Nina504 11/06/2021
Intenso e com grande potencial
Esse livro tem muito conteúdo explícito e é violento então se você não curte não recomendo.
Trigger warnings: explicit/mature language, graphic violence, and non-consensual sex (rape).
Aviso de gatilho: Conteúdo e linguagem explícita, violência gráfica e sexo não consensual (estupro)
Gild é uma grande introdução para o universo que será desenvolvido nos próximos livros da autora. Ainda não comecei os outros, mas pelo que li em algumas resenhas parece que a serie vai se tornando melhor a cada livro.
Nessa história, vamos acompanhar Auren, uma menina que foi tirada das ruas pelo Rei Midas, homem poderoso que consegue transformar tudo em ouro. Desde os 15 anos ela vive em uma jaula dentro do castelo. Por dez anos Auren não sente o calor do sol ou o vento em seu rosto, porém, apesar de tudo isso, ela ainda se sente agradecida e em dívida com o seu Rei por te-la salvo. Ela é especial e considerada a concubina preferida de Midas, pois ele a banhou em ouro e agora todos os pedaços do seu corpo são tão valiosos quanto, o que causa a inveja de outras mulheres, incluindo a própria rainha. A história engata quando o rei decide vender o corpo dela por uma noite para um velho rei repugnante em troca de favores políticos, a partir daí a confiança que ela tem em Midas será abalada, e ela começará a questionar o amor que ele diz sentir por ela e também a sua própria impressão de falsa liberdade.
O que eu achei:
Tive a impressão que o livro tem 3 etapas, a sinopse que eu dei é a maior parte da narrativa e a considero como 1° etapa, porém do meio pro final acontece um plot que muda o encaminhamento da historia (2° etapa), e logo depois ocorre uma reviravolta que muda completamente o rumo dos personagens (3° etapa)
O livro me lembra muito ACOTAR nesse primeiro volume, por ser uma ponta da história da protagonista que não necessariamente a gente quer ler, mas que mesmo assim é muito interessante e importante de ser mostrada. Mas diferente de corte de espinhos e rosas esse livro é muito mais pesado e muito mais adulto, acho interessante falar que todas as cenas de sexo mostradas não foram escritas de modo para serem erotizadas, o que achei ótimo, pois todas as situações em que isso ocorre são situações, para mim óbvias, de abuso de poder sobre mulheres. O sexo no livro tem mais a ver com reforçar os conflitos de poder e o machismo dos personagens do que mostrar tesão (É completamente sem), então apesar de ter sexo esse não é um livro hot. (na minha opiniãok)
Em relação a narrativa, ela com certeza tem MUITO potencial. A Auren é uma chama prestes a explodir, você vê em muitos momentos do livro que ela tem uma capacidade de carisma e força muito grande, mas ela não consegue usufruir disso, pois em todo momento ela é rebaixada por outros personagens e ela acaba se diminuindo.
Esse livro com certeza vai te fazer odiar ainda mais ?homens?. O sexismo e o machismo dos personagens masculinos é um dos pontos principais da história, o assedio e o abuso psicológico que a Auren sofre é grande, e apesar de eu ver muita gente reclamando em resenhas, que apesar de ser um babaca psicopata, ela ainda gosta do Midas, eu acho que faz total sentido, ele é MUITO manipulador e também é extremamente tóxico com ela. A autora deixa isso óbvio na minha opinião, e por mais que a protagonista sinta atração e até ?amor? por ele, não existe um romance entre os dois (graças a deus), todas as cenas deles juntos para mim fica claro que é puro abuso e manipulação psicológica. O tombo dele vai ser grande e não vejo a hora.
Apesar desse livro ser Fantasia e Romance, nesse primeiro volume você não vai encontrar o romance, como eu disse, Gild é uma grande introdução, e o verdadeiro interesse romântico vai aparecer nas últimas 20 páginas acho (?) e nem tem romance, mas eu sei que é ele pq eu ja li resenhas do que está por vir?.
Dei 3,5 estrelas, pq ao mesmo tempo que a história é muito interessante e te deixa empolgada para saber o que vai acontecer, ainda ta tudo meio incerto para onde as coisas vão e da personalidade da maioria dos personagem, mas eu recomendo, pois tem um grande potencial de ser algo incrível, a escrita da autora é viciante e falaram que se você curte Sarah J Maas e Jen Armentrout, você provavelmente vai gostar desse livro, mas já deixo escrito aqui que ele é um slow burn, tanto pro romance que ainda não vem nesse primeiro volume, quanto da própria história.
O final é muito bom e não vejo a hora de ir pro segundo livro.