Almeida174 17/06/2022
Anne de Ingleside
Este livro fala de uma nova fase da vida de Anne que eu realmente não estava preparada para saber, na verdade, mesmo após os tantos anos que decorreram desde o livro anterior, fiquei querendo saber das travessuras e testemunho de vida da ruivinha tão especial que é nossa Anne.
Anne já tem os seus 6 filhos crescidos: Walter, Jem, Shirley, as gêmeas Nan e Diana e a bebê Rilla. No decorrer do livro é contado as aventuras, dissabores e decepções de cada um deles, nas amizades, na escola, em casa... A relação de Anne com os filhos é de uma verdadeira compaixão e compreensão.
A cada experiência, uma oportunidade de ser melhor, um aprendizado a mais com conselhos sábios que Anne nos proporciona e que podemos trazer para a nossa vida.
Gilbert é pouco falado no livro, senti falta da presença dele na criação das crianças e em ajudar Anne com isso. No final da história, há em episódio de ciúmes de Anne que super achei madura a reação dela (como sempre), mas que nos deixou alguns conselhos para quem vive a mesma situação: muita paciência, calma, sem exaltações e discrição para assuntos relacionados ao amor.
E para finalizar, ao perguntar a Gilbert se ele ainda a ama, ele responde:
-Minha querida, minha amada! Não achei que precisasse de palavras para saber disso. Eu jamais conseguiria viver sem você, que sempre me deu forças. Há um verso da Bíblia escrito para você: "Ela só lhe faz bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida."