Minha vida de rata

Minha vida de rata Joyce Carol Oates




Resenhas - Minha vida de rata


245 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Erika 04/12/2020

Rata
"Minha vida de rata" foi o livro escolhido pela TAG Curadoria do mês de outubro e gostei muito do livro.
Violet vem de uma família disfuncional e desajustada. Seus irmãos, os valentões Jerome Jr e Lionel sempre se safaram de alguns crimes. Mas quando eles matam um rapaz negro da escola , Violet não consegue manter o segredo por muito tempo e ,atormentada, acaba dedurando os irmãos que posteriormente serão julgados e penalizados com muitos anos de cadeia pela frente.
Na família de Violet a mãe e o pai tentam encobrir tudo para defender os filhos. E ela sendo irmã, e tendo entregado eles, eles acabam excluindo-a da família. Sua vida agora será de rata: repudiada pela família apenas aos 12 anos de idade, sendo mandada embora de casa, tentando se ajustar à nova realidade na casa de uma tia Violet vai crescendo sem nunca desistir de juntar os fragmentos que sobraram de sua antiga vida. E essa tentativa é como um espelho quebrado. Onde você cola os pedaços e ele nunca mais volta a ser como era antes.
O livro é melancólico e triste em muitas partes e toca em questões como racismo, rejeição, estupro e abusos. Tem partes pesadas e indigestas. Me incomodou o fato de a protagonista sempre dizer " fiz isso, mas talvez tenha feito aquilo", "disse isso, mas não sei se disse isso mesmo" ao longo da narrativa é algo irritante que traz dúvidas ao leitor a todo instante.
O livro é bem real pelo fato de às vezes vermos mesmo tanta inversão de valores. Onde o certo passa a ser o errado e vice - versa. Não entendi por quê Violet teve que passar por toda essa pressão. Levar uma vida escondida, sem ter feito nada de mau a ninguém. Nada de bom acontece na vida dessa menina. Só privações, maldade e humilhações em torno dela.
No geral, gostei da obra. Muito bem ambientada e bem escrita.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jana Dantas 08/01/2021

"Pois nos braços de um homem você nunca está tranquila"

Um livro que trata da opressão que as mulheres sofrem: culpada, mesmo sendo vítima, responsável por todos os problemas ao seu redor. Violet Rue é exilada da família, da cidade onde mora, abusada, teve sua infância roubada. Tudo isso como resultado da masculinidade tóxica, do machismo de cada dia.
comentários(0)comente



jeansimei 30/12/2020

Bolo solado/embatumado. Fuja!
Autora se vale de uma miscelânea de excelentes ingredientes na construção de sua obra, tendo, porém, errado a mão.
Congrega empoderamento feminino, assassinato, questões raciais, abuso sexual, relacionamento abusivo. No afã de dar ao leitor tudo que a literatura moderna exalta e festeja, acaba por entregar uma péssima obra, como que narrada em monocórdio.
A personagem é absolutamente linear. Nos 13 anos em que a história se desenrola, não muda, em nada não se altera, as experiências vividas não alteraram em nada sua percepção da realidade.
É espectadora da própria vida. Uma sucessão de fatos experimentados, sem juízo de valor. É quase uma obra fantástica, pois a personagem está morta por dentro. . Alguns pontos da história são iniciados e simplesmente esquecidos no meio da trama, dando a impressão de um trabalho açodado, concluído às pressas.
A cereja do bolo vem com a falta de revisão. Os erros de grafia e de português vêm em quantidades colossais.
Fuja desta obra. Não perca seu tempo.

?
comentários(0)comente



Carla.Martins 27/04/2021

Leitura provocativa e por isso mesmo envolvente. Cenas fortes e realistas sobre o racismo e a hipocrisia da família branca.
comentários(0)comente



Simone 18/04/2021

A família ou a justiça? o que é mais importante>
Violet vem de uma família disfuncional e desestruturada. Seus irmãos, brancos e valentões Jerome jr. e Lionel estão sempre metidos em confusões e sempre se safaram de alguns crimes. Mas quando os dois, num ato de atrocidade, mata um rapaz negro da escola à pauladas usando um taco de beisebol , Violet não consegue manter o segredo que a família tanto tenta encobrir por muito tempo e , atormentada com isso, acaba dedurando os irmãos que posteriormente acabam sendo julgados e condenados com muitos anos de cadeia pela frente.
comentários(0)comente



Nayara 27/04/2021

Minha vida de rata
Violet é expulsa da sua família aos 12 anos de idade. Dividido em três partes, este livro conta três fases da vida da narradora.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nath 17/02/2021

Dei 4,5 pelo fato de achar que o final poderia ser mais bem elaborado, falando mais do que iria acontecer com a Violet dali em diante, mas fora isso é um livro mto bom. Essa é uma história que te prende do início ao fim, fazendo tu se colocar no lugar da personagem e sofrendo muito com ela. É um livro com partes bem fortes, confesso que houve momentos que fiquei paralisada com o horror que aconteceu com essa guria, mas foi um livro mto bom, e muito bem escrito com uma narrativa incrível. Recomendo muito.
comentários(0)comente



Marina.Gasperotto 03/02/2021

Sofrimento
Um livro que envolve relações familiares, racismo, abusos psicológicos e sexuais, e uma protagonista que sofre do início ao fim. Como tem toda essa carga de sofrimento levei um tempo para terminar a leitura, mas recomendo!
comentários(0)comente



frani 21/08/2021

O título é literal.
O livro aborda assuntos pesados esmiuçando-os, te coloca diante da situação, vivendo aquilo, o que pode não ser muito agradável se você se considera uma pessoa mais sensível.

A vida dessa menina é tão sofrida, que se eu pudesse a teria protegido de todo o mal antes mesmo de o 'tumulto' começar. Quando as coisas parecem melhorar, novas surpresas...
O rumo que a história tomou realmente me surpreendeu e no final das contas amei a escrita, me adaptei a ela.
Tudo o que acontece é marcante e te deixa sedento por saber o que virá a seguir.

Enfim, é uma leitura que vale a pena (isso não quer dizer que você não vai passar raiva, porque vai e muito!!!).
(eu diria que +18)
comentários(0)comente



Mi 15/01/2021

Minha vida de rata
“Minha vida de rata”, de Joyce Carol Oates, nos convida a acompanhar a jornada de Violet depois de ser expulsa de sua família e comunidade. Livro cheio de gatilhos: racismo, machismo, abusos de tantas formas, inclusive, sexual. O que esse livro me deixou de mais válido foi uma pontinha de esperança na humanidade. O modo como a Violet, menina branca, sentiu a morte de um negro, vítima de racismo (mesmo convivendo com o racismo dentro de casa), me levou a crer que nem sempre somos totalmente influenciados pelas crenças e preconceitos do meio em que somos criados (e, claro, podemos pagar um preço por isso).

Postado originalmente em @ascomplexas. Escrito por @mimaciell

site: https://www.instagram.com/p/CH0Dz1fD9Lx/?utm_source=ig_web_copy_link
comentários(0)comente



Josana.Baltazar 17/10/2020

Intenso, dá o que pensar, culpa algo entranhado em nós, gostei muito
comentários(0)comente



Laura.Ferreira 14/10/2020

Um livro forte, áspero. Racismo, machismo, misoginia, abuso sexual, religiosidade hipócrita, tudo passou a fazer parte da vida de Violet de uma forma que ela mesma criava memórias paralelas para enfrentar a dor do abandono e o desejo de um dia ser amada...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



245 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR