Marcelo 16/09/2021
Resenha publicada no Booksgram @cellobooks
Maria Homem, conhecida psicanalista brasileira, nos apresenta estas reflexões sobre os impactos emocionais que a Pandemia da COVID-19 causou na população
Fomos todos pegos de surpresa e muitos dos nossos comportamentos tiveram que ser adaptados para a nova realidade: passamos a conviver mais com nossos familiares, alguns se separaram, outros decidiram se juntar e viver juntos. Mudaram as formas de trabalho, estudo e convivência com os amigos. O luto esteve mais presente e o medo do desconhecido passou a ser realidade diária. Muitos outros temas são abordados neste livro.
Em minha opinião, o livro é bem fraco, no sentido de ser óbvio, com muitos clichês e até uma certa romantização da pandemia.
Além disso, sente-se a oscilação do estilo literário em seus diferentes capítulos: começa de forma meio poética, passa para uma análise mais rasa e direta e retoma ao final meio com uma linguagem misteriosa, incerta e inconclusiva.
De fato, esperava mais deste livro. Esperava de fato algumas análises do ponto de vista psicanalítico, e não apenas divagações soltas sobre a pandemia e as incertezas do momento.