Índia.

"O Homem que Calculava" é, com certeza, um elogio à Matemática. Vê como é um incrível essa ciência: desde antes de o universo se expandir e antes do surgimento de diversos sistemas solares, a matemática já estava ali, a geometria já poderia ser vista, se fosse o caso, em todos os lugares... Antes de conceituá-la nós humanos, ela já era uma verdade absoluta. É como se a matemática fosse uma prova de um mundo metafísico: ela invade, sem pedir, a arte, a música... O entendimento da natureza matemática é, por si, uma prova incontestável de que o ser humano pode ir muito além. Só não será possível porque estamos adiantando a nossa extinção.

"É preciso que o professor se esforce no sentido de dar um caráter concreto aos problemas que apresenta aos estudantes."
A. Huisman

Essa obra de Malba Tahan (Júlio César de Mello e Souza [para quem não sabe, ele era brasileiro e utilizava pseudônimo]) foi importantíssima para a reflexão de como se ensina matemática nas escolas e além delas. Geralmente, são utilizados, nos exercícios, problemas com narrativas irreais, distorcidas da vida real, o que torna o ensino da ciência maçante e, por vezes, de difícil compreensão. Dessa forma, o autor insere em sua obra problemas que se encaixam no que realmente acontece ou pode acontecer, onde Beremiz resolve com uma lógica dos deuses, o que torna a obra incrivelmente divertida e de fácil entendimento quanto à resolução das questões matemáticas.
Peter.Molina 15/10/2024minha estante
Esse livro é muito bom! Excelente resenha!


Ibn.Al-Ahlam 15/10/2024minha estante
Amei demais o livro, Peter. E muito obrigado!




Quéren 13/10/2024

O Homem que Calculava, de Malba Tahan, é um romance que combina matemática e aventura. A história acompanha Beremiz Samir, um talentoso matemático árabe que viaja pelo Oriente, resolvendo problemas matemáticos e desafios que encontra pelo caminho.
comentários(0)comente



@ALeituradeHoje 05/10/2024

Experiência Incrível
Mais um livro lido em dupla com minha filha. E ela ficou deliciada com todas as histórias de números. Foi um prazer indescritível toda essa grande experiência.
comentários(0)comente



lucas 27/09/2024

O Homem que Calculava é um ótimo livro com temática matemática. À medida que o livro avança, a pausa para resolver o problema antes da resposta do homem que calculava se tornou natural. Vale a leitura. Para os professores, é uma ótima opção para leitura em aula.
comentários(0)comente



Marcos.Leilson 25/09/2024

Muito bom
Em O Homem que Calculava acompanhamos a história de Beremiz Samir, um matemático persa que resolve diversos problemas usando a matemática. A narrativa acompanha suas aventuras ao lado do amigo narrador, enquanto solucionam questões intrigantes, como divisão de heranças, desafios lógicos e situações cotidianas. O livro mistura ficção com ensinamentos matemáticos, mostrando a beleza da lógica e do raciocínio.
comentários(0)comente



Renata 22/09/2024

Obra-prima
Delicioso, divertido e educativo, esse livro é uma obra-prima da literatura nacional.
Um professor de matemática brasileiro que criou um personagem completo chamado Malba Tahan que escreve histórias engenhosas.
Precisamos rever nossos heróis!
comentários(0)comente



Maick 08/09/2024

O homem que calculava
A história é muito interessante ,vc aprende a desvendar os mistérios da matemática ,e a vivência entre os personagens .
Leria outra vez ? Sinceramente não !
Mas marquei bastante algumas passagens significativas para futuras pesquisas.
Salã leitores !
comentários(0)comente



Maria 06/09/2024

O homem que calculava
O homem que calculava trás em seus problemas criativos e divertidos muitos conhecimentos matemáticos que mostram o quanto esse mundo é incrível e maravilhoso. A cada dia eu me apaixono mais pelo excepcional universo da matemática!!????
comentários(0)comente



DiogoSpolador 03/09/2024

Pra quem gosta de Matemática
Foi uma experiência única, especialmente para alguém que gosta de matemática. Se você se interessa por números e desafios lógicos, este livro vai te prender do começo ao fim. Desafios esses que podem ser assuntos em rodas de conversas com amigos e familiares. Além da cultura árabe abordada no livro. Realmente uma leitura muito legal.
comentários(0)comente



385 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR