Laryssa234 18/11/2024
Quem é você?
Afinal, do que se trata o livro "Alice no país das maravilhas"? Alguns dizem ser um livro infantil, outros uma viagem alucinógena, um sonho, um livro de trocadilhos, uma representação de seitas filosóficas. A verdade é que Alice pode se tratar de tudo isso, ou nada disso ao mesmo tempo. Até porque, todos são malucos neste livro, inclusive o leitor.
Em suas várias representações mitológicas, como a referência a deusa
Persefone que cai no submundo e tem um coelho de estimação (animal enigmático, algumas vezes associado a um guia espiritual que leva as pessoas à terra dos mortos/sonhos.) Ou em suas referências aos ritos maçonicos (a mesa de três pernas com a chave em cima). Alice atende ao leitor mais estudioso até o mais simples, como uma criança que queira ler um livro de aventura.
Na realidade, não a regras no pais das maravilhas, logo, o livro também não necessita de uma regra para ser lido e aproveitado. A impressão é de que Alice vive um sonho, onde nada precisa ter sentido. No sonhos tudo pode acontecer, não existe passagem do tempo.
Outros dizem que Alice é um livro que representa as psicopatologias, como a esquizofrenia, o nascisismo e a doença de chapeleiros (recomendo a pesquisa sobre este último). Mas para mim -talvez influenciada pela maluquice da história- se trata de uma viagem de autoconhecimento, iniciada com a pergunta da lagarta: "quem é você"?
Por fim, deixo minha pergunta a aqueles que já leram Alice, quem é você?
Ou melhor, o que Alice representa para você? Aos que ainda não leram, se façam essa pergunta antes e após a leitura, talvez o livro passe a fazer um pouco de sentido.