spoiler visualizarIdalina23 17/12/2023
ANNE DE INGLESIDE
"Uma família muito boa", Refletir Anne com alegria ao deitar - se na cama, com o bebê ao lado. Logo ela estaria com todos eles novamente, ágil como antes, ensinando - os, confortando - os. Eles procurariam com suas pequenas alegrias e tristezas, as esperanças que floresceciam, os novos medos, os problemas sem importância que pareciam tão grandes para eles, e as decepções que pareciam tão amargas. E a tia Mary Maria não teria motivos para comentar, como Anne a ouvira dizer a dois dias atrás, "você parece terrivelmente cansado, Gilbert. Ninguém cuida de você?
Em Ingleside, a vida é bem agitada, cheia de descobertas dos cinco filhos de Anne. Com um sexto a caminho, ela não poderia estar mais assoberbada, até que a inconveniente tia Mary Maria faz uma inoportuna visita. Gilbert está sempre ocupado com o trabalho e Anne atarefada com os filhos, o que a leva a pensar que o amor do marido esfriou. Mas Anne está disposta a reacender o amor que existe entre eles desde a infância. Neste livro acompanhamos nossa querida Anne dos 34 aos 40 anos. Ela já é uma mulher madura e mãe de 6 filhos. Nas primeiras páginas temos uma dose de saudosismo, ela e Diana relembram os tempos de criança, suas aventuras juntas... (é bom ver que a amizade delas continua firme e forte, é uma das amizades mais lindas que já vi em livros).
?Elas trocavam olhares felizes e reconfortantes, olhares de cálida amizade, às vezes andavam em silencio, pois Anne sempre defendeu que duas pessoas que se entendem bem podiam sentir o pensamento uma da outra?
Apesar do saudosismo, ela deixa claro que por mais que os dias de juventude que passou como ?Anne de Green Gables? fossem incrivelmente mágicos, ela não se arrepende das escolhas. Anne é alguém que sabe curtir cada fase da vida para não olhar para trás com arrependimentos. Falando nos filhos, deixe-me apresenta-los a vocês: Jem, o mais velho(seu nascimento já é citado no livro anterior) Walter, as gêmeas Diana(Di) e Anne (Nan), Shirley e Rilla. Cada filho teve reservado para si alguns generosos capítulos que nos divertem com suas aventuras e desventuras (Shirley foi o único que não teve desenvolvimento. Espero que ele ganhe mais espaço no próximo livro.) É verdade que os filhos ganham destaque na narrativa, porém o foco sempre está na postura de Anne como mãe. Por mais que eu desejasse ver mais de Gilbert aqui, inclusive o lado paterno dele, compreendo que ele nunca foi o protagonista.
Apesar dela ser uma mãe inspiradora, não é sobre-humana. E a autora fez questão de mostrar Anne com seus ?dias maus?. Eu gostaria que a autora tivesse gasto mais tempo falando sobre a vida dela de casada. Queria mais do casal Blythe. Ela poderia ter falado mais sobre os altos e baixos de uma vida a 2 (porque é isso que a sinopse dá a entender que teremos... e não temos). Pra não chamar a sinopse totalmente de mentirosa, nas páginas finais (finais mesmo), Anne tem um ?surto? e fica achando que Gilbert não a ama mais como antes. Mas apesar de amar a história de Anne, devo confessar que em algumas partes do livro senti a história se arrastar, principalmente quando focava em personagens aleatórios. A autora deu destaques para alguns personagens que eram bem distantes da narrativa e vamos se dizer que alguns que estavam mais próximos deixou de lado. Vou sentir falta de ter a nossa querida Anne, nos próximos livros como personagem principal já que os próximos serão destacados os filhos delas. Foi ótimo acompanhar desde da série ( que aliás foi o que me motivou a ler os livros) A própria curiosidade para saber mais sobre o desenvolver da trajetória de Anne desde infância, adolescência, sua fase como professora e também a maternidade. E o nosso querido Gilbert também (bem com relação a ele achei um pouco distante de Anne nesse livro seu foco foi mais voltado para o trabalho com a medicina), Percebi esses pontos durante a narrativa. Somente quando vai chegando os últimos dois capítulos para terminar o livro é que a autora começa a percorrer um caminho diferente para o casal. Enfim, reforço a leitura dos livros anteriores e a continuidade dos próximos. No geral é isto e em breve iniciarei o próximo. Anne nos faz viver muitas sensações e nos faz se emocionar em vários momentos. Um livro carregado de sentimentos e que nos faz embarcar na história. Ahhh, querida Anne Shirley ??