Vitor 29/03/2024
Excelente para iniciantes no marxismo
Friedrich Engels, já na sua reta final de vida, e após o falecimento de seu grande amigo Karl Marx, escreve esta obra quase que como uma síntese do que entendia como "Socialismo Científico".
Ele começa fazendo uma análise dos utópicos do final do século XVIII, comentando sobre suas obras e a importância delas pra construção de um pensamento futuro.
Em seguida, ele paira sobre a dialética hegeliana e sobre seu idealismo. Comenta sua obra e a de seus predecessores. Tudo isso pra trazer ao leitor a noção de materialismo.
Em seguida, Engels mescla ambas as ideias, a partir do que chama de "Materialismo Histórico-Dialético" e fala sobre as contradições da sociedade burguesa atual e o avanço inexorável do capitalismo sobre a vida do proletariado. Nesse sentido, aborda temas como os antagonismos de classe, as particularidades da sociedade burguesa capitalista em relação às anteriores, e termina sua pequena obra quase que como incitando os oprimidos ao levante para a tomada dos meios de produção como forma de encerrar com as mazelas da sociedade de classes, do trabalho assalariado, do Estado (que para ele serve como ferramenta utilizada para a manutenção da classe dominante no poder) e da apropriação do trabalho e da produção por parte dos capitalistas.
Vale a leitura! Sobretudo para quem possui interesse em ingressar nos estudos sobre os autores marxistas.