spoiler visualizarVicky 12/03/2021
O paradoxo entre dito e não dito
Esta obra de Oates foi a primeira com a qual tive contato, através da tradução de Luisa Geisler para a curadoria da TAG. O prefácio é certeiro: em alguns momentos, pode ser preciso parar para respirar, embora este possa ser um conselho facilmente ignorado. A atmosfera rarefeita criada pela autora conduz a uma série de crises, motivadas por questões que são centrais para a narrativa que circunda a trágica e violenta morte de Hadrian Johnson, um jovem colegial negro, assassinado brutalmente por quatro garotos brancos da mesma escola em um crime de ódio.
De maneira que pode ser considerada paradoxal, a visão de Violet Rue, irmã de dois dos assassinos e narradora, se entrelaça com uma série de outras vozes, que surgem em sua vida a partir de seu exílio familiar: Estas vozes aparecem na narrativa, são parte da forma como Violet se vê e de como ela crê ser vista pelos outros. É também como ela desejaria que as coisas fossem, caso tivesse a oportunidade de procurar redenção através da fala. O falar e não falar estão em torno desta personagem em grande parte da história: Lula, que sequer permite explicações de Violet a respeito de sua amizade com Geraldine; Jêrome pai, figura de autoridade incontestável; o professor de matemática, racista e pedófilo. São todas figuras que muito dizem, enquanto Violet se permite apenas ouvir e (res)significar, o que por vezes suscita debates sobre temáticas como o racismo, a violência contra a qual a mulher deve lutar diariamente no ambiente doméstico e de trabalho e a perda total da possibilidade de redenção, em um sistema que não prevê ressocializações reais, já que o próprio sistema está permeado de corrupções e preconceitos.
A história é de fato forte e Oates dá conta de mudar a discussão da problemática micro para a macro em uma linha de diferença.
Salvo alguns erros de digitação, que provavelmente não foram percebidos pela revisão editorial, o material como um todo é lindo, o que se dá em muito pela qualidade da arte gráfica.