Luisa 23/05/2021
Neste livro, Engels - dentre muitas outras coisas - descreve de forma nítida, a função da burguesia (os ricos detentores dos meios de produção, das grandes fábricas).
Ao meu ver, ela não serve pra absolutamente NADA a não ser enriquecer às custas do trabalho do proletariado - eu e você, trabalhadores comuns.
Precisamos urgentemente acordar dessa alienação propositadamente imposta (aqui cito um vídeo importantíssimo chamado Adorno e a Indústria da Cultura, no canal Tempero Drag) e perceber que sem nós, essa roda do capitalismo - que já nasceu torta - NÃO GIRA.
No final do livro, Engels volta fazendo um resumo em tópicos dos principais pontos discutidos nos livros: Explica como era a forma de trabalho na sociedade medieval, mostra como se deu (socialmente) a Revolução Capitalista e por último, traz o Socialismo Científico como expressão teórica do movimento proletário.
É um livro bem interessante pra entender as origens sociais desse sistema brutal que vivemos.
É preciso conhecer, estudar, se indignar e passar raiva. Pra só assim a gente criar força pra mudar algo. Não é fácil, mas é NECESSÁRIO.