Mony 01/09/2024Me prendeu do início ao fim... mas, que fim foi esse?Essa foi uma leitura na qual eu me senti angustiada, ansiosa e curiosa do início ao fim.
Queria muito saber o que acontecia, e por isso terminei a leitura num tempo recorde para esse ano. Confesso que me senti lendo uma grande fofoca, com detalhes.
Senti que a premissa da autora foi de mostrar que podemos descobrir outros lados de nós mesmos e daqueles que achamos que conhecemos no momento que passamos por uma situação na qual não estamos preparados. No entanto, fiquei profundamente irritada com a reação de Holly ao descobrir o ocorrido. Ela não só mostrou um lado dela que ninguém conhecia, como também perdeu toda sua ética e valores. "Todo homem é um estuprador em potencial".... até esse homem ser seu filho. Sabemos que ela estava certa e que, sim, Saul não era um abusador. Ainda assim, sua postura diante à situação me decepcionou e irritou muito.
Apesar disso, o enredo foi muito bem construído. Não fiquei confusa com as diferentes narrações e também, apesar de ter conseguido desvendar a maior parte do "mistério" verdadeiro, me vi criando teorias superdesenvolvidas para tentar entender a acusação de Saffie e todas as facetas que Rowan e Saffie, principalmente, estavam mostrando. Cheguei a pensar que Rowan era o @machistinha , não o aluno de Holly.
Como professora, o real abusador me passou despercebido. Uma tendência automática de achar a situação de aluna+professor absurda, apesar de frequente.
Em relação ao final, confesso que esperava um fim triste e trágico - levando em consideração toda a história. Não esperava esse final e, sendo uma ficção, não gostei. Numa situação como essa na vida real, obviamente preferiria o final "felizes para sempre, como se nunca tivesse ocorrido", mas sendo uma ficção, e toda a angústia que a história traz ao relatar a angústia de Holly tentando proteger o filho, achando que ele foi assassinado; a angústica de Jules, com medo do marido que chamarei de "assassino em potencial"; e Saffie, que sofreu um estupro de alguém de confiança, uma ameaça para manter a situação em segredo, gravidez e aborto espontâneo, esperava um final tão angustiante quanto todas essas questões retratados durante o enredo.