Josi 03/08/2024
Encerrando a encantadora saga de Anne com chave de ouro!
Neste que é o último livro da série protagonizado pela Anne, acompanhamos sua vida familiar em Ingleside, com as aventuras, descobertas e pequenas confusões dos filhos e os desafios que surgem no casamento.
No início da trama, Anne possui cinco filhos e está à espera do sexto. Seu amadurecimento é nítido, principalmente no que diz respeito à maternidade e à sensibilidade no trato com as crianças, mas como era de se esperar, jamais perde o espírito romântico e sonhador, que é a sua marca.
As crianças, aliás, sendo filhas da Anne, são naturalmente mais sonhadoras e ingênuas do que as demais e isso as faz passar por maus bocados.
Assim, além dos problemas domésticos e dos conflitos que por vezes desestabilizam a harmonia familiar, o enredo acompanha o crescimento das crianças de Ingleside e as decepções que encontram fora da segurança do lar.
Gostei muito da forma como a autora aborda os problemas infantis, que parecem tão bobos aos olhos adultos, mas que tomam proporções gigantescas para os pequenos, rendendo cenas comoventes e divertidas.
Mas o que mais me marcou nessa leitura foi testemunhar Anne ser acometida pelas dúvidas e inseguranças que inevitavelmente surgem quando se está em um relacionamento longo, retratando sentimentos que, acredito, todo casal enfrenta após muito tempo juntos.
Gostei muito da leitura e foi um grande prazer acompanhar a jornada de Anne Shirley da infância à vida adulta!