Gabrielle 29/10/2023
Premissa e plots excelentes
Fiquei na dúvida entre avaliar com 3,5 ou com 4 estrelas. A primeira opção me parecia pouco e a segunda muito. Fiquei com 3,5.
Vamos aos motivos...
O livro tem uma premissa MUITO boa e original. Vários plots no final. Logo, mercearia até mesmo 5 estrelas. Recomendo a leitura.
Mas, contudo, entretanto, todavia, a execução deixou a desejar. A história ficou cansativa. São 7 assassinatos. O autor colocou as histórias intercalando as mesmas com as conversas entre a Julia e o Grant. Ou seja, um conto de assassinato + comentários da Julia e do Grant sobre ele + outro conto de assassinato e assim por diante.
No final, temos muitas reviravoltas bombásticas e o final de cada conto sendo colocado novamente (quem ler, vai entender o porquê disso).
Uma observação: a história termina de maneira abrupta, coisa que eu odeio. Cabia mais dois ou três parágrafos, sei lá. Só sei que achei que o livro estivesse faltando pedaço quando terminei rsrs.
Admito que eu pulei as 2 últimas histórias dos "assassinatos brancos". Estava maçante, os contos têm partes bem macabras e pesadas e não gosto desse tipo de coisa. Prefiro sutileza e delicadeza pra narrar esse tipo de acontecimento, coisa que esse autor não tem.
Vale mencionar que adorei a referência ao livro "E Não Sobrou Nenhum", da Agatha Christie em um dos contos.
Acho que não dei mais estrelas porque pulei quase 100 páginas do livro (era isso ou largar e não me arrependo ????) e simplesmente não fez diferença no final. E isso não acontece em livros 4 ou 5 estrelas.
Portanto, premissa e plots excelentes, mas execução mais ou menos.
Nota 3,75, se fosse possível rs.
P.S.: Acho que é um livro que ainda vai se popularizar nas redes sociais jovens por aí... Tem potencial pra isso, apesar dos pontos que considerei problemáticos.