spoiler visualizarLeticia 15/03/2023
Esperava bem menos, mas é realmente impossível uma história que tem o baz ser ruim
**spoiler alert** 4.5
Essa foi uma história controversa pra muitos, o que me deixou interessada para olhar os reviews depois do término da leitura. Um ou outro motivo eu já imaginava que seriam fonte de reclamação, mas nenhum deles me incomodou e eu direi aqui o porquê.
1. falta de romance - quando comecei a ler já percebi que as pessoas não iriam gostar do fato de que Simon e Baz não estavam sendo boiolas como sempre. no entanto, crises. em. relacionamentos. acontecem. todos os personagens mudaram bastante depois de saírem de watford (ou depois que entraram para a vida adulta, vocês decidem a forma de encarar), logo suas formas de se relacionarem também mudaram, isso é perfeitamente normal, mesmo que ninguém goste e que todos queriam de volta os beijos escondidos e as declarações sussurradas, às vezes essas situações são necessárias para o desenvolvimento e crescimento dos personagens;
2. descaracterização - vi pessoas falando que os personagens não estavam agindo como eles mesmos, e realmente não estavam. porém, é impossível ignorar seus motivos para isso. penélope passa o livro inteiro *deseperada*, ela foi incrivelmente abalada pela sua própria crise no namoro e (quase que em segundo plano no início, na minha opinião) pelo sumiço da agatha (no meu ponto de vista, ela só queria ir ver o "namorado", pressentiu que não ia dar bom e queria companhia, logo: vamos visitar nossa amiga desertora), ainda mais depois do término, ela perdeu todas as estribeiras. penny tbm estava amadurecendo e percebendo que o mundo não gira ao seu redor (e que, na verdade, não só isso, mas ela que sempre esteve orbitando Simon e por isso ela era tão "invencível") e que ela precisa aprender a lidar melhor com as pessoas, inteligência lógica e inteligência emocional são bem diferentes k. o simon está claramente em uma crise depressiva, depois de perder os poderes, mal come, mal bebe água, mal sai do sofá, quanto mais de casa, nem falar com o baz ele fala!! sentimentos de inutilidade e desânimo tomam conta. ele. precisa. de. ajuda. e baz está no meio do caminho entre seguir sua vida nova e feliz e se deixar afundar junto com snow, ele quer simon com ele na alegria, mas não sabe como ajudá-lo a sair daquele torpor. ele tenta, de novo e de novo, mas não sabe mais o que fazer e tbm está desesperado (à sua própria maneira descolada e poderosa) pelo medo de perder seu homem-drago. na verdade está todo mundo desesperado, não tem um personagem que esteja bem da cabeça (inclusive o Shepard, aquele lá tá totalmente fodido, quero saber que maldição foi essa pra ele tratar a própria vida como uma roleta russa de graça)
3. cansei de escrever e tá grande demais já, ninguém vai ler. mas só pra finalizar, lamento informar que concordo com o último motivo: enredo apressado - realmente acho q a rainbow poderia sim ter descrito melhor as cenas (tanto as boas quanto as ruins), em vários momentos tive que voltar e reler cenas, pois elas haviam passado tão rápido que mal consegui registrar ou entender, e por isso retirei meia estrela
por isso e por que eu dei cinco estrelas para o primeiro, que é melhor que esse, independentemente do quanto eu defenda wayward son, carry on continua sendo meu preferido (a baitolagem me venceu)