ValeLucas 16/08/2024
Que a Força esteja com vocês!
A novelização da primeira temporada da série The Mandalorian, uma das minhas histórias favoritas de Star Wars.
Após a queda do Império, 5 anos após os acontecimentos do Episódio VI, a galáxia está em transição e mudança, cheia de incertezas. Nesse contexto, um caçador de recompensas Mandaloriano vive de missões complicadas, seguindo seu código de honra. Ele embarca em uma missão promissora com uma recompensa significativa, mas tudo se complica quando descobre que o item a ser entregue é, na verdade, um bebê indefeso. A partir daí, ele passa a viver em fuga, após desistir da missão e fugir com a Criança, enfrentando outros caçadores de recompensas e diversos perigos.
Este livro é perfeito para quem quer relembrar os acontecimentos da série. É fiel ao conteúdo e traz de forma coerente e bem amarrada os episódios, acrescentando alguns detalhes pontuais. A leitura é fluida, aventuresca e voltada para um público mais jovem, sem deixar de agradar leitores mais velhos. Todos os personagens estão presentes, e a jornada de Mando e a Criança é ótima de se acompanhar.
Gostei de como o autor trabalhou o enredo, apesar de ter corrido bastante para condensar os acontecimentos da temporada em um livro curto. Isso afetou a profundidade e o detalhamento, muitas vezes presumindo que o leitor já assistiu à série, sem focar nas características dos lugares e nas fisicalidades dos personagens. Ainda assim, é fácil de acompanhar e se apaixonar por todos eles, especialmente pelo bebê verde, que aparece poderoso, misterioso e fofo.
Gostei também do formato episódico, onde os acontecimentos se desdobram, se finalizam e se conectam com os próximos, mantendo a história direta e focada nos plots centrais, sem deixar nenhuma informação essencial ou personagem-chave para trás. É como rever a série, passando por planetas como Nevarro e Tatooine, e encontrando personagens interessantes como Cara Dune. O livro ainda conta com algumas imagens da série, sendo a leitura perfeita para todo fã do pequeno "Baby Yoda" e de Mando.