Fernanda Bard Chagas 19/04/2022Stormblessed é Brandon Sanderson por seu talentoThe way of kings é a segunda série que leio que faz parte do universo Cosmere de Brandon Sanderson, e só fez minha admiração por esse escritor aumentar imensamente.
Aqui somos apresentados ao planeta Roshar, devastado por tormentas violentas, que enquanto destroem também trazem a vida tão completamente diferente e criativa, criada pelo autor, e também a fonte da mística luz das tormentas, que são usadas como forma de moeda nesse mundo e que pode ir muito além disso, conforme vamos descobrindo na narrativa.
O livro tem um tom mais épico e medieval, cheio de filosofia e ponderação sobre os acontecimentos do passado e do presente e como eles podem estar conectados, somos inseridos em um verdadeiro mistério que pode explicar grandes deuses e guerreiros de antigamente, os Heralds e os Knights Radiants, e como essas lendas podem voltar a fazer parte do mundo na presente história.
Seguimos a narrativa de vários personagens, os principais dentre eles sendo Kaladim, Shallan e Dalinar , cada um seguindo destinos completamente diferentes mas que se entreleçarão de alguma forma no futuro.
É simplesmente sensacional como o autor vai desenvolvendo a narrativa, poderiam haver 2000 páginas e mesmo assim a leitura seria rápida e instigante, como senti durante todo os capítulos desse livro.
Eu me sinto realmente incapaz de descrever toda a grandiosidade desse livro, toda a riqueza de cenário, de lendas, de criaturas, a forma como os diálogos são profundos e marcantes. Essa é uma característica muito importante no Brandon, cada personagem tem uma argumentação tão bem fundada e tão impactante que muitas vezes você se vê enlaçado pelos seus ideais e que muitas vezes são opostos de outros personagens que você também se sente próximo! É simplesmente genial. Sem falar de todo o misticismo e do universo mágico, por assim dizer, que outro sempre costuma deixar bem explicado nos livros... Nenhum poder vem simplesmente do nada, tudo tem um porquê ou um entendimento muito maior por trás daquilo que a gente lê..
Enfim, esse livro é de tirar o fôlego, fácil de se situar ( mais do que mistborn) e muito mais épico e cheio de personagens intrigantes com os quais o leitor vai se apegar irreversívelmente hahaha