Carol 21/01/2021Impressões da CarolLivro: A História da Inglaterra, por uma historiadora parcial, preconceituosa e ignorante {1791}
Autora: Jane Austen {Inglaterra, 1775-1817}
Tradução: Beatriz Monteiro
Editora: Pedrazul
32p.
Esta é uma das obras de juventude de Jane Austen e, pelo que sei, é a primeira vez que recebe uma edição física no Brasil. O livrinho é um dos brindes enviados aos assinantes do Clube de Leitores da @pedrazuleditora, nos meses de janeiro/fevereiro deste ano (Kit Cornualha).
Que livro divertido! A autora, aos 16 anos, já dava provas de todo seu talento para a ironia fina e a sátira bem bolada.
Como um exercício de crítica aos livros de história e biográficos contemporâneos a ela, em especial, "A história a Inglaterra", do médico irlandês Oliver Goldsmith, Austen traça o retrato de treze monarcas ingleses, desde Henry IV até Charles I.
Ela faz piada com a suposta imparcialidade dos escritores do gênero e seu apego fiel às datas. Logo no rosto do livro, o leitor é alertado: "Haverá poucas datas nesta história." p.6
E o subtítulo não deixa de ser reafirmado ao longo de toda a leitura: estamos diante de um relato de alguém parcial, preconceituoso e ignorante, ?
Austen privilegia os monarcas por quem tem apreço e solta o verbo contra os que considera maus. No seu ranking de reis cancelados, ninguém foi mais cancelada que Elizabeth I. Jane era team Maria da Escócia e não esconde sua preferência e torcida:
"a principal razão pela qual me comprometo com esta História da Inglaterra é provar a inocência da rainha da Escócia, o que me orgulho de ter feito muito bem, e insultar Elizabeth...", p.30.
A edição está uma graça, com ilustrações feitas pela irmã de Jane, Cassandra. Mesmo quem não seja um nerd em história inglesa vai dar boas risadas e, de qualquer jeito, a Wikipédia taí pra todo mundo. A história da realeza inglesa, por esse viés satírico, é engraçadíssima. Para os fãs de Jane Austen, um livro imperdível!