Ibn.Al-Ahlam 15/10/2024
A matemática como verdade absoluta na natureza das coisas
Quando Tande-Maiá, o narrador, encontra O Homem que Calculava, Samir Beremiz, uma linda, divertida, curiosa e reflexiva estória se inicia. Com Tande-Maiá e outros que presenciaram a genialidade de Beremiz, acompanhamos suas façanhas, resolvendo problemas que, aparentemente, seriam irresolutos, problemas que necessitam um raciocínio puramente matemático... conhecemos um pouco da história. E, ademais, o que ainda mais me agrada: a cultura oriental. Foi lá onde a matemática, dentre outras ciências, foram alavancadas consideravelmente. Temos, por exemplo, o "nascimento" do 0 (zero) na Índia.
"O Homem que Calculava" é, com certeza, um elogio à Matemática. Vê como é um incrível essa ciência: desde antes de o universo se expandir e antes do surgimento de diversos sistemas solares, a matemática já estava ali, a geometria já poderia ser vista, se fosse o caso, em todos os lugares... Antes de conceituá-la nós humanos, ela já era uma verdade absoluta. É como se a matemática fosse uma prova de um mundo metafísico: ela invade, sem pedir, a arte, a música... O entendimento da natureza matemática é, por si, uma prova incontestável de que o ser humano pode ir muito além. Só não será possível porque estamos adiantando a nossa extinção.
"É preciso que o professor se esforce no sentido de dar um caráter concreto aos problemas que apresenta aos estudantes."
A. Huisman
Essa obra de Malba Tahan (Júlio César de Mello e Souza [para quem não sabe, ele era brasileiro e utilizava pseudônimo]) foi importantíssima para a reflexão de como se ensina matemática nas escolas e além delas. Geralmente, são utilizados, nos exercícios, problemas com narrativas irreais, distorcidas da vida real, o que torna o ensino da ciência maçante e, por vezes, de difícil compreensão. Dessa forma, o autor insere em sua obra problemas que se encaixam no que realmente acontece ou pode acontecer, onde Beremiz resolve com uma lógica dos deuses, o que torna a obra incrivelmente divertida e de fácil entendimento quanto à resolução das questões matemáticas.