Eduardo Mendes 30/12/2022
Solidão e silêncio
A Visão das Plantas é o terceiro livro da escritora Djaimilia Pereira Almeida publicado no Brasil. Ela nasceu em Luanda e mora em Portugal, e não por acaso, escreveu sobre um passado sombrio compartilhado por África, Portugal e Brasil. Djaimilia é uma das autoras contemporâneas de língua portuguesa mais celebradas atualmente, e este foi meu primeiro contato com a sua obra.
A Visão das Plantas narra a história do capitão aposentado Celestino, que regressa à sua casa vazia após anos de vida no mar. Celestino é um personagem complexo e cheio de nuances, que foi capaz das piores atrocidades quando foi capitão de um navio negreiro, e responsável direto pela morte de diversos negros escravizados, mas que na velhice torna-se um zeloso e delicado jardineiro, alguém que “talvez tivesse um coração escondido atrás das tatuagens”.
Acompanhamos a história de alguém que ateou fogo no seu passado, e que cria aos poucos uma improvável relação de afeto com suas plantas, talvez pela sua falta de tato de lidar com seus semelhantes, Celestino reencontra sua humanidade ao cuidar do jardim.
Ele parece afundado na sua própria ruína, e quando perde o sono a brutalidade do passado vem assombrá-lo. Minha impressão é que sua dedicação quase religiosa ao jardim é uma forma de tentar seguir em frente e aproveitar o pouco tempo que lhe resta de vida.
O capitão praticamente não tem amigos, além de um padre que aparece vez ou outra pra visitá-lo, e mesmo assim se mostra muito mais devotado ao jardim, fugindo das tentativas do padre de lhe arrancar uma confissão. Afinal, as plantas não julgam. “Não eram as plantas, que não fazem perguntas, muito mais proveitosas do que o aborrecido padre, com os seus olhos culposos?”
A Visão das Plantas é um livro sobre a solidão e sobre o silêncio. Escrito com um talento incrível, que deixa o leitor perdido entre a brutalidade e a delicadeza. Particularmente, gosto bastante da contradição de sentimentos que a experiência de leitura pode proporcionar, e certamente este foi um dos melhores livros que li em 2022.
site: https://jornadaliteraria.com.br/a-visao-das-plantas/