Preço de noiva [ebook]

Preço de noiva [ebook] Buchi Emecheta




Resenhas - Preço de noiva


117 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Jenifer Tertuliano 16/11/2024

Um choque cultura
É o primeiro contato que tenho com a escrita da Emecheta e já foi um soco no estômago.
É impossível não sentir revolta com os costumes e culturas do povo Nigeriano (algumas aldeias mais afastadas), por volta da década de 40, a tristeza das mulheres, a tentativa de convencimento de que é o melhor de que assim elas serão felizes é tristíssimo.
Os sofrimentos e abusos que a pequena Akuna passa doem no coração, e vê-la definhando pela solidão, pelo medo, pela opressão e pelo desejo de ter algo diferente, é muito triste, o final dela infelizmente não poderia ser diferente. Emocionante. Triste. Revoltante.
comentários(0)comente



C4nteiros 02/11/2024

Alegria
Esse livro tem tudo, exceto Alegria.

Emecheta sempre foi irônica nos seus livros, mas a Alegria fechar esse livro foi a mais triste de todas.
5 estrelas, se possível 1000.
comentários(0)comente



Anna2892 20/10/2024

Em muitos momentos me senti desconfortável com as tradições do livro, que me soaram tão aprissionadoras para as mulheres. Mas acho que esse é justamente o grande mérito da autora: trazer as tradições e permitir o debate sem juízo de valor ao longo do livro.

Um livro profundo sobre mulheres que querem ser mais do que aquilo que vocês designadas a ser.
comentários(0)comente



Pah 14/10/2024

Sensível
Um livro que mexe com o imaginário dos costumes nigerianos da década de 50. Aluna nos toca. Terminei comovida.
comentários(0)comente



Nilsonln 13/10/2024

Sofrência com espaço para otimismo
Gosto muito de livros ambientados em outros países, este é a respeito da cultura nigeriana. Mais um livro interessante, comovente e até engraçado em algumas partes, de
Buchi Emecheta. ?

Minha avaliação: Amei ?

Li também da autora Buchi Emecheta e recomendo: "No fundo do poço".
comentários(0)comente



Livia Barini 01/10/2024

Triste realidade
Este é um livro muito bem escrito com personagens interessantíssimos.

Mas é triste saber que a mulher é tratada como mercadoria pela própria família e que lhe será imposto um marido sem que ela seja sequer consultada.

É triste saber que este marido se achará no direito de tratá-la mal e fazer-lhe mil exigências, porque pagou por ela.

É triste saber que antes mesmo de casar essa menina será apalpada por todos os outros rapazes da tribo e terá que aceitar, porque eles são homens.

É triste saber que um ser humano é transformado em objeto, só porque é mulher.

Mas é mais triste ainda saber que isto tudo foi e, em alguns lugares, ainda é realidade.
Carolina165 01/10/2024minha estante
Fico mto revoltada quando leio essas coisas. Culturas ridículas que ainda perduram em mtos países. Vergonhoso. E em certos países as meninas casam aos 12 anos. Estarrecedor.




Cleber.Laia 01/10/2024

Um reino tão tão distante...
Ao ler existe uma estranheza que acompanha a leitura do começo ao fim, vamos vivenciando uma outra cultura e por diversas vezes me peguei questionando os comportamentos dos personagens.
comentários(0)comente



Andréa da Madè 23/05/2024

Impactante
Fiquei chocada com a forma como os mulheres e crianças são tratadas dentro da cultura do país.
Achei que a autora escreveu de forma muito breve sobre algumas coisas.
comentários(0)comente



iarakessia 19/05/2024

Preço de Noiva
As coisas não são fáceis para as mulheres nigerianas, e Buchi já nos contou. Depois da primeira menstruação, a garota passa a ser mulher e já pode casar. São costumes milenares que para as nossas mentes modernas soam absurdo por cima de absurdo.
Akunna, uma garota de 15 anos, foi mais um exemplo do que acontecia diariamente com meninas em Ibuza. Tudo gira em torno do dinheiro, e do orgulho. Não importa o que acontece depois.
comentários(0)comente



Evva_sec 18/05/2024

Triste e impactante
Cada livro dessa autora é impacto profundo, principalmente para as mulheres. São histórias fascinantes, mas também cheias de acontecimentos trágicos alicerçados por uma cultura patriarcal.
comentários(0)comente



Fran 13/05/2024

Aqui temos Aku-nna, uma adolescente de 13, anos que tem sua vida virada de cabeça pra baixo quando seu pai morre. Ela, junto de seu irmão e sua mãe, são obrigados, pela cultura, a sair de sua atual casa para morar com a família do pai. Em uma nova cidade, com pessoas e costumes que ela não tem intimidade ou conhecimento.

É um livro extremamente cansativo, cheio de descrições, e as mudanças entre atual, antida e a história do livro, são imperceptíveis, ou seja, sempre estamos perdidos. Pode ser erro de tradução, ou algo da escritora mesmo. Mas essa leitura não trouxe animo e nem curiosidade, foi bem torturante. Só trouxe alguma ação depois de uns 60% de leitura.

Logo, minha experiência com a autora termina aqui.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Caos Literário 29/04/2024

Entre Tradição e Desejo
"Preço de Noiva" é um romance escrito por Buchi Emecheta, uma renomada escritora nigeriana. Publicado pela primeira vez em 1976, o livro retrata a vida de uma jovem chamada Aku-nna, que vive em uma comunidade ibo no sudeste da Nigéria.

A trama segue Aku-nna enquanto ela lida com as complexidades de sua cultura e sociedade. Após a morte de seu pai, ela é forçada a se casar com um homem mais velho e rico, apesar de seu amor por Chike, um jovem com mais poder financeiro, porém descendente de escravo. O casamento arranjado é visto como uma maneira de ajudar sua família financeiramente, mas Aku-nna luta com sentimentos de infelicidade e opressão.

"Preço de Noiva" aborda questões como casamento arranjado, tradições culturais, papel da mulher na sociedade e conflitos entre tradição e modernidade. A obra de Emecheta oferece uma visão perspicaz das dificuldades enfrentadas pelas mulheres em sociedades patriarcais e destaca a luta de Aku-nna por autonomia e felicidade.
comentários(0)comente



gabz 28/04/2024

Esse livro é poderoso e mexe muito com a gente ao mostrar como uma sociedade super patriarcal pode prejudicar as mulheres.
comentários(0)comente



bibliostella 22/04/2024

Definitivamente um livro forte, que nos traz uma série de sentimentos face à forma como uma sociedade extremamente patriarcal pode impactar negativamente não só as vidas das mulheres, mas as dos homens também.

Me impressionou ver como todos os personagens masculinos são atormentados de alguma forma pelos reflexos dessa sociedade. Nenhum passou ileso.
comentários(0)comente



117 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR