Pricila.lima 25/03/2023
Sete anos se passaram desde A casa dos sonhos de Anne. Anne visita Diana Wright e sua filha, Anne Cordelia, em Avonlea, após o funeral do pai de Gilbert. Quando volta para casa (a antiga casa Morgan, agora chamada de "Ingleside"), ela é recebida por seus cinco filhos: James, Walter, as gêmeas Nan e Di e Shirley, um menino de dois anos.
Ao longo da narrativa, que abarca um período de cerca de quatro anos, a filha mais nova de Anne e Gilbert nasce e é batizada de Bertha Marilla Blythe, chamada por todos de Rilla. O romance traz uma série de aventuras e acontecimentos protagonizados ora por um, ora por outro dos filhos de Anne, que se envolvem nos pequenos dramas e dificuldades típicos da infância. Em todos os momentos, a presença firme e amorosa - e também engraçada - de Susan Baker, misto de babá e ajudante nos trabalhos da casa.
Com o bom humor e a visão poética de sempre, a autora nos leva para dentro do cotidiano da família de Anne e Gilbert e da pequena cidade de Glen Saint Mary . Acompanhamos as intrigas e as descobertas do dia a dia, a passagem do tempo e das estações, vemos o crescimento e o amadurecimento da família, até que uma situação tensa e desconfortável envolve o casal, surpreendendo personagens e leitores.