O concorrente

O concorrente Stephen King




Resenhas -


32 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


ArthurmalariA 17/06/2021

17/2021

O Concorrente é o décimo terceiro livro publicado pelo Stephen King, o quarto sob a alcunha de Richard Bachman, foi lançado em 1982 e no Brasil compunha o famigerado "os Livros de Bachman", livro raríssimo lançado pela editora Francisco Alves, mais tarde relançado pela Suma de Letras como uma edição única, feia, de páginas brancas e tamanho diferente. O Concorrente narra um 2025 distópico dominado pela GratuiTV, ou FreeVee, uma rede de televisão que oferece "jogos" sangrentos, entre eles, O Foragido, que é um programa onde um concorrente é caçado e se sobreviver por 30 dias leva uma fortuna. Num futuro com o ar irrespirável e altíssimo índice de desemprego, onde drogas e prostituição são os meios para viver, Ben Richards decide entrar para o programa na tentativa de prover à sua mulher e filha alguma condição de sobrevivência. Vale lembrar também que até o momento que se passa o livro ninguém havia conseguido sair vivo dessa.
Impressionantemente eu não dava nada pra esse livro, achava que seria uma decepção como os outros livros de Bachman (quase, né? Já que eu gostei bastante de A Última Marcha e A Autoestrada, levando em conta a imaturidade de King quando os escreveu). Achei que seria um livro raso, com uma boa idéia, mas mal desenvolvida. Afinal, King o escreveu em 72 horas, e tendo o histórico dos outros livros de Bachman, enfim. Quebra total de expectativa. O livro é sensacional, o melhor de Bachman até agora, rápido, fácil de ler e angustiante. Acompanhar Ben Richards nessas páginas foi como estar lá junto dele, correndo pelas ruas e fugindo de seus algozes. Manipulada pela FreeVee, a população o vê como um sacripanta, Ben foge e se agarra à toda e qualquer ajuda que consegue encontrar, inclusive, em parte do livro você acredita que tá tudo bem e basta ele ficar quietinho, mas daí BAM, e cai tudo de novo e volta a fuga frenética. O Concorrente serviu, com absoluta certeza, como inspiração pra muitos livros que vieram depois com esse tema distópico / jogo mortal, esquecido por muitos que citam A Longa Marcha. Aqui você vê um "herói" insurgindo, o ensaio de uma revolução. Ben tenta denunciar que a população está sendo manipulada e o ar está sendo envenenado, mas a FreeVee atrapalha o áudio de todas essas denúncias, mantendo o público em seu torpor. Gráfico, eletrizante e rápido são minhas palavras finais pra esse livro, que teve uma adaptação em 1987 com Arnold Schwarznegger chamado O Sobrevivente. 9/10

P.S. Só um Easter Egg, ou fã service mesmo, o avião da FreeVee se chama C 1 9 8 4, pra mim, uma grata referência ao livro distópico de George Orwell.
Campos 17/06/2021minha estante
Li esse livro faz um tempo, e achei a trama fenomenal




Lorena.Arantes 10/08/2023

O Sobrevivente
Em um futuro distópico em que o mundo está assolado pela pobreza, pela violência pelas drogas, pela poluição do ar em que causa doenças pulmonares e deixam crianças com cânceres pulmonares, temos o personagem principal Ben Richards.
Ele é um personagem complexo, achei ele muito angustiado, meio amargo, muito irônico mas também muito inteligente e um ótimo estrategista.
É preciso ser um ótimo estrategista para poder participar do jogo, ele entra em uma companhia de jogos em que a sua vida é apostada por dinheiro. Ele tem uma filha que está com a influência que é uma doença muito debilitante nesse mundo distópico. E por causa disso ele precisa desse dinheiro já que ele está desempregado há muito tempo e não consegue trabalhar devido a uma desavença no seu emprego anterior. E que começa a história desse personagem que me intriga bastante e que eu não consegui definir se realmente eu gostei ou não.
Eu posso dizer que eu achei a história bastante interessante com personagens cativantes e que com um final excelente. Á partir dos 80% do livro fica muito frenético e você não consegue parar de ler até que acabe. Mas eu achei que demorou um pouquinho para engrenar, por isso que não dei 5 ?
NothingIsHere 12/08/2023minha estante
Estou ansiosa para ler essa história, amei a resenha.




MaSantana 22/08/2023

Ben Richards é um homem que vive num futuro distopico em que as distâncias entre as classes econômicas se agravaram ao ponto de serem instraponiveis. Vivendo em condições de miséria e desesperado para salvar a filha Ben se dispõe a participar de um dos reality shows transmitidos pela GratuiTV - a única coisa garantida a todas - que transforma a morte de pessoas em situação de vulnerabilidade em entretenimento diariamente.

O livro foi escrito sob um pseudônimo na tentativa de King descobrir se seu sucesso era fruto do acaso ou não. Ao final do livro ao ver King falar sobre é fácil perceber como Richards foi criando forma própria a ponto de parecer mais um alter ego do que um pseudônimo.

Confesso que vi certas diferenças entre a forma de escrever costumeira do autor que acredito serem frutos do personagem criado pelo King. De toda forma, segue igualmente bom e foi uma leitura espetacularmente rápida. Vale a pena para quem curte o gênero, mas não indicaria como forma de conhecer o autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



AlefRamos 06/07/2023

Reality shows
O livro é uma distopia, onde reality shows são bem mais sangrentos dos que passam na nossa TV.

Acompanhamos a história de Ben Richards, que vai participar do reality O Foragido, onde ele tem que tentar sobreviver por 30 dias, com não apenas o programa o caçando, mas todo o país.

A história é bem empolgante, e há um desenvolvimento notável do nosso protagonista, com um final que não deixa nada a desejar.

O livro foi escrito por Stephen King, pelo pseudônimo de Richard Bachman.

Para quem gosta de distopias, esze livro é um prato cheio.
comentários(0)comente



Júpiter.69 28/07/2023

SEM PALAVRAS!!!
Que livro "gostoso" de se ler cara, nossa, minhas experiências com os livros do King sobre o pseudônimo de Richard Bachman vinham me trazendo uma serie de desapontamentos, isso iniciado com o livro "fúria" que eu achei uma porcaria completa. Mas esse livro veio para salvar, personagens perfeitos presentes em uma narrativa perfeita e bem construída como o autor consegue fazer, aqui eu consegui sentir 100% do King. Recomendo muito a leitura.

Com amor, Júpiter.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



V!nny 28/05/2024

Uma outra história do Stephen King sendo escrita pelo pseudônimo de Richard Bachman, que tem essa vibe de distopia, assim como A Longa Marcha, que também se passa num futuro distópico.

Porém, O Concorrente eu estava com pouco de expectativa devido ao Plot, que achei interessante, e assim como A Longa Marcha, esse aqui possui o mesmo defeito: um Plot interessante, que é mal executado.

Queria ter gostado mais da história, mas o livro não me deixou instigado, achei cansativo. Na verdade, esperava uma coisa e recebi outra totalmente diferente do que eu imaginava.

O protagonista é um porre. Um típico brutamontes sem carisma. Mas a crítica social colocada no livro é interessante. É uma mistura de Jogos Vorazes com o mundo apresentado em Fahrenheit 451, com aquela coisa de pão e circo. E onde em cada esquina existe uma tv para todos assistirem os reality shows para esquecer a pobreza que cerca as pessoas.

O que iria acontecer no final era bem nítido. A trama desde o início já dava indícios para aquele fim.

No mais, é outro livro mediano de Richard Bachman. Não é ruim, mas existem livros melhores do King para ler.
comentários(0)comente



Ray 15/11/2024

.
"Há na maioria de nós um lugar em que a chuva é muito constante, as sombras são sempre grandes e os bosques são repletos de monstros. É bom dispor de uma voz em que seja possível articular os horrores desse lugar e descrever parcialmente sua geografia, sem negar o sol e a claridade que enchem uma parte muito grande de nossa vida comum."
comentários(0)comente



Nina 07/09/2024

Foi um bom livro. Acho que eu esperava mais ação ou algo mais envolvente, mas foi bom. E o final foi ótimo.
comentários(0)comente



spideramiel 02/07/2024

Livro que você não para de ler
O livro é uma fusão de jogos vorazes e 1984 preciso dizer algo a mais? Tem o estilo do King que descreve muito bem tudo
comentários(0)comente



Denise.Marreiros 14/03/2024

Foi uma boa experiência, deu para perceber que a escrita era experimental, mas ainda assim foi instigante.

Por já ter lido outros livros do autor, não me surpreendi com o final e até o imaginei de certa forma. Mas é King sendo King e quem lê suas obras sabe o que isso quer dizer.
comentários(0)comente



Johanna.Rodrigues 14/09/2023

Vários assuntos importantes abordados, capítulos curtos, leitura rápida, amei, mais um livro do king pra conta ??
comentários(0)comente



32 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR