Bia Franzoi 31/12/2023
Não recomendo, nem para crianças
Minha expectativa era grande, pelo que vi sobre o livro e suas avaliações.
Achei que a personagem entraria na livraria, exploraria aquele local de uma forma interessante e viveria aventuras. Não foi bem assim.
O livro é muito simples, logo no começo percebi que eu não era o público ideal. Parece ser bem infantil. Até aí tudo bem, não considero isso um motivo para achar um livro ruim.
Porém, tendo terminado de ler, acredito que o livro não seria bom nem para crianças. Apesar de a história ser legal e ter algumas coisas interessantes, há alguns pontos que me decepcionaram bastante.
O pior deles é a resolução da história, que ensina que, com pensamento positivo, tudo dá certo. Ainda menciona Física Quântica de uma forma totalmente deturpada e pseudocientífica.
Isso, para mim, apagou as poucas coisas boas do livro, uma delas sendo a menção a autores nacionais. Se bem que até nisso, foi uma decepção, pois tendo tantos autores nacionais a serem mencionados, a autora escolheu destacar Monteiro Lobato...
O maior ponto positivo do livro é a tentativa de incentivar as crianças a se interessarem pelo mundo da literatura, mas até nisso, vejo que o que pode acontecer é o efeito contrário, já que a personagem fica o tempo todo preocupada em sair da livraria, pois, se passar muito tempo, sua mãe pode já estar muito velha (!!!).
Resumindo, apesar de parecer ter uma boa intenção, a execução não foi boa e acredito que devem existir livros melhores para crianças, que incentivem melhor o hábito da leitura e não endossem ideias tortas, como esse.