Lorrane 21/04/2024
Esse livro tem muitas camadas e é maravilhoso poder passar por cada uma, não teve um momento em que fiquei entediada! Me prendeu do começo ao fim.
Começa com Tom gostando de Cassandra instantaneamente e achando isso um risco, e foi nesse momento que fiquei com raiva dele! Tom ficou quatro meses lutando contra os próprios sentimentos e eu não entendia o porquê de tanta resistência. No decorrer, ele foi se permitindo! E é nesse momento que percebi que Tom é iniciante.
Gostei de saber mais sobre Cassandra, ela foi a que teve menos visibilidade na série! Era mais Kathleen, Pandora, West... Cassandra é dona de uma bondade, amor, empatia, paciência... Que me impressionou muito, ela teve o cuidado de esperar Tom entender os próprios sentimentos! Sem forçar, sempre valorizando as pequenas atitudes dele, que para Tom eram difíceis de demonstrar.
Cassandra e Tom escolheram amar Bazzle, e isso foi incrível "? Bazzle não pode passar o resto da vida sendo grato por ter só o mínimo, dizendo "Ora, é melhor do que um barraco infestado de ratos"." Ter feito Tom enxergar que ele estava repetindo a infância dele em outra criança, ter falado com ternura, mas em nenhum momento falto repreensão! E foi nesse momento que conheci mais um pedaço da infância infeliz de Tom, é horrível ter um menino cercado de adultos irresponsáveis, tendo que se criar sozinho, e mesmo assim sendo grato pelo mínimo.
Agora vamos falar da megera Lady Berwick? Essa mulher não foi útil em momento nenhum! Casou Kathleen com Theo, que além das agressões verbais, era explosivo e usou a força com ela.
Já Helen e Winterborne não bastando o casamento, ela iria arruína a vida de uma criança, graças à persistência Winterborne ela não conseguiu.
No de Penelope, deu tudo certo porque ela não tinha expectativas em relação a um casamento para Pandora e estava ocupada demais, enchendo o saco da Cassandra.
Já com Cassandra, estava dando grande apoio à relação dela com Lorde Lambert. Depois de ele ter sido o grande babaca que era, o Pai dele (Ripon) foi lá e falou cinquenta centavos de baboseira e a velha já estava cogitando em empurrar Cassandra para Ripon! E eu nem vou me dar o trabalho de falar do desastre que foi o casamento das filhas daquela velha.