@aprendilendo_ 25/07/2021
Resenha de Frankenstein
Com a grande ambição de vencer a morte, Victor Frankenstein, um jovem estudante, consegue o feito de, a partir de pedaços de pessoas falecidas, dar vida a um ser. No entanto, pela aparência horrenda de sua invenção, o criador acaba por abandonar a criatura e deixá-la sozinha no mundo, sem qualquer auxílio. A partir disso, tem-se o início de uma história de rancor e vingança entre os protagonistas da obra. Frankenstein, escrito por Mary Shelley e publicado em 1817, é considerado o grande romance gótico de todos os tempos e a primeira narrativa de ficção científica, sendo, até os dias de hoje, uma grande inspiração em histórias de todo o mundo.
De início, com uma narrativa em terceira pessoa, acompanhamos a história por meio de Robert Walton, explorador, o qual, durante uma viagem, acaba por encontrar Victor à beira da morte. Nesse sentido, tem-se o prosseguir de uma escrita meticulosa acerca dos acontecimentos e sentimentos dos personagens, a qual pode dar a sensação de uma contextualização devagar e desnecessária. No entanto, tal característica detalhista acaba por auxiliar na profundidade das atitudes dos indivíduos, bem como em destrinchar a mudança de suas personalidades no decorrer do tempo. Como consequência, apesar de o livro apresentar-se, em um primeiro momento, como um terror, há aqui, muito mais, um romance dramático acerca da solidão e das ambições do ser humano.
Em um segundo momento, sobre o desenrolar do enredo, há uma boa estrutura narrativa, na qual é demonstrado todo o caminho dos protagonistas, tanto de Victor, quanto da “criatura”. Nesse contexto, a história realmente consegue prender o leitor e gerar curiosidade acerca das consequências das atitudes de cada um dos sujeitos, bem como, de certa forma, surpreende pelos eventos decorrentes de certas atitudes, os quais ocorrem no tempo certo. Dessa forma, a história entrega todos os pontos de uma narrativa concisa e bem desenvolvida, enquanto gera bons momentos de reflexão existencialista.
“Frankenstein” é um livro intrigante e muito bem escrito, o qual desenvolve uma trama fortemente reflexiva e marcante no decorrer de suas páginas.
Nota: 9,2
Instagram: @aprendilendo_