Ceci02 12/02/2023
Anne de Ingleside
"Afastou-se da janela. Com a camisola branca e os cabelos presos em duas longas tranças, parecia a Anne dos dias de Green Gables, dos dias de Redmond, dos dias da Casa dos Sonhos. Sua luz interior ainda irradiava. Pela porta aberta chegava o som tenue das crianças dormin do. Gilbert, que raramente roncava, sem dúvida estava roncando. Anne sorriu. E lembrou-se de algo dito por Christine. Pobre mulher sem fi- lhos, atirando suas flechas de sarcasmo. -Que familia! - repetiu Anne, exultante."
Essa trecho final do livro resume bastante tudo que aconteceu, como disse Walter (filho de Anne) eles tem mesmo uma família maravilhosa! Nesse 6° livro, temos uma Anne mais madura, mãe dedicada e compreensiva, esposa cuidadosa, e que não perdeu o encanto mesmo com as dificuldades e obrigações da vida!
Os filhos de Anne, são muito parecidos com ela e passam por experiências do tipo Anne, que só ela para compreender, acolher e aconselhar, e ela é essa mãe ouvinte e admirada por todos os filhos!
Gostei muito de ver as histórias das vivências dos filhos de Anne e relembrar as vivências dela, de ver a forma leve que ela continua levando a vida, de ver como ela alimenta o encanto das crianças e assim também o dela, de ver como o amor dela e Gilbert continua leve e imensurável (mesmo com a falta de tempo de Gilbert e os problemas de casal), de ver a relação de confiança e companheirismo que ela tem com Susan...
A história é muito boa e envolvente, bem do jeito Anne, como nos livros anteriores, mas confesso que já fiz essa leitura um pouco mais cansada depois de 5 livros! Apesar disso acredito que valha a pena a leitura e voltarei para dar meu feedback dos próximos livros!