garotadosol 22/11/2021
Mais do que o céu azul.
"Talvez, quando eu acordar de manhã, a chuva terá parado, ela estará ao meu lado, e o mundo, assim como a vida, terá voltado ao que era."
"O tempo com você", livro do meu diretor de cinema favorito, Makoto Shinkai, conta a história de Hodaka e Hina, que vivem em um mundo onde não para de chover, "Ei, vai fazer Sol agora", diz a gorota, bastava rezar para os céus pedindo que as nuvens sumissem...
Nesse romance Shinkai me surpreendeu, ele escreve com tanto sentimento que seu coração pulsa junto, além da escrita com diferentes pontos de vista (o que não tinha no filme, gostei bastante!) Shinkai nesse livro consegue fazer uma crítica as mudanças climáticas, isso fica bem visível quando Kei "se culpa" por ter visto tudo isso, os adultos terem visto tudo isso e ninguém fazer nada.
A descrição do tempo era tão supreendente, conseguia quase sentir os pingos de chuva em mim, ou o Sol quando Hina rezava.
Muitas passagens bonitas e personagens bem escritos, cada um com suas lutas diárias, mas uma coisa unia todos, a motivação que sentiam em um dia de Sol após tantos dias de chuva.
Adorei o contato com a cultura japonesa, muitas referências, o que deixava o livro ainda mais único.
Esse livro é cheio de esperança e confusão, mas me deixou de coração quentinho assim como quando Hina rezava para os céus.
Não queria que acabasse.
"? Não precisa fazer Sol nunca mais!"
"? Eu gosto de você mais do que do céu azul!"