Lupa da Alma

Lupa da Alma Maria Homem




Resenhas - Lupa da Alma


24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Maria Bia 20/02/2023

Blé
"de tudo resta um resto"
foi o que me restou deste livro.
tive uma certa dificuldade em comentar a leitura pela forma que ela é escrito, muito denso na maior parte.
As duas estrelas foi pelo final que supera o resto meio blé.
comentários(0)comente



Kelle Patricia 21/03/2021

Do micro ao macro
De fato a pandemia tirou muitos véus, deu zoom em muitas emoções, sentimentos, questões sociais, revelando-as, ampliando -as. Maria homem faz uma análise psicanalítica, sociológica e histórica do sujeito passando pelo micro (o privado, o íntimo, o Eu, o individual), ao macro (o público, o Outro, o coletivo). Ela coloca uma lupa em espiral nas relações humanas, todas elas, e como somos atravessados por elas, como as significamos e lidamos com o luto imaginário ou não, a ansiedade, a depressão, as compulsões, as fobias, as manias durante a pandemia.
comentários(0)comente



Denise.Marreiros 27/04/2021

Começou muito bem, estava bastante empolgada, mas caiu muito rápido nas obviedades,no lugar comum. Pena!

" Janela é lugar de onde se olha. E se você fica olhando muito, sempre vai ter mais uma vizinha ou uma intriga interessante para observar e assim você vai passar décadas com o umbigo na mesma janela. E não vai ter aquele rompante definidor, aquele momento de precipitação que te faz levantar do sofá e abrir a porta. Uma porta não espera muito. Aliás, não há muitas portas em nosso caminho, ainda mais abertas, para serem efetivamente atravessadas."
comentários(0)comente



Japa 29/11/2020

Maria homem sempre incrível na sua fala e em seu modo de refletir sobre diversas questões. Uma leitura curta, mas cheia de insights sobre a vida durante e pós pandemia.
comentários(0)comente



Nathalie.Murcia 09/01/2021

Necessário
Livro curto, e muito esclarecedor. A autora, psicanalista, analisa criticamente os efeitos da quarentena no campo pessoal e externo, assim como as reverberações na forma de se comunicar com os demais (plataformas de reunião em tempo real e as "lives" reinaram em absoluto). A pandemia, apesar dos efeitos negativos por todos conhecidos (isolamento, depressão, pânico, enfado), nos proporcionou uma oportunidade inédita para uma reflexão íntima, assim como fortificou laços ou os arrefeceu de vez. Não foi à toa que os números de divórcios e casos de violência doméstica aumentaram durante esses meses de confinamento. Além de estar 24 horas com as pessoas do âmbito mais próximo, nos obrigou a conviver com nosso próprio eu, o que pode ser algo aterrador.

Outrossim, a forma de relacionamento humano, considerada na sua macrototalidade, não pode ser desconsiderada, haja vista que os efeitos de cadeia progridem em uma velocidade vertiginosa em razão da modernidade, tal como ocorreu com a disseminação do vírus, que se alastrou rapidamente por todos os continentes e países. O mesmo raciocínio se aplica às "fake news" e à enxurrada de informações contraproducentes veiculadas sem base científica
comentários(0)comente



RosanaMiyata 18/10/2022

Gostei da leitura. Aborda várias facetas da nossa vida e como estas foram modificadas pelo coranavírus.
comentários(0)comente



Ju 13/05/2021

Lupa da Alma
Sabe aqueles livros que você está quase terminando e fica enrolando pra não acabar? Comprei esse livro em pdf há um tempo e confesso que tinha um certo medinho de lê-lo. Já acompanhava a MH dos vídeos e da Casa do Saber. O medo se dava pelo fato de apesar de estar vivendo uma louca pandemia, ele me obrigava a encarar isso. Ela, sempre brilhante, além de esclarecer em como a pandemia te afeta enormemente, te acolhe e te lembra que você é humano e mortal. Não posso falar de Maria Homem e não lembrar de Contardo Caligaris. são algumas das mentes brilhantes da psicanálise lacaniana da atualidade. A obra de CC é eterna.
comentários(0)comente



Marcelo 16/09/2021

Resenha publicada no Booksgram @cellobooks
Maria Homem, conhecida psicanalista brasileira, nos apresenta estas reflexões sobre os impactos emocionais que a Pandemia da COVID-19 causou na população

Fomos todos pegos de surpresa e muitos dos nossos comportamentos tiveram que ser adaptados para a nova realidade: passamos a conviver mais com nossos familiares, alguns se separaram, outros decidiram se juntar e viver juntos. Mudaram as formas de trabalho, estudo e convivência com os amigos. O luto esteve mais presente e o medo do desconhecido passou a ser realidade diária. Muitos outros temas são abordados neste livro.

Em minha opinião, o livro é bem fraco, no sentido de ser óbvio, com muitos clichês e até uma certa romantização da pandemia.

Além disso, sente-se a oscilação do estilo literário em seus diferentes capítulos: começa de forma meio poética, passa para uma análise mais rasa e direta e retoma ao final meio com uma linguagem misteriosa, incerta e inconclusiva.

De fato, esperava mais deste livro. Esperava de fato algumas análises do ponto de vista psicanalítico, e não apenas divagações soltas sobre a pandemia e as incertezas do momento.
comentários(0)comente



Raoni Pereira 02/02/2021

Trauma, luto e resignificação
Maria Homem neste livro curto, porém cirúrgico nos guia em diversas provocações sobre os efeitos da pandemia do coletivo ao individual, do trauma ao luto, as resignificações.
comentários(0)comente



marcio.chiara 07/02/2021

Livro para ruminar ideias
Excelente livro!

Abre uma porta para reflexões sobre o contexto da pandemia, do ponto de vista psicológico, em 7 capítulos.

Aborda o indivíduo, relações familiares, sociedades e afins.

Cada capítulo pode ser extrapolado para o contexto do leitor, gerando ótimos reflexões e insights.

Livro curto (80 páginas) que recomendo a todos que querem filosofar sobre esse ?novo normal?.
comentários(0)comente



Rey 10/05/2021

Necessário
Leitura obrigatória para todo humaninho que está vivendo este momento de incerteza engendrado pela pandemia, que parece estar longe de um fim. Maria Homem faz um Raio-X do cotidiano do "novo normal", mostrando as mudanças que ocorreram no campo relacional até a elaboração do luto. O livro é bem curtinho, mas deixa grandes lições e reflexões.
comentários(0)comente



Camila de Oliveira 18/08/2021

Infelizmente não fiz essa leitura no momento certo. A narrativa é muito semelhante a muito do que tenho vivido na pandemia, acabou sendo uma leitura pesada, e, apesar de curta, para mim foi arrastada e difícil.
Talvez eu leia em um outro momento mais feliz da vida. Talvez, em um momento menos triste da história, a autora possa fazer um volume II onde o final não seja tão triste.
comentários(0)comente



Mel 30/12/2022

O livro consiste em algumas reflexões sobre o impacto emocional da pandemia do Covid-19 e, apesar de escrito por uma psicanalista, tem um vies pouco psicanalítico.
É um livro curto, simples, sem muita estrutura, mas interessante
comentários(0)comente



Daniela 25/11/2021

Lupa da pandemia
Gostei muito da forma como este livro foi escrito, li muito rápido, ele tem uma escrita fácil, feito para quem simpatiza com a psicanálise, mas fala do cotidiano da pandemia de Covid-19. Foi um alento ler um livro sobre algo tão difícil de forma tão acolhedora. Recomendo.
comentários(0)comente



Ailson 13/07/2021

Excepcional
Muito importante para a reflexão de como estamos e sobre como sairemos de um momento dito tão complexo na/da humanidade.
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR