Fabinho.Nopi 15/12/2020
Organização do Trabalho Intelectual
É com imenso prazer que apresento a minha avaliação desse livro, traduzido e disponibilizado pela, minha queridíssima, Editora Kírion, no dia 29 de julho de 2020. Obra que foi publicada, originalmente, no início do Século XX, mais precisamente em 1919, pelo autor Paul Chavigny.
Trata-se de uma criação atemporal?!
Digamos que 40% dessa produção não resistiram às mudanças tecnológicas. Mas nada impede uma mente, com o mínimo de sapiência, de abstrair ou adaptar os métodos apresentados para a nossa realidade. Além, é claro, de servir como base histórica de como as informações eram organizadas pelos eruditos daquela época.
O livro aborda métodos de como podemos administrar os conhecimentos adquiridos no dia-a-dia de forma prática, para que eles sejam acessados sempre que necessário.
Como sabemos, nossa memória é infiel e por um simples descuido ou negligência podemos perder conceitos, reflexões etc por não sabermos organizá-los. Além disso, Chavigny fomenta a curiosidade do espírito, estimulando nosso ser a criar uma “obra com objetivo” e “ideia única”.
Agora, seria idiotice minha pretender essa obra a qualquer indivíduo, por melhor que ela seja. Infelizmente, com os baixos índices de leitura do Brasil é difícil encontrar seres que ambicionem o trabalho intelectual. Caso você seja esse tipo de pessoa, pode adquirir a obra e desfrutar de uma agradável leitura reflexiva. Melhor, como é de orientação do próprio autor, ensine os métodos da propedêutica aos jovens, ajude-os a assimilá-los, ou seja, prepare esses indivíduos para receber um ensino mais completo.