elle.wf 28/10/2024
Esqueça sobre a imagem do Frankenstein dos filmes, uma leitura dramática e sombria
Que surpresa foi esse livro, Frankenstein é de longe o que crescemos ouvindo que ele seja.
A historia começa a ser contada via uma carta de um marinheiro, onde ele revela a sua irma as desventuras contadas por um homem, Victor Frankenstein.
Victor é jovem cientista que durante anos de estudos e experiencias tinha o propósito de criar vida, e vida ele criou. Mesmo sendo de sua própria criação, ele sente repulsa pela deformidade e tamanho de sua criatura, uma forma monstruosa e a deixa escapar, a abandona.
O ponto de vista passa a ser da criatura (que é chamada pelo sobrenome de seu criador). A crueldade nunca foi parte de Frankenstein, mas sim foi desenvolvida vivendo em sociedade.
Sua parte narrada para mim foi a mais interessante, Mary escreveu cada detalhe dele descobrindo a vida, o que é ter sentimentos, se sentir abandonado e desejar amor e acolhimento, descobrir como se alimentar e fazer fogo para se esquentar.
Frankenstein sabe que sua forma é diferente dos seres humanos, mas a deseja de bom coração fazer parte deles, porem ele foi visto e recebido como um monstro maldoso, e isso mudou tudo.
Victor ate reconhece sua culpa, mas nao sabe lidar com a consequência de seus atos. Junto de seu orgulho, ele parte para uma batalha de vingança junto com a criatura.
"Lembre-se: o que estou recordando não é a visão de um louco. O que afirmo é tão verdadeiro quanto o sol que brilha no céu".
"Seria eu então um monstro, uma mancha sobre a terra, de qual todos os homens fugiam e que todos repudiavam?"