A Lei

A Lei Frédéric Bastiat




Resenhas - A Lei


182 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


JewweSchaffer 13/11/2024

As leis de hoje contrariam o significado da palavra "Lei"
Li a versão aonde há anotações extras mostrando semelhanças atuais com esse livro que tem mais de 100 anos, demonstrando que praticamente tudo que Bastiat fala ocorreu na pratica no futuro. Livro que além de ser muito didático faz seu tempo passar sem você perceber, única critica que dou para essa versão seria a capa apelativa mas da para entender o por que fazerem isso, gosto muito da maneira como o autor traz a natureza humana a tona fazendo escritores ou filósofos de esquerda se contradizerem sozinhos
comentários(0)comente



Victor.Macene 02/11/2024

ótimo livro, leitura mais que obrigatória para qualquer um que queira ter noção de economia, sociedade e estado.
Autor era economista da linhagem libertaria, é conhecido por lidar muito bem com seus escritos, de forma que faz seus leitores entenderem facilmente o que ele quer dizer, linha após linha.

No que tange ao assunto do livro, ele se trata da indagação sobre qual o papel do estado para com os indivíduos, e retrata o que acontece com sociedades nas quais os burocratas tem seus objetivos bem sucedidos, onde seus governados segundo o autor se tornam "espoliados" ao se submeterem a leis injustas que ultrapassam seus objetivos.
Bastiát em A Lei, também critica constantemente regimes socialistas, nos quais criam leis injustas e desnecessárias, constantemente e desenfreadamente, e que as usam falso para beneficio próprio e para o próprio crescimento em detrimento da sociedade produtora de riquezas.

Para manter uma sociedade produtiva, em constante progresso e livre de conflitos.
Bastiát diz que apenas três aspectos deveriam ser protegidos por leis, são eles:
A proteção dos direitos naturais à vida;
à liberdade;
e à propriedade que nos foram dados por Deus.

comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



_.Alleeh._ 26/10/2024

A Lei é um livro que todo cidadão deveria ler por uma razão simples: é necessário entender como as leis funcionam e como podem ser prejudiciais mesmo quando respaldadas por intenções boas e legítimas. E isso não se restringe àqueles que querem se tornar legisladores ou que já o são, mas também àqueles que precisam escolher bem quem exercerá tal função. É preciso entender a diferença entre medidas populistas e políticas públicas realmente necessárias. No livro, Bastiat ressalta que as leis devem servir exclusivamente para mediar questões em que a liberdade, a propriedade privada ou a vida precisem de proteção.
comentários(0)comente



fernandocarreiro 04/09/2024

O que é a lei?
Neste livro nos deparamos com conceitos muito claro do que é lei e do que não é lei. E também coisas que aparentemente são leis quando na verdade são apenas instrumentos do mais insano subterfúgio dos propósitos da Lei..
comentários(0)comente



Maria.anamariaprof 20/08/2024

Leia sabendo que é um livro fraco em conceitos....
Eu sei o propósito do livro é sabia quando comprei. Ele é um panfleto. A edição têm várias paginas porque têm muitas imagens. Certos conceitos são tratados de modo bem raso, são achismos que podem, em certas circunstâncias, se aproximar de nossa realidade.

Achei a edição bem fraca. Cheia de má formatação. As folhas ocidaram muito rápido e, sinceramente, não gostei das notas do tradutor. Entendo a proposta, mas não aproveitei tanto. Acredito que me atrapalhou na leitura.
comentários(0)comente



giiabd. 14/08/2024

1850
A Lei, de Frédéric Bastiat explica certos motivos de "por que a esquerda não funciona?".
Desde quando toquei no livro, percebi que não viria boa coisa...me interesso por política, sim, mas um livro escrito por um economista, principalmente antes mesmo do século XX, não viria muita coisa boa.
Em alguns parágrafos tem argumentos que podia perceber que foi escrito bem antigamente, como ele rebaixando as mulheres em algumas partes, além de defender a humanidade passiva.
Não concordei com suas ideias, por isso uma nota tão baixa.
comentários(0)comente



Indra 01/07/2024

Muito incrível como o Bestiat escreveu esse livro 1850 e pode ainda ser tão atual. Fazia tempo que eu não lia algo tão estimulante!

A dica que eu dou pra entender melhor o livro é simultâneo a leitura assistir aos vídeos da playlist da leitura comentada desse livro no canal "ideias radicais". Muito bom, muito completo??
Ópera 03/07/2024minha estante
Por nada :)
Cuidado com o anarcocapitalismo.


Indra 04/07/2024minha estante
Nar, como já disse, não curto ideologias.


Jolly 16/09/2024minha estante
você pode ate não gostar de 'ideologia', mas neutro nem sabonete de bebe!

E se você acha que você é neutro perante qualquer ideologia, sinto lhe dizer que você esta no ponto mais alto da ideologia dominante de sua epoca, pois a ideologia dominante na historia sempre foi a ideologia da classe dominante, a mesma que possui controle sobre os aparatos ideologicos (tv, radio, plataformas, internet etc)

Não tem como você não ter 'ideologia' você é moldado pela sociedade, se você é punk , você aprendeu a ser punk, alguem te ensinou e foi ensinado, seus gostos não foi você que criou, seu estilo, suas roupas, suas bandas ou grupos, não foi você que criou, você ja nasceu num tempo historico!

somos alienados por aquilos que nos move!




Julia 19/06/2024

Bastiat nos faz refletir sobre muitas coisas nesse livro. A estrutura econômica do mundo, a filantropia forçada (por meio dos impostos) e tantos outros pontos!

Leitura um pouco massiva e indicaria lerem As Seis Lições (Mises) antes de entrar a fundo neste livro
comentários(0)comente



Katiana.Almeida 26/05/2024

Ta vamos lá...
Esse livro é bem fácil de ler, o que me surpreendeu muito, pq politica não é minha tematica preferida, mas como me deram esse livro, fui ler... Ele é cheio de imagens e citações que ajudam o autor a construir a sua justificativa do pq a esquerda não funciona, é uma leitura interessante, esclarece algumas coisas, porém não é um livro profundo, não acho que ele seja capaz de mudar as convicções de alguém, mas se vc tem interesse vai te ajudar a compreender melhor o assunto... Agora quero achar um do pq a direita nao funciona, pra poder entender todos os lados ????
comentários(0)comente



Lucas 26/05/2024

Excelente
Livro curtinho, de fácil entendimento para iniciar no mundo do pensamento liberal. Com muitas ideias falando principalmente do por que que nunca haverá chance da esquerda funcionar. Assuntos sobre leis, sobre governo, eleições, propriedade, filantropia, caridade, e é claro sobre a principal tese do livro que é a liberdade. Recomendo muito a leitura.
comentários(0)comente



And.Faq 21/05/2024

?A lei se tornou instrumento de toda ganância?
Qualquer um que encontre um livro liberal escrito por um francês, fará uma ligação aos eventos ocorridos em 1789 que mudaram os rumos da civilização humana.
Em A Lei, Bastiat tenta em poucas páginas, demonstrar o perder da lei, levantar a reflexão dos limites entre a imposição estatal e as liberdades do indivíduo. Ele também faz críticas ao modo que tal instrumento passou a ser utilizado pelo ser humano. ?As pessoas não querem apenas que a lei seja justa; elas também querem que ela seja filantrópica. Não basta que ela garanta ao cuidado o exercício livre e inofensivo de suas faculdades aplicado ao seu desenvolvimento físico, intelectual e moral; É necessário que espalhe o bem-estar, instrução e moralidade diretamente sobre a nação. Este é o lado sedutor do Socialismo.?
Para ele, a Lei é a justiça, mas passa a ser utilizada para garantir um inchaço do Estado e estrapola sua função.
comentários(0)comente



Gabriel Schorr 16/05/2024

A Lei é uma obra incrível!
Em poucas páginas, Bastiat traz diversas argumentações e perspectivas sobre as leis, a sociedade como um todo e, sobretudo, sobre a liberdade!
comentários(0)comente



kath.stolze 30/04/2024

Cada atrocidade que a gente lê pq ganhou de presente
Livro tosco. fica atrás mesmo pra época que foi escrito.
sinceramente, você, (des)querido defensor do liberalismo radical pode ler coisa melhor em pleno 2024.
livro panfletário chulo, sem pesquisa, que se baseia em achismos (de onde bastiat tirou essa definição de comunismo/socialismo?).
pra ele socialismo é que as leis regulametem nossa sociedade (educação, relações sociais etc.) então até os EUA é socialista? pq as leis regulamentam toda a vida social da sociedade. ah ta.
não, o melhor desse livro é ele fazer uma analogia de que Deus criou nossos sentidos pra funcionar perfeitamente sem precisar de intervenção. aí ele diz, se Deus fez isso com nosso corpo, então na sociedade é do mesmo jeito. tudo vai ficar perfeito em algum momento, pq é assim que as coisas funcionam.
ta bom calabreso
comentários(0)comente



Glauber 18/04/2024

Opinião
Excelente livro introdutório para quem quer conhecer as ideias do liberalismo. O Bastiat ao longo do livro cita diversos autores e suas visões sobre a liberdade, a propriedade e a vida. Confesso que terei que relê mais a frente quando tiver um pouco mais de bagagem sobre o assunto.
comentários(0)comente



182 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR