gabspittol 17/05/2024
O livro não causa medo, mas isso não significa que não seja horror. Se procura um livro para sentir medo, existem vários outros no mercado com esse intuito. No que esse daqui se propõe, eu achei sensacional e dentro do esperado. Dito isso, uma pequena avaliação e resumo de cada um dos contos.
O primeiro conto é o Caso de Lady Sannox, que narra de forma rápida uma paixão tórrida entre a jovem lady e um médico cirurgião. Eu não esperava que esse conto fosse seguir para o caminho que foi e fiquei surpresa quando cheguei ao plot twist. A escrita é clara e bastante simples, apesar de considerar a época em que foi escrito. E com certeza fiquei com um sentimento de ?quero mais? após finalizar esse primeiro conto.
O segundo conto de Doyle no livro é A Nova Catacumba, onde acompanhamos um diálogo caloroso entre dois caçadores de catacumbas e tesouros. Um está tentando descobrir o segredo do outro e barganhando enquanto isso. Eu adorei a resolução desse conto e, embora não se trate de terror, achei bastante interessante. Eu até dei uma risada no final, porque o carma foi real, mas me senti mal depois, por se tratar de um crime. Mas é bastante interessante.
O terceiro conto do livro é O Gato Brasileiro, e se esse não é o melhor, certamente tá entre os melhores. Um jovem vai visitar um primo distante que coleciona animais exóticos de outros países, e dentre eles está o famoso gato brasileiro, também conhecido como puma. No começo do conto já fiquei nervosa achando que teria com lidar com estereótipos preconceituosos, mas no final do conto tudo fez sentido e eu adorei! Recomendo pelo menos esse pra quem não quiser ler tudo.
E então temos O Funil de Couro, que é o mais próximo de terror até o momento, e mesmo assim não foi exatamente terror, mas envolve o sobrenatural. Dois amigos estão em um diálogo e um deles comenta que descobriu que é possível conhecer a história de objetos colecionáveis através dos sonhos. Eu gostei bastante, especialmente por acreditar no que é relatado ali. Acredito sim que sonhos podem trazer avisos. Nem sempre, mas podem sim. Apesar disso, esse não me prendeu tanto quanto os outros três do início.
O próximo conto do livro é O Terror da Fenda de Blue John, um que não me prendeu tanto, pra ser bem sincera. Como os demais é bem escrito e descreve uma criatura feroz que aterroriza a curiosos na fenda de Blue John. É simplesmente um conto e há descrição bem-feita da fera em questão, mas particularmente não me cativou tanto.
E para fechar o livro, Horror nas Alturas, que descreve um monstro que voa pelo céu tal qual as criaturas ainda desconhecidas do mar. Essa também não me pegou tanto, mas a leitura é sempre agradável e fluída. Fiquei com vontade de ler outras obras deles.
Meu conto preferido, sem dúvidas, foi O Gato Brasileiro.