Helder 14/08/2022Uma homenagem a quem respira livros!Juliette é a Garota Que Lê no Metrô.
Toda manhã ela pega as mesmas linhas de metrô para chegar ao seu trabalho numa imobiliária.
Ali ela lê seus livros, mas também repara em outros passageiros que sempre estão naqueles vagões. Alguns lendo e muitos somente reclamando da vida.
Um dia, ao sair do metrô na direção do trabalho ela decide pegar uma outra rua e ali encontra um portão de uma casa entreaberto, sendo segurado por um livro.
Mas como assim alguém coloca um livro para segurar um portão? Por que não usar uma pedra?
Inconformada com o ato, ela decide “salvar” este livro de seu destino cruel, e é nesta casa que conhece a pequena Zaide, que mora ali com seu pai Soliman, ambos iranianos e vivendo em Paris.
Porém, logo ela descobre que, longe de maltratar livros, Soliman conta a Juliette que sua função é divulgar a literatura, fazendo com que os livros cheguem aonde eles querem chegar, pois livros escolhem seus donos.
Soliman tinha montado um sistema de livro viajante, onde deixava livros em diversos locais e , dentro destes, colocava o endereço de um site, pedindo que a pessoa que o encontrasse, lesse-o, o enviasse para outra pessoa e atualizasse o site com a sua experiencia de leitura, criando assim a história daquele livro.
Para mim isso já era uma ideia genial, mas para Soliman isso não funcionava direito, pois as vezes os livros ficavam parados no lugar sem que as pessoas os pegassem, então ele decidiu criar seu grupo de Mensageiros, pessoas sensíveis cuja função era reconhecer a pessoa ideal para cada livro e fazer uma entrega em mãos, pois existem livros certos para cada pessoa, e os livros sabem disso.
Logo Juliette embarca nesta e sai a procura de donos para os livros, ação que acaba mudando a vida de muitas pessoas e a dela principalmente.
Inesquecível a cena de Rebecca, de Daphne de Maurier, ajudando a vender o apartamento com a banheira vintage!
Este livro é uma linda homenagem a literatura e para quem gosta de ler e ter livros. Impossível não se ver representado em alguma ação descrita por aqui.
É também uma obra cheia de citações, então prepare-se para terminar a leitura com mais uma enorme lista de novas leituras.
Por fim, recomendo este livro para todos aqueles que se emocionam lendo e vivendo no meio de livros.
Este livro foi escrito por alguém igual a nós!
Para ler com marca texto!